Notícias

23 de maio de 2022

ONG's|Qualificação Profissional|Tecnologia e Inovação

Novos profissionais: saiba quais são as profissões do futuro

As profissões do futuro estão diretamente ligadas aos avanços tecnológicos. O Instituto Ramacrisna investe em projetos para a formação de mão de obra qualificada para essas novas atividades.

O mercado de trabalho está sempre mudando. O modo como nossos pais trabalhavam é diferente da maneira da nossa geração e isso não é diferente para as futuras ocupações de adolescentes e jovens. Nesses casos, as profissões do futuro estão muito ligadas com o avanço tecnológico.

Para qualificar os futuros profissionais e prepará-los para atender às demandas de empresas, o Instituto Ramacrisna investe em projetos inovadores. É o caso do FabLab, por exemplo.

Trata-se de um laboratório de inovação criado para estimular a criatividade e o conhecimento por meio da prática, transformando ideias em realidade. A iniciativa tem como objetivo promover a qualificação profissional de jovens e adultos e a inclusão digital de crianças e adolescentes, alunos do ensino fundamental de escolas públicas, através do aprendizado de programação e conhecimentos básico e intermediário na tecnologia. Com isso, o Ramacrisna quer levar inclusão, inovação e tecnologia de ponta para além das fronteiras regionais, sociais e econômicas. Oportunidades são oferecidas para meninas e jovens se inserirem digitalmente e ocupar maior espaço nas faculdades e no mercado de trabalho, ainda muito restrito ao público masculino.

Conheça mais sobre as profissões do futuro e como os projetos do Ramacrisna contribuem para a trajetória de crianças e jovens.

Quais são as profissões do futuro?

O coordenador da FabLab Ramacrisna, Fábio Marques, explica que são consideradas profissões do futuro aquelas que fazem uso de recursos tecnológicos como:

  • técnico em impressão 3D – profissional responsável por cuidar de todo o processo de fabricação de peças, desde a preparação da impressão das bandejas em ambiente digital, passando pela impressão, até a execução das tarefas de pós-processamento;
  • desenvolvedor de softwares –  profissional responsável pela programação de sistemas por meio da escrita de códigos digitais, produzindo programas e aplicativos para computadores, celulares e outras máquinas;
  • analista especialista em Marketing Digital – cuida da presença digital de uma marca, promovendo campanhas, ajudando no aumento da relevância da empresa e favorecendo as conversões e vendas.

Todos esses profissionais exigem conhecimentos avançados, que não são disponibilizados em muitos lugares, como acontece com as carreiras mais tradicionais. Por isso, investir na formação de jovens para essas áreas não é apenas proporcionar boas oportunidades para eles, mas garantir bons profissionais dentro das empresas.

Como capacitar esses profissionais?

Por isso, o Ramacrisna inaugurou recentemente um espaço exclusivo para a capacitação e inclusão digital. Com 500m², a FabLab Ramacrisna conta com o que há de mais moderno e avançado em tecnologia, com ferramentas e materiais para a produção rápida de objetos por meio da prototipagem. 

No espaço, os alunos podem usufruir de seis impressoras 3D, cinco óculos de realidade virtual e uma Router CNC Corte a Laser, 18 tablets, computadores e oito kits lego para a prática da Robótica Educacional. Esses equipamentos irão possibilitar a abertura de novos cursos profissionalizantes, totalmente gratuitos e com alta demanda no mercado.

Fábio explica que o FabLab abre novas portas para os adolescentes e jovens em vulnerabilidade social que residem na região. “O espaço estimula o aprendizado maker, estimulando inovação, criatividade, empreendedorismo dos alunos, onde aprender, brincar, inventar são ações muito bem vindas, onde os alunos idealizam e projetam além de ter todo suporte para isso”, ressalta.

Ele também pontua que, além do conhecimento tecnológico, a FabLab proporciona o desenvolvimento de competências técnicas e emocionais de como trabalhar em equipe e gerenciamento de tempo, por exemplo.

“A FabLab representa uma oportunidade única para alunos de vulnerabilidade social de nossa região para que tenham acesso a novas ferramentas tecnológicas, as quais, muitas vezes, eles não teriam essa oportunidade, estimulando e induzindo a inserção ao mercado tecnológico que está em amplo crescimento e são consideradas profissões do futuro”.

Contribua para nossos projetos

Para manutenção e expansão dos projetos da FabLab, precisamos da contribuição de empresas parceiras. Além de contribuir para a melhoria de vida de jovens em situação de vulnerabilidade social, apoiar o Ramacrisna é uma forma de investir para a formação de bons profissionais para o mercado de trabalho.

Faça você também parte da nossa corrente do bem. Clique e saiba como ajudar.

compartilhar:

Receba nossas notícias