Notícias

31 de março de 2021

Cursos|Educação / Profissionalização|Notícias

Conheça os principais cursos profissionalizantes do Ramacrisna

O grande objetivo do Ramacrisna é preparar jovens para o futuro, ajudando-os, assim, a encontrar uma carreira promissora. Para isso, o Instituto conta não só com projetos educacionais, que ajudam na busca por emprego a médio e longo prazo, mas cursos profissionalizantes, que costumam ter um efeito mais imediato na inserção ao mercado de trabalho. 

As iniciativas voltadas para a capacitação têm se tornado cada vez mais importantes. De acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do IBGE, o Brasil tem 10,1 milhões de desempregados, o que corresponde a 9,3% da população. Isso sem incluir as pessoas no trabalho informal.

Dessa forma, é importante fornecer alternativas para jovens que precisam entrar no mercado de trabalho. Em especial aqueles em situação de vulnerabilidade social,  porque esses contam com menos oportunidades e precisam dominar uma profissão para enfrentar a concorrência.

Por isso, há décadas, o Ramacrisna oferece cursos em diversas áreas, para jovens e adultos que precisam se qualificar na busca por emprego. A seguir, vamos falar sobre os cursos profissionalizantes do Ramacrisna, explicando quem pode participar de cada um e como eles funcionam na prática. Confira!

Cursos profissionalizantes do Ramacrisna

Alguns cursos profissionalizantes do Ramacrisna já são tradicionais, uma vez que vem sendo realizados há muitos anos de forma presencial na sede do Ramacrisna, em Betim/MG. São eles: Robótica Industrial, Mecânica de Automóveis, Eletricista e Instalação de placas fotovoltaicas, Operador de Computador, Soldagem e Jovens de Futuro, por exemplo. Mas não são só esses. Recentemente, com a inauguração do FabLab Ramacrisna, novos cursos foram criados, com foco em tecnologia e inovação, com o de modelagem 3D, por exemplo. Conheça mais: 

Robótica Industrial

O curso prepara os profissionais para a atuação em diversas áreas da indústria da automação, como: programador PLC, programador de robô e eletricista industrial, por exemplo. O curso tem carga horária de 300 horas/aulas e as turmas contam com 20 vagas.

Durante as aulas, são aplicados conceitos de eficiência e segurança para desenvolvimento de programação. Além disso, também é trabalhada a lógica de controle de processo industrial e a programação e manipulação de robôs industriais.

Requisitos para se inscrever:

  • estar cursando o terceiro ano do ensino médio (escolaridade mínima);
  • possuir conhecimentos básicos em informática;
  • ter entre 17 e 40 anos.

Mecânica de automóveis

Os alunos são preparados para fazer manutenções de motores, sistemas e partes de veículos automotores. Além disso, são treinados para substituir peças, reparar e testar o desempenho de componentes e sistemas de veículos. O curso tem carga horária de 300 horas/aula e as turmas devem ter um limite de 35 alunos. 

Requisitos para se inscrever:

  • ensino fundamental completo;
  • ter entre 16 e 50 anos.

Eletricista/ Fotovoltaica

As aulas formam profissionais habilitados para atuar em diversos processos da elétrica residencial, dando ênfase na instalação de padrões residenciais, montagem e manutenção de painéis fotovoltaicos. Além disso, o curso foca nos módulos de comandos elétricos industriais, NR-10, combate a incêndios, primeiros socorros, empreendedorismo e técnicas de segurança.  O curso tem carga horária de 300 horas/aula e as turmas devem ter um limite de 20 alunos. 

Requisitos para se inscrever:

  • ensino fundamental completo;
  • ter entre 18 e 40 anos.

Operador de Computador

No curso, o aluno trabalha conhecimentos de montagem, instalação e manutenção de computadores, com foco em problemas de software e hardware. Mas não é só isso. O aluno desenvolve a capacitação no suporte técnico de redes de computadores locais e configuração de equipamentos. O curso de Operador de Computador tem carga horária de 300 horas/aula e é ministrado com 24 alunos por turma. 

Requisitos para se inscrever:

  • ensino fundamental completo;
  • ter entre 16 e 35 anos.

Soldagem

Jovem Aprendiz com roupa de proteção soldando durante um dos cursos profissionalizantes do Ramacrisna

O curso oferece capacitação para atuar em processos de soldagem (Mig Mag, Tig, Eletrodo e Oxicorte, por exemplo). Para isso, trabalha a aplicação de informações técnicas e parâmetros corretos, com conhecimento para interpretar a simbologia e as especificações dos procedimentos e para os consumíveis e equipamentos adequados para o processo. O curso tem carga horária de 300 horas/aula e as turmas são formadas com um limite de 15 alunos.

Requisitos para se inscrever:

  • ensino fundamental completo;
  • ter entre 16 e 35 anos.

Audiovisual

O curso do Ramacrisna tem o objetivo de promover a aprendizagem nas áreas de comunicação e audiovisual. Assim, os alunos recebem aulas teóricas e práticas de fotografia, cinegrafia, edição de imagens e design. Além disso, eles desenvolvem um trabalho prático para conclusão do curso. Cada turma tem 15 alunos, e a carga horária é de 120 horas.

  • ter entre 15 e 22 anos;
  • estar cursando o Ensino Médio.

