Notícias

29 de dezembro de 2022

Doações|Notícias

Como articulações interinstitucionais melhoram as políticas públicas?

O que garante o acesso à educação, alimentação e outros serviços para a população? Você já deve ter ouvido falar em políticas públicas. Dizendo de maneira simples elas são um conjunto de ações criadas para tentar cumprir um benefício para uma comunidade.

Mas, por trás de todas as políticas públicas, existe um processo de diálogo e articulação entre empresas, governos e Terceiro Setor. Para isso, esses atores se reúnem em redes, conselhos e fóruns.

Atualmente, o Ramacrisna integra 22 dessas instituições nas áreas de educação, assistência social, alimentação e erradicação do trabalho infantil. A vice-presidente do Instituto, Solange Bottaro, destaca o papel dessas ações. “O Ramacrisna se mobiliza em todos esses segmentos, porque, ao mesmo tempo em que fortalece aquela atividade, com a criação de projetos e políticas públicas, também fortalece todo o grupo do Terceiro Setor”, explica.

A seguir, conheça algumas dessas ações interinstitucionais do Ramacrisna.

Fundamig

A Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig) é a primeira organização representativa de fundações e associações em Minas Gerais. Ao todo, são 114 instituições que fazem parte da federação.

Sua atuação contribui para o desenvolvimento da sociedade, sendo assim, promove o fortalecimento, a multiplicação e o intercâmbio entre fundações e associações no estado, como mecanismo de transformação social. 

A partir de 2023, a vice-presidente do Ramacrisna assume o comando da Fundamig. “Estamos orgulhosos pelo convite e esperamos contribuir para o crescimento e ampliação das ações da Federação Mineira, contribuindo assim para o fortalecimento do Terceiro Setor com a experiência adquirida nesses quase quarenta anos de atuação social”, afirma Solange.

A força das mulheres no Terceiro Setor

Desde 2021, o Ramacrisna faz parte do movimento  “A Força das Mulheres no Terceiro Setor”.  Com iniciativa da Fundamig e da Conectidea, o grupo conta com a participação de gestoras de diversas Organizações da Sociedade Civil como Fundação Dom Cabral, CAOTS- Centro de Apoio Institucional ao Terceiro Setor, incluindo o Instituto Ramacrisna.

“Acho muito legal porque o grupo está promovendo essa valorização. A gente fala que o Terceiro Setor é movido pela mulher, mas geralmente, a gestão é feita por um homem. Ainda tem essa questão, e nós estamos trabalhando para fortalecer as mulheres para que elas ocupem todos os espaços”, destaca. 

O grupo de trabalho já lançou um manifesto em que aponta a importância da criação de espaços de fala, liderança, formação e sensibilização feminina. Dessa forma, se incentiva a  igualdade de oportunidades e a presença efetiva e respeitada de mulheres nos espaços de poder.

Conselhos municipais

Outras organizações importantes são os Conselhos. Existem conselhos em níveis municipais, estaduais e federais, divididos por temas de atuação. Em Betim, o Ramacrisna integra os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Educação, da Alimentação, de Assistência Social e da Erradicação do Trabalho Infantil.

“É uma forma de intervir nas políticas públicas dos municípios. Além disso, quando uma empresa destina recursos aos conselhos, ter um bom relacionamento é importante para dar um destino correto”, aponta.

Esse tipo de atuação é mais política e de discussão sobre os temas. “É uma intervenção fundamental e fortalece o Conselho. Porque cada um dos integrantes tem o seu olhar e busca melhorar a situação do município como um todo”, explica.

Políticas públicas municipais

Além de participar da criação de políticas públicas, o Ramacrisna atua na implantação destas medidas. Isso porque atua também em parceria com a Prefeitura Municipal de Betim, por meio de diversas secretarias, como da Educação, Assistência Social e Esporte. 

Nesses casos, o Instituto e o poder público colocam em prática diversos projetos, como o Viva o Esporte, que oferece atividades esportivas para crianças, jovens, adultos e pessoas com deficiência. 

Articulações a nível estadual

Mas não é só os órgãos municipais que dialogam com o Ramacrisna. Em nível estadual, o Instituto integra, há anos, o Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador de Minas Gerais (FECTIPA).

Relacionado ao combate ao trabalho infantil, assim como da ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, o Ramacrisna põe em prática o Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra. 

O projeto é fruto da articulação com o Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais, bem como Colegiado Gestor das Medidas Socioeducativas de Betim e o Colegiado do programa Descubra de Minas Gerais. 

O Descubra oferta ações de profissionalização, reforço escolar, lazer e cultura para os jovens. Por conta da articulação, o Ramacrisna já levou o projeto para Belo Horizonte e, agora em dezembro, iniciou o programa em Betim. 

Conheça outras ações interinstitucionais e entre em contato conosco para saber mais.

compartilhar:

Receba nossas notícias