Notícias

31 de agosto de 2021

Apoio pedagógico|Arte e Cultura|Notícias

Como melhorar a educação infantil por meio da leitura

A educação infantil é a base de uma sociedade. Quando crianças recebem um ensino de qualidade, com didáticas transformadoras, um mundo de possibilidades se abre no futuro, tanto profissionalmente quanto na vida pessoal. 

Entretanto, promover educação de qualidade é algo que exige muito esforço. Assim como as crianças devem estar em uma rotina escolar tradicional, com grade curricular bem definida, é importante que as crianças participem de projetos que estimulem o seu desenvolvimento desde cedo. O  Construindo o Futuro é um exemplo de iniciativa voltada para a transformação social por meio da educação.

Neste artigo, vamos falar das ações do projeto no fortalecimento da educação das crianças em Betim. Também vamos falar de algumas projeções para o futuro, que serão implementadas para continuar fortalecendo as ações voltadas para o desenvolvimento da primeira infância. Confira!

Leia também: Diminuir a desigualdade na educação melhora o aprendizado dos alunos

Como o Construindo o Futuro contribui para a educação infantil

O projeto Construindo o Futuro é uma iniciativa do Instituto, com patrocínio da Petrobras, e que oferece oficinas de formação humana, atividades esportivas, qualificação profissional e ações culturais e de conscientização ambiental. Serão mais de 3.240 pessoas beneficiadas diretamente, e outras 16.200 indiretamente.

O projeto Construindo o Futuro é  voltado para pessoas com idade entre 3 e 40 anos. Na chamada primeira infância, que contempla a idade de 3 a 5 anos de idade, são desenvolvidas atividades lúdicas e divertidas para ampliar o vocabulário, desenvolver a sociabilidade, a criatividade e incentivar a leitura. 

Devido à pandemia, as ações focadas na primeira infância, estão sendo realizadas de forma online, por meio da produção de vídeos que são enviados duas vezes por semana para as famílias das crianças. Os vídeos contam com: saraus de poesia, contação de histórias, construção de brinquedos com materiais recicláveis, entre outros. 

A contação de histórias é uma das atividades que mais tem se destacado entre as crianças e pais que participam do Construindo o Futuro, se tornando uma referência de estímulo à leitura. Ou seja, para nós, é uma oportunidade de promover a literatura de uma forma fácil e divertida, fundamental para essa fase inicial de desenvolvimento.

Transformando a educação infantil pela leitura

De acordo com a Retratos da Leitura, pesquisa que investiga os hábitos dos leitores brasileiros, a porcentagem de pessoas interessadas pela literatura cresceu nos últimos tempos, especialmente entre crianças de 5 a 10 anos. Em 2015, 67% afirmaram que gostavam de ler. Em 2019, esse número aumentou para 71%.

O incentivo à leitura precoce é fundamental para melhorar ainda mais esse hábito. Ações devem ser iniciadas antes mesmo de as crianças começarem o processo de alfabetização. Ao mesmo tempo em que estimulamos a criatividade e incentivamos a capacidade de interpretação, estamos gerando interesse pelos livros, tornando-os divertidos.

Em síntese, é isso que o Ramacrisna faz no Construindo o Futuro. Atualmente, atendemos três creches: Creche Mãe Trabalhadora, no Bairro Petrovale; Creche Bom Pastor, no Bairro Imbiruçu; e Educação Infantil Santa Cecília, no Bairro Colônia Santa Isabel.

Em todas, são feitas atividades de conto e reconto de histórias. A ideia é criar incentivos para que as crianças não só prestem atenção nas histórias, mas consigam recontá-las para os colegas, estimulando a criatividade e a sociabilidade

Segundo Luciana Leite, analista de projetos do Ramacrisna, a iniciativa é fundamental para estimular crianças na fase pré-escolar, iniciando um processo de familiarização com as letras e narrativas antes mesmo da alfabetização.

Ela também conta que, durante a pandemia, houve uma grande necessidade de adaptar as atividades do Construindo o Futuro para a educação remota. Dessa forma, alguns eventos que seriam presenciais precisaram ser feitos através de lives nos canais do Ramacrisna no Youtube e Facebook.

A Produtora Antenados, especialista na produção de vídeos, animações e edições teve um importante papel na continuidade dos projetos nesse período em que as ações presenciais ainda não são possíveis.

Foto dos bastidores de live do projeto Construindo o Futuro, que ajuda na educação infantil

 

Além disso, o contato também continuou pelo WhatsApp, com os pais dos alunos das três creches, que ajudaram na manutenção das atividades on-line. Em um momento de dificuldade na educação, de uma forma geral, as leituras se tornaram ainda mais importantes para a rotina dos alunos.

“O projeto Construindo o Futuro tem sido muito importante para a minha filha. Ela adora as historinhas, poesias e construção de brinquedos, inclusive já chama a contadora de histórias de tia Nana. Quando tem live, ela se diverte e faz tudo que Nana manda. Para mim está sendo muito bom. Como não tem as aulas presenciais, ela interage com os vídeos que tem sido de grande aprendizagem para ela. Em primeiro lugar, só tenho a agradecer ao projeto e estou muito satisfeita. Às vezes, como mãe, não sabemos o que fazer dentro de casa e o que ensinar. Com os vídeos, ela se diverte e aprende.”, conta Tatiane Conceição, mãe de Mariana Alves, de três anos.

Planos para o futuro

Após a retomada das atividades presenciais com segurança, o Ramacrisna pretende expandir ainda mais o Construindo o Futuro, especialmente nas atividades voltadas para a educação infantil. A ideia é se aproximar ainda mais das crianças, propondo novas brincadeiras lúdicas.

Uma das novas ações consiste no envio de Malas de Leitura, com cerca de 40 livros, para cada uma das três creches parceiras. A ideia é que a contadora de histórias participe da entrega das malas, criando uma dinâmica narrativa em torno da mala, para trazer dessa forma mais interatividade para o momento de leitura.

Ao mesmo tempo, outra ação prevista é a compra de brinquedos educativos para as creches, que vão estimular conhecimentos em geometria, matemática e cores, além de trabalhar a capacidade de raciocínio lógico.

O Ramacrisna é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos. Nossa missão é transformar vidas por meio de soluções inovadoras em educação e profissionalização, visando o desenvolvimento humano, cultural, social e ambiental. 

Conheça os nossos projetos e saiba como fazer parte da mudança!

compartilhar:

Receba nossas notícias