Notícias

14 de fevereiro de 2022

Arte e Cultura|Doações|Notícias

Doação de livros: sua ajuda pode contribuir para a formação de novos leitores

Desde 2013, o dia 14 de fevereiro dedica-se à doação de livros. Em todo o mundo, a data incentiva a solidariedade e o hábito de ler. Para quem quer fazer o bem, uma opção é doar exemplares para a Biblioteca Professor Arlindo Corrêa da Silva

O espaço, localizado no Ramacrisna, tem quase 200m² e um acervo de mais de 9 mil livros de literatura infanto-juvenil e adulto.  Além de atender os alunos dos projetos do Instituto, os funcionários e a comunidade podem se beneficiar dos livros. Para se ter uma ideia, só em 2021, foram 433 empréstimos de livros para 288 leitores. 

Biblioteca e outros projetos de incentivo à leitura

Cleide Moura é coordenadora da Biblioteca do Ramacrisna e acompanha de perto a relação da comunidade com os livros. “A Biblioteca tem um papel fundamental para a formação de leitores e de cidadãos críticos, além de proporcionar o encontro com o fabuloso e a oportunidade de viajar sem sair do lugar. Além disso, ainda é uma fonte infinita de informação”, conta. 

Apesar de ser tão importante, o livro é caro e fora da realidade de muitas pessoas. Por isso, ter uma biblioteca é importante. Muitas vezes, é a única chance de encontro entre alguns leitores e os livros

Cleide também ressalta que a Biblioteca permite encontros com escritores e momentos de atividades culturais. “Talvez, essa seja uma das únicas fontes de cultura dessas pessoas. É importante que as Bibliotecas sejam assumidas e reconhecidas pela comunidade como uma ferramenta viva de transformação”, aponta.

Projetos de incentivo à leitura

Para incentivar a leitura, ocorrem contações de histórias e outras atividades dentro da Biblioteca. Vale destacar, ainda, que a biblioteca também realiza vários projetos itinerantes de incentivo à leitura

É o caso da Sexta Literária, por exemplo. Nesse projeto, os alunos recebem um livro por semana em uma bolsa para transportar o exemplar em segurança até sua casa. Assim, a intenção é estimular a leitura no ambiente familiar.  A criança é livre para escolher os livros, incluindo opções para outros membros da família. O prazo do empréstimo é de uma semana. 

Já a Mala de Leitura busca incentivar a leitura nas instituições que não possuem nenhum tipo de acervo. Por exemplo, como as escolas públicas, creches comunitárias e Unidades Básicas de Saúde. 

A Mala comporta cerca de 40 livros e se transforma em uma “estante expositora”, já que a maioria das instituições atendidas não possui um espaço adequado para a exposição dos livros. 

Na entrega da Mala, acontece festa com apresentação de teatral baseada nos livros da estante. Além disso, todos os meses, os livros são renovados. Desde a criação do projeto, foram 101 malas, totalizando 4.383 livros e beneficiando um público de mais de 48 mil pessoas em 5 cidades

Então, ao fazer sua doação de livros para o Ramacrisna, você vai poder contribuir para todos esses projetos.

Doação de livros

Para fazer a doação de livros para o Ramacrisna, fique atento para os tipos de livros a serem doados. Por exemplo, livros em mau estado de conservação ou faltando páginas podem desestimular o leitor

Além disso, antes de fazer a doação de livros, observe o perfil da Biblioteca e saiba quais temas ela comporta. No caso da Biblioteca do Instituto Ramacrisna, são aceitas apenas as doações de livros literários.

“Muitas pessoas guardam livros em casa que leram uma vez e que, provavelmente, não lerão novamente, então é legal colocar os livros para circular”, afirma Cleide.

Para doar para a Biblioteca Professor Arlindo Corrêa da Silva, é só entrar em contato com o Ramacrisna e pedir para falar com Cleide Moura.

compartilhar:

Receba nossas notícias