Notícias

15 de abril de 2024

Notícias|ONG's|Qualificação Profissional

Como a tecnologia revoluciona o mercado de trabalho?

Não é só o modo como nos comunicamos que mudou nos últimos anos, mas a forma com que trabalhamos também. A tecnologia impulsionou mudanças profundas no mercado de trabalho. A automação, por exemplo, emergiu como uma força disruptiva, alterando a natureza das ocupações.

Alimentada por avanços em inteligência artificial, robótica, entre outros, a tecnologia está redefinindo o modo como as tarefas são executadas em diversos setores. Ou seja, processos repetitivos e previsíveis deixam de ser feitos por humanos, passando a serem atividades de robôs controlados por inteligência artificial. 

Essa tecnologia pode ser implementada em empresas de todos os tamanhos, assim como em diferentes setores. A automação vem se tornando cada vez mais comum por conta dos benefícios para o mercado. 

Demanda por novos profissionais

Para que a tecnologia faça a diferença no mercado de trabalho, as empresas buscam profissionais habilitados. Assim, a área pode ser uma ótima oportunidade de carreira, com alta demanda em temas como inteligência artificial, análise de dados, desenvolvimento de software e engenharia de sistemas. 

Sabendo disso, o Instituto Ramacrisna capacita pessoas entre 16 e 50 anos para atuar na área, por meio do curso de Robótica Industrial. Nas aulas, os futuros profissionais aprendem como atuar em diversas áreas da indústria da automação (programador PLC, programador de robô e eletricista industrial). Eles conhecem conceitos de eficiência e segurança para desenvolvimento de programação, lógica de controle de processo industrial e também manipulação e programação de robô industrial.

Samara Gomes foi aluna do curso em 2018 e, hoje, trabalha em uma empresa do ramo de automação. Ela, que também fez as aulas de Mecânica no Instituto, encontrou no Ramacrisna sua paixão. Foi no curso profissionalizante que ela ganhou a base do conhecimento da área e por fim, até conseguiu uma indicação para a empresa onde trabalha.

“O Ramacrisna foi um divisor de águas na minha vida, através dos cursos realizados na instituição, especificamente o curso de Robótica. Ele abriu as portas de um emprego na área no qual eu estou até hoje, desde 2018 e permitiu a conclusão da graduação em Engenharia de Produção. Eu sempre tive interesse na área da robótica e automação industrial, quando surgiu a oportunidade de ingressar no curso foi uma grande porta para entrar na área mesmo, o curso trouxe um conhecimento bem abrangente na área”, aponta.

Benefícios da tecnologia para o mercado de trabalho

  • Eficiência e produtividade: Nós, seres humanos, produzimos as tarafas de modo não tão rápido e eficiente, quando comparado a automação. Isso resulta em maior eficiência e produtividade nas operações de negócios; 
  • Redução de Erros: As máquinas automatizadas são programadas para executar tarefas de forma consistente e precisa, reduzindo a probabilidade de erros humanos. Isso é especialmente importante em setores onde a precisão é crucial;
  • Custos operacionais reduzidos: Automatizar tarefas repetitivas pode levar a uma redução significativa nos custos operacionais. Embora o investimento inicial em sistemas automatizados possa ser alto, a longo prazo, os benefícios em termos de economia de tempo e recursos são substanciais;
  • Liberdade para atividades mais complexas: Ao transferir tarefas repetitivas para a automação, os trabalhadores podem dedicar mais tempo a atividades que exigem habilidades humanas exclusivas, como criatividade, tomada de decisões e interação social; 
  • Adaptação a ambientes hostis: Em muitos casos, as tarefas repetitivas estão associadas a ambientes de trabalho hostis ou perigosos, onde a exposição a condições adversas pode representar riscos à saúde e à segurança dos trabalhadores. Os trabalhadores ficam fora de perigo, uma vez que as máquinas realizam essas tarefas; 
  • Escalabilidade: Sistemas automatizados podem lidar com grandes volumes de trabalho de forma consistente e sem a necessidade de descanso ou supervisão humana constante. Isso os torna ideais para lidar com tarefas que exigem escalabilidade, como por exemplo o processamento de dados em larga escala ou produção em massa.

Sua empresa pode investir na formação de profissionais capacitados e treinados, que, assim como Samara, estão preparados para lidar com as novas tecnologias. Seja um dos apoiadores de nossos cursos. 

compartilhar:

Receba nossas notícias