Notícias

13 de abril de 2023

Arte e Cultura|Cases|Imposto de Renda|Notícias|ONG's

Aluna da Orquestra Jovem Ramacrisna é aprovada em 1º lugar na UFMG

A aluna da Orquestra Jovem Ramacrisna, Ana Clara dos Santos Malaquias, de 20 anos, foi aprovada em 1º lugar para o curso de Bacharel em Violino na UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Foi no projeto do Instituto Ramacrisna que a jovem encontrou seu talento para a música.

A Orquestra Jovem nasceu em 2005, após a doação de sete violinos, e hoje se tornou um dos mais importantes projetos do Ramacrisna. Formada atualmente por 40 músicos de 10 e 24 anos, entre eles, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social da comunidade de Vianópolis, em Betim, o grupo reúne inúmeras histórias de superação.

A mãe da jovem universitária, Marta está cheia de orgulho. Segundo ela, é só o começo da caminhada de sucesso, pois sabe da dedicação e garra da filha. “Gratidão ao Instituto Ramacrisna pela oportunidade, aprendizado e incentivo”, disse.

Os músicos já se apresentaram nos principais espaços culturais da região metropolitana de Belo Horizonte e têm no currículo parcerias com artistas como os tenores italianos Claudio Mattioli e Massimiliano Barbolini, Saulo Laranjeira, a banda Tianastácia e Trio Amaranto. Seu rico repertório reúne músicas clássicas e grandes sucessos da música popular brasileira (MPB).

O maestro Eliseu Martins de Barros é Bacharel em Violino pela UFMG e pós-graduado em Neurociência e Psicanálise Aplicada à Educação, e comanda o projeto desde 2014. “Muitos alunos chegam na Orquestra com a autoestima destruída, não se sentindo capazes. Em pouco tempo, transformam-se. Eles são muito talentosos e inteligentes e aprendem as lições rapidamente”, ressalta.

O projeto tem apoio das empresas Essencis e NTS e as pessoas e empresas que têm interesse em contribuir na ampliação do projeto podem destinar  parte do Imposto de Renda para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA), que repassa os valores ao Instituto. Para saber mais sobre como destinar o IR acesse o site: https://ramacrisna.org.br/fia/

compartilhar:

Receba nossas notícias