Notícias

17 de maio de 2022

Arte e Cultura|Cases|Produtora Antenados|Sem categoria

Por dentro do Ramacrisna: conheça a história de Raíssa Cardoso Ferreira

Raíssa participou de diversos projetos no Instituto e, há cinco meses, se tornou funcionária da produtora audiovisual do Ramacrisna.

Raíssa Cardoso Ferreira participa há 4 anos de projetos do Instituto Ramacrisna e a 5 meses foi contratada como instrutora de fotografia da Antenados Produtora.

Durante sua trajetória no Instituto, adquiriu conhecimentos em diversas áreas, como música e robótica. Mas foi no audiovisual que ela se encontrou e sonha em seguir carreira na área. Conheça mais sobre essa história.

 O começo da história com o Ramacrisna

A história de Raíssa com o Ramacrisna começa quando ela ingressou no Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER), em fevereiro de 2018. Lá ela participou de todas as atividades que eram oferecidas como esportes, violão, informática e de uma oficina de Robótica Educacional. 

Raissa tem uma grande paixão por tudo que envolve artes e sua família também sempre teve uma forte relação com a música, os pais tocam instrumentos musicais e no CAER ela teve a oportunidade de também desenvolver seu lado musical ao participar da oficina de violão e bateria, com os professores José Antônio e Lucas. 

Ao longo da oficina ela se juntou a outros colegas que também participavam e formou um grupo musical. “Nosso grupo era formado por alunos de violão, bateria e percussão. E a banda nos rendeu algumas apresentações no Ramacrisna e até fora do Instituto, para a Secretaria de Arte e Cultura de Betim, antiga Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe)” conta. E até hoje o seu envolvimento com a música continua.

Desse lado da arte, além da música, Raissa já demonstrou muitas vezes seu talento para desenhos. Já fez várias ilustrações no Instituto Ramacrisna com giz, decorando espaços como o da Biblioteca Professor Arlindo Corrêa da Silva.

Em 2019, Raíssa passou por um momento bem complicado, e que a abalou emocionalmente: “Algumas mudanças aconteceram e, muitas vezes, eu não me sentia bem, não conseguia me concentrar na escola e nem em coisas que eu gostava de fazer porque não sentia vontade”, relembra. Até que saíram as inscrições para o curso de Audiovisual da Produtora Antenados. “Já era uma área que eu tinha interesse há um tempo, foi algo incrível para mim. Eu tinha foco de novo, um objetivo e isso foi um divisor de águas. Me concentrei em aprender e aos poucos e isso foi me ajudando a deixar o que me abalou para trás”, afirma. 

Ela iniciou o curso e em pouco tempo, ela se destacou e teve a oportunidade de ser contratada como jovem aprendiz da Produtora. Com o audiovisual Raissa conseguiu trabalhar a criatividade, seu lado artístico e se apaixonou pela fotografia.

De aluna a funcionária

Após ficar afastada presencialmente da Produtora Antenados, devido a pandemia e cumprir seu contrato de aprendizagem em casa. Uma nova oportunidade surgiu para o retorno ao time da Antenados Produtora, como fotógrafa, editora de vídeo e instrutora de Fotografia no curso de audiovisual.

“Faz 5 meses que sou funcionária e posso dizer que é uma experiência muito gratificante. Fazer parte do Ramacrisna me traz diversas experiências boas e é muito bom poder passar para os alunos do curso o que eu aprendi. Além disso, é uma oportunidade de aprender a cada dia mais”, afirma.

Ao falar do Instituto Ramacrisna, você percebe o brilho no olho de Raissa falando da importância que tem na vida dela, pelas amizades, relações e laços que ela construiu. De como ela se encontrou no audiovisual e principalmente na fotografia, de como ela se empolga com tudo aquilo que envolve criatividade e isso ela consegue desenvolver o tempo todo no seu dia a dia de trabalho.  

Mas não para por aí: Raíssa sonha em fazer faculdade na área e continuar a sua carreira no audiovisual. “Esse é o meu ponto de partida, é aqui que começa o caminho de oportunidades e eu pretendo trilhá-lo”, sonha. 

Raíssa é apenas uma das quase 2 milhões de pessoas que ajudamos a transformar as vidas! E você pode nos ajudar a continuar fazendo a diferença para crianças, adolescentes e jovens de 13 cidades da região metropolitana. Saiba como doar.

compartilhar:

Receba nossas notícias