Notícias

3 de novembro de 2022

Arte e Cultura

Dicas de leitura: 5 passos para ler mais

Os livros são uma fonte de cultura, conhecimento e prazer e podem trazer muitos benefícios. Confira dicas de leitura para adquirir o hábito.

Quantos livros você leu este ano? A leitura traz inúmeros benefícios, como melhoria do vocabulário, expansão do raciocínio e desenvolvimento do pensamento crítico, além de ser uma atividade prazerosa e divertida

Com narrativas adequadas para a idade, as crianças, ainda na primeira infância, podem ter contato com os livros, o que facilita que elas desenvolvam o hábito e se tornem adultos leitores. Mas essa não é a única forma de se apaixonar pela leitura. 

Confira cinco dicas para melhorar a leitura e se tornar um leitor voraz.

Crie um compromisso com a leitura

Na hora de começar um livro, estabeleça uma meta diária de páginas que você irá ler por dia. Mas lembre-se de estabelecer uma meta possível: comece com 10 páginas e, ao final da primeira história, aumente o número. Vale lembrar que sempre deve ser um objetivo alcançável, ou seja, possível de ser realizado.

Outra dica importante é separar um tempo no seu dia para tirar essa meta do papel. Pode ser 15 minutos ou meia hora, vai depender da sua rotina.

Mantenha o foco na leitura

Primeiramente, quando for ler algo, é preciso se concentrar apenas nessa atividade. Se a TV estiver ligada e o celular apitando do lado, por exemplo, você vai prestar atenção em tudo, menos no que deveria estar lendo.

Quando nos concentramos, a velocidade de leitura aumenta. Além disso, sua compreensão e memorização do conteúdo melhoram. Então, desative as notificações das redes sociais e deixe a TV para depois.

Por outro lado, existem algumas músicas, como música instrumental ou clássica, que podem ajudar na sua concentração. A dica é testar e avaliar se sua leitura combina ou não com trilha sonora.

Escolha algo que goste

Antes de começar a leitura, leia a sinopse do livro e avalie se aquela história chama sua atenção. Lembre-se, também, de avaliar o gênero literário do exemplar que você escolheu. Romances e crônicas podem ser melhores para um leitor iniciante do que um livro de poesias, por exemplo.

Outra dica é não classificar os livros como melhores ou piores. Se você gostou de um best seller é melhor lê-lo do que insistir em um clássico literário e abandoná-lo. Com o tempo, você vai criando gosto pela leitura e vai se aventurar em histórias clássicas e novos gêneros. Dê tempo ao tempo.

Converse sobre livros

Se você quer começar a ler mais e não sabe por onde começar, não tenha medo de perguntar. Pode ser a um amigo, um colega de trabalho, um professor ou até um funcionário de biblioteca ou livraria. As pessoas próximas podem saber o que vai te agradar mais e te contar o que acharam daquela história. Então, deixe a lista de mais vendidos de lado e busque indicações reais.

Encontre um local para ler

Para se concentrar na leitura, é preciso de um espaço que seja tranquilo, iluminado, confortável e climaticamente agradável. Tudo isso vai te ajudar a se concentrar. As bibliotecas são uma ótima opção e, na maioria das vezes, gratuitas.

No Instituto Ramacrisna, alunos, funcionários e moradores de Betim e outras cidades da Região Metropolitana contam com a Biblioteca Comunitária Professor Arlindo Corrêa da Silva.

Com 194 metros quadrados, o espaço possui um acervo de literatura infantil, infantojuvenil e adulta com mais de nove mil  livros catalogados que podem ser lidos no local ou emprestados.

A principal característica da Biblioteca do Ramacrisna é que ela não se restringe a paredes, uma vez que possui vários projetos de incentivo a leitura itinerantes. Além disso, ela usa todo espaço da instituição, o que possibilita exercer a prática da leitura de forma agradável, confortável e prazerosa, em gramados, debaixo das árvores ou nos quiosques.

Desde 2017, a Biblioteca passou a ser apoiada pela Fundação Itaú Social, que adotou o programa “Prazer em Ler” – PPL, por meio da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.

Em 2020, com o apoio da Fundação Dorina Nowill, começou a ser montado um espaço com acervo em braile e audiolivros para atender os leitores com deficiência. Ainda com o apoio do Itaú Social, por meio do programa “Leia para uma criança”, foram distribuídos três mil livros nas cidades de Betim, Juatuba e Esmeraldas.

A Biblioteca passou a contar com uma atividade lúdica, a Ludoteca, em 2020, utilizando Jogos de Tabuleiro modernos, para estimular diversas habilidades e competências dos leitores, além de proporcionar momentos de socialização e interação entre eles.

Mala de Leitura

A biblioteca também realiza o projeto Mala de Leitura. O projeto busca incentivar a leitura nas instituições que não possuem nenhum tipo de acervo, como escolas públicas, creches comunitárias e Unidades Básicas de Saúde, por exemplo.

A Mala comporta, aproximadamente, 40 livros e se transforma em uma “estante expositora” quando é aberta, já que a maioria das instituições atendidas também não conta com um espaço adequado para a exposição dos livros.

A entrega da Mala é marcada por festa, com apresentação de peça teatral, baseada em livros da estante. Os livros são renovados mensalmente. E a ação traz números muito expressivos, alcançando um público de 48.857 pessoas, em 5 cidades, e mais de 4 mil Livros doados.

Para manter o Mala de Leitura e outros projetos da Biblioteca Professor Arlindo Corrêa da Silva, precisamos da sua colaboração. Entre em contato e faça sua doação.

compartilhar:

Receba nossas notícias