Oficina de Tecnologia e Programação – Meninas em Rede

O projeto Meninas em Rede é voltado apenas para jovens do sexo feminino. Dessa forma, o curso estimula a criatividade, o raciocino lógico e o pensamento crítico para potencializar e preparar as meninas para os desafios da era tecnológica. Então, elas obtêm conceitos e conhecimento em competências digitais, técnicas de programação, desenvolvimento de aplicativos, gerenciamento humano e Indústria.

Assim, intuito é aproximar o público feminino às tecnologias, que geralmente fica de fora das inovações devido a desigualdades e questões de gênero. Além disso, no curso elas têm contato com referências femininas na área de tecnologia que sirvam de exemplos e de inspiração e desenvolver ações de socialização. Para isso, as alunas frequentam as aulas em turmas de 30 membros, e a carga horária é de 200 horas.

Requisitos para se inscrever:

  • ser uma menina entre 14 e 17 anos;
  • estar cursando pelo menos o 8º ano do Ensino Fundamental;
  • ser moradora dos seguintes bairros: Santo Afonso, Marimbá, Gentileza, Barro Branco, Granjas Reunidas Califórnia e Vianópolis.

Modelagem e impressão 3D

No curso de Modelagem e Impressão 3D, o aluno aprende todas as técnicas necessárias para criar e modelar desenhos tridimensionais através de programas modeladores. Ou seja, nas aulas ele aprende como preparar e fatiar o desenho criado para que possa ganhar vida através da impressora 3D, aprende também como configurar a impressora para realizar a impressão de forma ágil, econômica e com alta qualidade. Além disso, o aluno também aprende as técnicas de montagem, manutenção, limpeza e alinhamento da impressora para que a impressão ocorra de forma correta.

Ao todo, são 20 alunos por turma, e uma carga horária de 32 horas.

  • ter entre 16 e 35 anos;
  • estar cursando o Ensino Médio.

AutoCAD

O software AutoCAD é uma ferramenta muito popular em áreas como engenharia mecânica e civil, para o  desenvolvimento de projetos e desenhos técnicos. Então, no curso, o aluno aprende a elaborar peças de desenho técnico em duas dimensões e a criar modelos tridimensionais. Para isso, ele cria plantas e projetos utilizando técnicas para salvar, abrir e nomear arquivos.

Além disso, o aluno aprende noções de geometria, plano cartesiano, ângulo, projeção ortogonal, apresentação da interface do programa, diferenças entre interfaces em 2D e 3D, por exemplo. Cada turma tem 20 alunos e uma carga horária de 32 horas.

Requisitos para se inscrever:

  • possuir conhecimentos básicos de informática;
  • ter de 16 a 35 anos;
  • estar cursando o Ensino Médio.

Jovens de Futuro

Mais do que uma nova profissão, o Ramacrisna também trabalha com o projeto Jovens de Futuro, que prepara estudantes para o programa Adolescente Aprendiz. Na iniciativa, o aluno desenvolve habilidades de comunicação em público, recebe orientações para entrevista de emprego e dicas para o relacionamento interpessoal em ambientes corporativos, por exemplo. Para isso, cada turma, de 30 alunos cada, frequenta 80 horas de aula.

Requisitos para se inscrever:

  • estar cursando a 8ª série (9º ano);
  • ter entre 14 e 20 anos.

Para saber como contratar um Adolescente Aprendiz, clique aqui.

Bootcamp – Empreendedorismo em ação / oficina como ser MEI na prática

O curso é destinado a quem quer começar ou redesenhar seu modelo de negócio. Dessa forma, tendo contato com ferramentas e métodos ágeis aplicados pelas empresas mais inovadoras do mercado. Enquanto isso, a oficina Como ser MEI na Prática tem como objetivo esclarecer aos potenciais empresários, com ideia de negócio ou com experiência de trabalhar por conta própria, as principais obrigações e benefícios de se tornar um microempreendedor individual.

Em seguida, serão escolhidos 15 alunos que demonstrarem seu potencial empreendedor, para realizarem uma Consultoria de Modelagem de Negócios, com carga horária de 6h, que tem como objetivo fornecer orientações individuais e sob medida para que os empreendedores construam ou repensem seu modelo de negócio com rapidez e efetividade. Além disso, os alunos receberão ainda atendimento personalizado com acompanhamento de especialista no tema e apoio financeiro no valor de R$ 15.000,00 para investir no seu negócio.

Serão 30 alunos por turma, sendo 28 horas de aulas.

Requisitos para se inscrever:

  • ser morador de Igarapé;
  • ter entre 18 e 35 anos;
  • ter pelo menos o Ensino Fundamental Completo.

Microempreendedor individual (MEI)

O curso é ofertado pela CEDAF/UFV Florestal em parceria com o Instituto Ramacrisna. O objetivo é ajudar pequenos empresários a se cadastrarem no Sistema Simples Nacional do MEI (DAS-MEI). Assim, eles aprendem a gerar o CNPJ, abrir conta bancária, pedir empréstimos e emitir notas fiscais. Além disso, os alunos conhecem as obrigações e direitos de uma pessoa jurídica. Para isso, os alunos precisam integrar uma turma de 40 pessoas e assistir a 160 horas/ aula.

Requisitos para se inscrever:

  • estar cadastrado no CadÚnico;
  • ser maior 18 anos;
  • ter pelo menos o Ensino Fundamental completo.

Ficou interessado? Então, conheça os nossos cursos e saiba como ajudar os nossos projetos.

compartilhar:

Receba nossas notícias