Notícias

5 de abril de 2024

Apoio pedagógico|Arte e Cultura|Doações|Imposto de Renda

Faça a Diferença com seu Imposto de Renda

Contribuintes podem doar parte do valor total do tributo e impactar positivamente a sociedade

Chegou a época de declarar o imposto de renda e estar em dia com a Receita Federal já dá um sinal de tranquilidade e tanto. Agora, imagine regularizar sua situação e ainda contribuir para projetos de incentivo à leitura que beneficiam crianças e adolescentes? De acordo com as regras do Imposto de Renda, os contribuintes podem doar até 6% do valor total do tributo ao longo do ano e se optarem por fazer a doação durante o período de declaração, o limite permitido é reduzido para no máximo 3%. Em qualquer uma das situações, os montantes doados são utilizados como dedução fiscal, o que implica que, ao invés de destinar esse valor ao governo, ele será direcionado para a organização escolhida. A destinação é uma oportunidade para quem doa escolher para onde vai parte do seu dinheiro.

Transformação social

São destinações como esta que fazem com que projetos como os do Instituto Ramacrisna, localizado em Betim, possam acontecer e transformar a vida de milhares de pessoas. A Instituição atua há 65 anos com projetos educacionais, culturais e profissionalizantes e, desde a sua fundação, já beneficiou mais de dois milhões de pessoas. “Aproveite o momento do pagamento do imposto para destinar uma parcela pequena em benefício de uma causa que tenha um impacto significativo na vida das crianças, jovens e na comunidade em que estão inseridos. Confie no seu contador e no processo, uma vez que é regulado pela Receita Federal e é bastante simples: você só precisa escolher a organização social e o projeto para qual você deseja direcionar sua contribuição”, ensina a contadora Daniela Marra, Mestre em Administração Pública, especialista em Finanças Corporativas e controller do Instituto Ramacrisna.

Além de não ter custos, fazer a doação é muito fácil. Basta acessar o programa da Receita Federal, selecionar para qual tipo de fundo deseja destinar a sua doação- neste caso, deve-se selecionar o campo “municipal”, preencher os campos indicados e emitir a guia da DARF para pagamento. Ao realizar o pagamento, o contribuinte deve encaminhar o comprovante por e-mail para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para o Ramacrisna (ramacrisna@ramacrisna.org.br), informando também o nome do projeto para qual deseja destinar a doação. Se esse preenchimento não for completo, o repasse não é realizado. No site o Instituto Ramacrisna você encontra a descrição completa dos projetos e o passo a passo para realizar a sua doação.

Empresas como a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), uma das parceiras do Instituto, investem em programas para incentivar os colaboradores a fazer a destinação do IR. Através do Programa Confia, a equipe pode exercitar a cidadania, além de ajudar no desenvolvimento de crianças e adolescentes de várias instituições em diversas localidades. Robson Cesário, que atua no setor administrativo da Copasa, reconhece a importância em saber como estão sendo utilizados esses recursos. “Temos o privilégio de participar do Programa Confia e em poder contribuir para organizações como o Instituto Ramacrisna, que trabalha incansavelmente em áreas como educação e saúde, essencial para a comunidade de Betim”, afirma.

Doação que transforma

Em 2023, os projetos Partilhando o Saber e Orquestrando o Futuro levaram conhecimento para centenas de jovens e adultos graças às destinações do Imposto de Renda recebidas pelo Instituto. Ao todo, 799 pessoas tiveram as suas vidas transformadas através dos cursos profissionalizantes que compõem o Partilhando o Saber. O projeto oferece cursos como audiovisual, robótica industrial, mecânica, entre outros, sempre voltados para qualificar estes futuros profissionais para o mercado de trabalho.

Destaque no cenário cultural, o Orquestrando o Futuro proporcionou no último ano aulas de instrumentos de cordas, percussão e sopro para 37 músicos da Orquestra Filarmônica Ramacrisna.

Por que escolher o Instituto Ramacrisna

Pelo sétimo ano consecutivo eleito uma das 100 Melhores ONGs do Brasil*, o Ramacrisna transforma os recursos recebidos em novas oportunidades de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade. Com gestão profissional e prestação de contas transparente, o Ramacrisna tem projetos de impacto que beneficiam não só os participantes, mas reverberam na família e na sociedade.

Para conhecer outros cursos e saber para onde vão as doações destinadas, acesse o site do Instituto.

compartilhar:

Receba nossas notícias