Com o desporto educacional, meninos e meninas evitam a hipercompetitividade e conseguem alcançar o desenvolvimento integral.
Você sabe o que é desporto educacional? A primeira definição do termo apareceu na Lei 9615/98. Segundo a legislação, desporto educacional é aquele praticado nos sistemas de ensino e em formas assimétricas de educação, buscando evitar a seletividade e a hipercompetitividade de seus praticantes.
A prática tem, ainda, a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral das crianças. Além disso, o desporto educacional ajuda na formação dos sujeitos para o exercício da cidadania e para a prática do lazer.
Em 2013, o decreto 7.984/13 estabeleceu que o desporto educacional tem duas formas. A primeira é o esporte escolar, que são as práticas dentro da escola. Nesse caso, a prática esportiva trabalha na formação cidadã, no desenvolvimento de talentos e do espírito esportivo. É, assim, uma forma de ampliar as potencialidades do esporte e promover melhorias na saúde.
Já a segunda forma é chamada de esporte educacional ou esporte formação. A prática tem uma finalidade social e pode ser realizada dentro ou fora da escola. Esse tipo de desporto educacional ajuda crianças a se desenvolverem dentro dos princípios de inclusão, participação, cooperação e responsabilidade. Além disso, é uma forma de promover a saúde e melhorar o relacionamento entre meninos e meninas.
Esse é o tipo de desporto educacional implementado no Esporte em Movimento, projeto do Instituto Ramacrisna, com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A seguir, saiba mais sobre a iniciativa:
Desporto educacional na prática: conheça o Esporte em Movimento
O Esporte em Movimento é voltado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, 120 crianças estão sendo estão sendo beneficiadas diretamente e outras 480 indiretamente.
No projeto, os jovens participam de diversas atividades esportivas, como xadrez, futebol 7 society, futebol, futsal, peteca, vôlei, Judô e basquete. Tudo isso de forma gratuita. Além de ajudar na formação esportiva e melhorar a saúde dos alunos, a iniciativa auxilia no desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, com uma formação social.
As atividades são realizadas na sede do Instituto Ramacrisna e atendem, preferencialmente, os moradores da regional Vianópolis, em Betim. O espaço já conta com quadras e espaço para a prática esportiva e os alunos são acompanhados por profissionais de educação física.
No local, as crianças e adolescentes recebem alimentação e uniforme. Além disso, podem usufruir das instalações do Ramacrisna, como a biblioteca e parque recreativo
Para participar das atividades esportivas, os alunos devem estar matriculados e frequentando a escola regular.
Sobre o Ramacrisna
Há mais de seis décadas, o Instituto Ramacrisna oferta ações de educação, lazer, cultura, esporte, aprendizagem, inclusão digital e profissionalização para crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social.
Ao todo, mais de dois milhões de pessoas já tiveram suas vidas transformadas por pelo menos um de nossos projetos, em 11 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Isso representa não só melhorias pessoais e nas famílias, mas também redução da criminalidade e mais ações de arte e cultura que melhoram os índices de Minas Gerais e, consequentemente, do Brasil.
Agora que você já sabe como nossos projetos ajudam toda a sociedade, faça sua doação e integre essa corrente do bem.