Notícias

20 de março de 2023

Educação / Profissionalização|Notícias

O papel da escola para desenvolvimento da comunidade local

O papel da escola vai muito além do ensino e da aprendizagem. É neste ambiente, desde cedo, que a criança aprende a socializar, amplia suas perspectivas e também se reconhece como cidadã. Outra característica importante é que, através da escola, é possível construir uma sociedade mais justa e integrada. 

O Ramacrisna trabalha junto às escolas para oferecer mais oportunidades para jovens e crianças. Há mais de 60 anos, o Instituto desenvolve projetos de cultura, esporte, geração de trabalho e renda, tecnologia e lazer para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O trabalho no Centro de Apoio Educacional Ramacrisna acontece no horário complementar ao período escolar e já transformou milhares de vidas de crianças e jovens moradores da zona rural de Betim. Continue a leitura do artigo para saber mais. 

O papel da escola para a construção de uma sociedade mais justa 

A educação é transformadora, mas isso vai além do conhecimento teórico. Educar e preparar crianças para o mundo é um importante papel da escola para o desenvolvimento da comunidade na qual ela está inserida. 

A escola constrói o repertório intelectual e acadêmico no âmbito cognitivo, ensina a conviver em sociedade e molda as experiências emocionais. Este ambiente é essencial para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, pois através dele é possível trabalhar a empatia e o vínculo com outras pessoas. 

Segundo o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), o Brasil está em último lugar no ranking da educação, entre 63 países avaliados. O programa analisou os níveis de leitura, matemática e ciências e concluiu que a qualidade do ensino no país está entre as mais baixas do mundo. 

Um dado alarmante percebido nesta pesquisa é que quase metade dos estudantes brasileiros não chegou ao nível básico em nenhuma das categorias analisadas, destoando do desempenho dos alunos de escolas particulares do país.

Por falta de investimento e infraestrutura, as escolas públicas brasileiras não conseguem oferecer tudo aquilo que uma criança ou adolescente necessita para aprender. Isso gera, além do déficit de aprendizado, uma aceleração da desigualdade social no Brasil. 

Pensando nisso, o Ramacrisna trabalha para melhorar a perspectiva de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Confira abaixo alguns dos programas oferecidos pelo Instituto.  

Ramacrisna: mais qualificação e o aprendizado 

Fundado em 1959, o Ramacrisna busca, através dos seus programas, ampliar os horizontes de crianças, jovens e adultos. No Instituto são promovidos cursos, oficinas e atividades em diversas áreas, visando o aprendizado, a qualificação profissional e também o lazer e a cultura. 

Por meio do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER), o Instituto oferta às crianças a participação em oficinas que acontecem em período complementar às aulas ministradas na escola pública.

As crianças recebem almoço e lanche diariamente, inclusive nas férias, além de material escolar e vestuário, como incentivo à família para mantê-las frequentes na escola. Para reforçar a importância desse ambiente, as crianças só podem participar das atividades no Ramacrisna se estiverem matriculadas e frequentando a escola pública. 

Dentre as atividades promovidas no CAER, destacamos: 

Mesa Alfabetizadora Digital

Com a Mesa Alfabetizadora Digital os alunos se familiarizaram com a linguagem escrita, encaixando blocos coloridos em um grande painel eletrônico. À medida que são encaixadas, as letras são reconhecidas por um software especial e aparecem na tela do computador.

A Mesa auxilia os alunos nas disciplinas de português e matemática, além de atividades que incluem fábulas, provérbios, cantigas de roda, trava-línguas, entre outras. Dessa forma, um dos grandes desafios da alfabetização é acelerada, a criança refaz sua autoestima e amplia o processo de aprendizagem.

Informática Educacional

O uso de programas como o Power Point, Word, Excel e Paintbrush melhora a capacidade inventiva e recreativa da criança e do adolescente. Nessa oficinao, softwares educativos e de pesquisa são utilizados para enriquecimento dos conteúdos e processos didáticos.

Além disso, o videogame é usado como ferramenta de aprendizagem, pois os jogos apresentam uma série de obstáculos ao praticante que a todo o momento. Ele é desafiado a avaliar, organizar, priorizar informações e baseado nelas, tomar decisões estratégicas a curto e longo prazo.

Xadrez

O aprendizado e a prática do xadrez representam não apenas uma opção de lazer e cultura, mas também um meio para o desenvolvimento das capacidades fundamentais de crianças e jovens. 

Nesta atividade, são promovidas o poder de concentração e raciocínio lógico, a criação de estratégias para propor soluções inovadoras, a iniciativa para a tomada de decisões e a persistência. 

Para conferir todos os projetos oferecidos pelo Ramacrisna acesse nosso site. O trabalho principal do Instituto é transformar a realidade social de camadas menos favorecidas da sociedade. 

Para que possamos continuar com os nossos objetivos e atingir cada vez mais pessoas, a sua ajuda é fundamental. Conheça os nossos cursos e saiba como ajudar os nossos projetos.

compartilhar:

Receba nossas notícias