Notícias

22 de março de 2024

Esportes|Notícias

Brasil estreia com medalhas de ouro e prata no Mundial de Atletismo na Turquia

Rayssa Mendonça, atleta do projeto Viva o Esporte/ Ramacrisna, conquistou a primeira medalha de ouro do país na competição

Os atletas da seleção brasileira de atletismo da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI) estrearam em grande estilo no Mundial de Atletismo Down na Turquia 2024 – Trisome Games–Antalya. O evento acontece entre os dias 19 e 26 de março na cidade de Antalya, na Turquia, e conta com a participação de atletas com síndrome de Down de diversos países, uma oportunidade única para que os atletas com Síndrome de Down demonstrarem suas habilidades e talentos no esporte.

Nesta quarta-feira, 22, a atleta Rayssa Mendonça, do projeto Viva o Esporte, realizado pelo Instituto Ramacrisna em parceria com a Prefeitura de Betim, conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil na competição pela modalidade dardo. “Estou muito emocionada acompanhando os resultados da Rayssa, ela merece colher todos estes frutos pelo seu esforço e dedicação. Ela treina muito, não apenas durante as aulas no programa, mas também em casa. Ela é o orgulho da nossa família e amigos, uma menina abençoada”, conta Maria Aparecida, mãe da atleta.

A seleção brasileira conquistou ainda outras duas medalhas de prata através dos atletas Felipe Junqueira, também no dardo e Pedro Martins, no dardo-mosaico, além do quarto lugar no atletismo, com Arthur Sepryano, nos 100m e outro quarto lugar, com Priscila Pires nos 400m.

Trajetória

Não é a primeira vez que Rayssa se destaca em uma competição internacional. Em 2023, ela foi escalada para o Virtus Global Games 2023, a maior competição do mundo voltada para atletas com deficiência intelectual, em esportes de elite. O evento foi realizado na França e contou com mais de mil atletas, de 80 países. Foi lá que a atleta conquistou sua primeira medalha em uma competição internacional, ela levou o ouro no arremesso de peso, com o recorde de 6,73 metros, e de bronze, no lançamento de dardos.

Sobre o Viva o esporte

Realizado pelo Instituto Ramacrisna em parceria com a Prefeitura Municipal de Betim, o programa Viva o Esporte busca ofertar às comunidades da cidade atividades físicas, esportivas, de lazer e recreação, práticas corporais e esporte de rendimento, oportunizando o acesso de crianças a partir de 4 anos, adolescentes, jovens, adultos e idosos, com e sem deficiência, às atividades que promovam saúde, qualidade de vida, bem estar físico e psíquico dos atendidos, contribuindo para o exercício da cidadania e transformação humana. As atividades são gratuitas, realizadas em ambientes inclusivos e com acompanhamento de profissionais especializados.

compartilhar:

Receba nossas notícias