Notícias

12 de janeiro de 2021

Doações|Notícias|ONG's

Como desenvolver projetos sociais de impacto

Tanto ONGs quanto empresas interessadas em investir no desenvolvimento social das comunidades onde atuam enfrentam dificuldades quando decidem transformar as boas intenções em resultados. E, a cada dia, cresce o número de instituições que querem desenvolver projetos sociais de impacto.

Um levantamento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), mostrou que o número de empreendimentos com foco na resolução de problemas socioambientais aumentou 20% no último ano.

Se você faz parte ou quer se somar a essa estatística, é importante entender quais são os aspectos mais importantes na hora de colocar em prática aquilo que idealizou para promover mudanças significativas no meio em que atua e até consolidar uma boa imagem corporativa. 

Vamos explicar, aqui, quais são os passos mais importantes e como encontrar apoio para investir em ações que sejam bem sucedidas e que, efetivamente, consigam transformar realidades. 

O que é um projeto social?

Um projeto social é um plano solidário que tem como objetivo transformar um ou mais aspectos da sociedade, ou uma determinada realidade social, ou institucional. São iniciativas criadas para apoiar uma causa que influenciam a vida em sociedade e promovam melhorias para o mundo. 

Esses projetos têm como objetivo ajudar a solucionar problemas complexos como pobreza, desigualdade social, injustiças e preconceitos. Para isso, alguns elementos são fundamentais para que sejam factíveis como:

  • objetivo claro, bem definido e viável;
  • definição de prazo: início e fim;
  • definição de formato: ações pontuais ou de longa duração;
  • recursos financeiros e humanos estipulados previamente;
  • monitoramento e avaliação.

Além do financiamento exclusivo da iniciativa privada, por meio de ações autorais, parcerias e doações, os projetos sociais no Brasil também podem receber verbas governamentais.

Esse processo acontece tanto por meio de editais, quanto pela concessão de benefícios das leis de incentivo à cultura e à educação.

Quais são os tipos de projetos sociais?

Os projetos sociais mais comuns, geralmente, são voltados para a educação, cultura, esporte, meio ambiente ou empoderamento econômico.

Entretanto, qualquer causa social que promova melhorias para uma parcela da sociedade pode ser transformada em projeto. Iniciativas para jovens, idosos, comunidades carentes e periféricas, proteção à vida animal, questões de visibilidade e gênero, racismo, mercado de trabalho, saúde, inclusão de pessoas com deficiência…

As possibilidades são diversas e com um bom planejamento é possível unir mais de uma causa em um só projeto.

Como escolher uma causa para apoiar

Para colocar um projeto em prática é preciso tempo, dedicação, organização e muito estudo.

Antes de começar a idealizar uma iniciativa de desenvolvimento social, é preciso ser movido por um propósito que esteja verdadeiramente ligado ao histórico e a identidade da sua empresa ou associação.

Uma boa dica é se guiar pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda mundial criada pela Organização das Nações Unidas em 2015, para tornar o planeta Terra um lugar melhor para todos. 

São 17 objetivos e 169 metas que devem ser atingidos até 2030 para erradicar a pobreza, reforçar a igualdade de gênero e proteger o meio ambiente.

Leia mais >>> Instituto Ramacrisna investe em desenvolvimento sustentável em BH e região

Envolver a comunidade que será atendida também é uma ótima ferramenta para obter sucesso. Entender o contexto socioambiental, os desafios e problemas da região onde o projeto vai atuar é fundamental.

E nada melhor que a própria população para falar sobre as dificuldades vividas na região. 

Como planejar e desenvolver um projeto social de impacto

Depois de escolher uma causa e entender melhor o universo onde vai atuar, é hora de colocar a mão na massa. 

Uma boa gestão de projetos vai te ajudar a avaliar e escolher as melhores técnicas, ferramentas e metodologias específicas para dar sequência à ação.

Com ela, você e a sua empresa vão passar a ter controle sobre todas as etapas necessárias para colocar seus objetivos em prática. Assim, você reduz os riscos e garante mais qualidade nos resultados.

A elaboração de um bom projeto social pode ser dividida em cinco fases, passando desde o processo de criação, estruturação, até o encerramento:

  • início do projeto: é o momento em que se definem as necessidades e objetivos, escolhendo qual problema ou área a empresa ou ONG deseja investir e quais os recursos necessários;
  • planejamento: nesta etapa deve-se coletar informações, determinar custos, dividir tarefas, estipular o cronograma e os prazos de entrega, sempre pensando a longo prazo e com toda a equipe presente;
  • execução: é quando se coloca em prática tudo o que foi definido nas etapas anteriores, ao lado de profissionais capacitados e beneficiando o seu público-alvo;
  • monitoramento: é o momento de rever o planejamento, avaliar se tudo está saindo como planejado. E, se não estiver, adequar novamente as tarefas, criar um novo cronograma, com novas demandas e metas;
  • encerramento: Nesta fase final é hora de mensurar o número de pessoas impactadas, colher avaliações e feedbacks e analisar pontos fracos e possíveis melhorias, se o projeto for mantido.

Empresas e ações sociais

A Coca-Cola e o banco Itaú são dois exemplos de grandes organizações que investem em transformação social e possuem projetos que beneficiam a sociedade.

O Instituto Coca-Cola, braço social da corporação, se uniu ao Ramacrisna para promover a qualificação profissional de jovens entre 17 e 29 anos.

Cem alunos, moradores de bairros da cidade de Betim, aprimoraram conhecimentos com cursos sobre o mundo do trabalho, gênero, direitos humanos, marketing, comunicação e eventos.

Já o Programa Itaú Social UNICEF proporciona formação e fomento financeiro para organizações da sociedade civil, ajudando-as a ampliarem seu protagonismo e compromisso com seus territórios de atuação.

Em 2020, o Instituto Ramacrisna foi selecionado para participar do Programa “Percurso Formativo”.

A iniciativa ajuda organizações a atuarem de maneira mais efetiva na perspectiva da educação integral e inclusiva de crianças e adolescentes. Além disso, apoia a redução de situações de exclusão social. 

Se sua empresa ou organização está em busca de ajuda para desenvolver projetos nas áreas de assistência social, arte, cultura, lazer e esportes e qualificação profissional, entre em contato!

compartilhar:

Receba nossas notícias