Você não paga nada a mais por fazer uma doação de imposto de renda!
Destinar parte do seu Imposto de Renda para uma Instituição Social séria e comprometida é possível e simples. Até o dia 30 de maio de 2025, você pode fazer isso ao enviar sua declaração para a Receita Federal.
Por meio do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) pessoas físicas podem destinar até 3% do Imposto de Renda para instituições sociais. Essa destinação não interfere em outras deduções e não gera custos adicionais para o doador.
Em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, o Ramacrisna é uma dessas instituições que recebem doações por meio do FDCA. Em 2024, reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável ao se tornar signatário do Pacto Global da ONU no Brasil, alinhando-se aos princípios de direitos humanos, trabalho digno, preservação ambiental e combate à corrupção.
A excelência na gestão do Ramacrisna é amplamente reconhecida nacional e internacionalmente. Figura no ranking Thedotgood (2022 a 2024), e por 7 anos consecutivos (2017-2023) esteve entre as 100 Melhores ONGs do país, em 2018, foi eleita a Melhor Organização de Assistência Social do país. Além disso, detém certificações que atestam sua transparência e boas práticas, como o Selo ONG Transparente conceito A+ desde 2019 e o Selo ONG Verificada desde 2024.
Atualmente, a instituição atende comunidades em situação de vulnerabilidade social em Betim e em outras 11 cidades da região metropolitana de Belo Horizonte.
Quem pode fazer a doação de imposto de renda para instituições sociais?
Para contribuir, é necessário que a pessoa física opte pelo modelo completo da declaração. Qualquer contribuinte que tenha imposto a pagar, a restituir ou cujo imposto pago durante o ano seja exatamente o devido pode destinar parte do valor para o FIA.
Vamos te mostrar como é simples.
Como doar
- Ao acessar o programa da Receita Federal, na aba “Resumo da Declaração”, selecione o tópico “Doações diretamente na Declaração – ECA” e clique em “Novo”;
- Uma nova aba abrirá para o contribuinte indicar o tipo de fundo (nacional, estadual ou municipal). Basta marcar a opção “municipal” e escolher o município de Betim, que o programa já indica automaticamente com o CNPJ do fundo municipal.
- Verifique o “Valor Disponível para Destinação” e copie esse número para o campo “Valor”;
- Após clicar em “OK”, selecione a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – Estatuto da Criança e do Adolescente”, imprima o documento e realize o pagamento até o vencimento.
- Com o Darf pago, agora você precisa escolher qual projeto do Ramacrisna será beneficiado com a sua doação.
- Projeto escolhido, agora é só enviar o comprovante de pagamento do Darf, por e-mail, para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para o Ramacrisna (ramacrisna@ramacrisna.org.br), informando também o nome do projeto.
Benefícios de destinar seu imposto para projetos sociais
Impacto positivo: Os valores são direcionados para instituições e programas que melhoram a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Transparência: O FDCA e as instituições beneficentes seguem normas rigorosas para garantir que os recursos sejam aplicados corretamente.
Participação cidadã: Essa é uma forma de exercer sua cidadania e ajudar a transformar a realidade de muitas famílias sem precisar gastar nada a mais por isso.
Caso tenha dúvidas sobre o processo de destinação do Imposto de Renda, entre em contato com a Ramacrisna pelo site www.ramacrisna.org.br/destinacao-ir ou pelo telefone (31) 3438-5500.