Notícias

27 de fevereiro de 2023

Arte e Cultura|Sem categoria

Benefícios do judô: uma ferramenta de transformação de vidas

Criado no Japão em 1882, o judô é uma arte marcial em constante evolução. Estabelecido como um esporte olímpico desde os anos 60, os benefícios do judô podem ser vistos na saúde física e mental dos praticantes.

Para Jigoro Kano, inventor do esporte, o judô é uma “arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual”. Ou seja, os objetivos principais do judô são os de desenvolver técnicas de defesa pessoal, fortalecer o corpo, o físico e a mente de forma integrada.

No Instituto Ramacrisna nós sabemos o poder de transformação que o esporte tem na vida das pessoas. Desenvolvemos projetos, como o Viva o Esporte, que visam a inserção de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social nas mais diversas modalidades, como judô, balé, futebol, vôlei, entre outros. Continue a leitura para saber mais.

Benefícios do Judô: a construção de um futuro melhor

Traduzido do japonês, a união das duas sílabas da palavra judô significa caminho suave. Portanto, essa é a maior missão do esporte: trazer equilíbrio entre o corpo e a mente.

A luta foi inspirada nas técnicas do Jiu-Jitsu, que foram aprimoradas e modificadas. A modalidade usa a força e o equilíbrio do oponente contra ele, sem golpes perigosos ou agressivos.

Apesar de ser considerada uma arte marcial, pessoas de todas as idades podem praticar.  Assim, é possível aproveitar os benefícios do judô, a cada faixa etária e gênero com seus respectivos critérios.

Por exemplo, na infância, os benefícios do judô podem ser percebidos desde o primeiro contato da criança com o esporte. Assim há uma melhora na disciplina, respeito ao próximo e até mesmo no rendimento escolar.

Além das questões comportamentais e do bem-estar mental, o judô é muito benéfico para o desenvolvimento do corpo da criança. Isso porque, a arte marcial auxilia no desenvolvimento psicomotor e previne a obesidade infantil.

Do ponto de vista social, os benefícios do judô são inúmeros. O esporte ajuda milhares de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Brasil. Assim, contribui para uma maior inclusão social no país através do incentivo ao esporte.

O judô no Instituto Ramacrisna

Um dos projetos focados em esporte do Ramacrisna é o Viva o Esporte. O programa, desenvolvido pelo Instituto em parceria com a prefeitura de Betim, beneficia mais de 4 mil alunos em diversas modalidades.

Portanto, o objetivo do projeto é promover e consolidar o esporte como direito social, valorizando a acessibilidade, intersetorialidade e multidisciplinaridade das ações esportivas.

No Viva o Esporte são disponibilizadas atividades para pessoas de todas as idades, gêneros, com e sem deficiência, com acompanhamento de profissionais especializados. Assim, além da prática esportiva, os alunos do projeto também contam com atendimento psicológico, fisioterapeuta e assistente social.

Dentre os esportes oferecidos pelo projeto, destacamos o judô: modalidade premiada do Instituto. Em 2022, a equipe de judô do Ramacrisna ganhou seis medalhas na etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).

De acordo com Caliton, instrutor de judô do Instituto Ramacrisna, os benefícios do judô vão além do físico: os alunos percebem através do esporte, que existem outras possibilidades para o futuro.

Nas palavras do instrutor, “a participação dos atletas abre um novo horizonte, com a visão que eles tiveram de uma nova cidade, de uma viagem. Eles viram que existem barreiras além de Betim, que o mundo é além da nossa cidade.”

Outro ponto destacado por Caliton é que o maior objetivo do judô é “formar campeões de vida, dentro e fora do tatame”.

Sobre o Ramacrisna

O Ramacrisna é uma instituição sem fins lucrativos que, há mais de 60 anos, desenvolve projetos na área de lazer, cultura, cursos profissionalizantes e de aprendizagem para crianças, adolescentes e adultos em vulnerabilidade social de 11 cidades da Região Metropolitana.

Ao todo, mais de 2 milhões de pessoas já tiveram suas vidas transformadas pelos nossos projetos. Entre em contato e colabore conosco.

compartilhar:

Receba nossas notícias