Notícias

Notícias

Orquestra Jovem Ramacrisna se apresenta em live com Saulo Laranjeira, Marcos Zam e Família Barros

Artistas mineiros são convidados especiais para a segunda apresentação do Festival Ramacrisna em Casa, nesta sexta-feira (18/6), às 20h

A beleza e sensibilidade da música clássica aliadas a autenticidade e poesia da música popular mineira. Essa mistura marcará a apresentação da Orquestra Jovem Ramacrisna nesta sexta-feira (18/6), às 20h, na segunda live do Festival Ramacrisna em Casa. O show terá as participações especiais do artista e músico Saulo Laranjeira, do violeiro Marcos Zam e do grupo Família Barros. A transmissão será feita pelas páginas oficiais do Instituto Ramacrisna no Facebook e no Youtube.

Regida pelo maestro Eliseu Barros, a Orquestra Jovem Ramacrisna reúne jovens músicos em situação de risco pessoal e social da comunidade do bairro Marimbá, regional Vianópolis, em Betim. Ao todo, são mais de 60 músicos, com idades de 10 a 24 anos, que têm a oportunidade de contato com o universo da música clássica e da cultura mineira. “A orquestra tem a missão de desenvolver as habilidades de pessoas talentosas que muito dificilmente teriam contato com esse ambiente sem o projeto, além de ser uma oportunidade de capacitação para o futuro dos participantes, seja como músicos profissionais ou em uma carreira acadêmica”, destaca Solange Bottaro, vice-presidente do Instituto Ramacrisna.

A primeira live do Festival Ramacrisna em Casa foi realizada no mês de maio com as bandas L6, Samba&Choro de Quintal e Dudu Mendes, todas de Betim. A terceira e última mostra será uma homenagem aos 100 anos da Folia de Reis Santo Afonso, com data ainda a definir.

O Festival Ramacrisna em Casa é mais uma ação do Ponto de Cultura Ramacrisna, em Betim, que recebeu apoio financeiro, oriundo da Lei Aldir Blanc do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – SECULT, para execução de ações emergenciais destinadas ao setor cultural. O Instituto possui ao longo de sua história uma atuação e fomento a promoção da cultura, a realização das lives vem consolidar essa performance.

Saiba mais sobre as atrações do dia 18/6:

Orquestra Jovem Ramacrisna

Criada em 2005 pelo Instituto Ramacrisna, o grupo tem o objetivo de trazer para a realidade das crianças e jovens, em situação de risco pessoal e social da comunidade de Vianópolis, em Betim, com idades entre 10 e 24 anos, a beleza do universo da música instrumental. A orquestra já se apresentou nos principais espaços culturais da região metropolitana e tem no currículo parcerias com artistas como Banda Tianastácia, Trio Amaranto e os tenores italianos Claudio Mattioli e Massimiliano Barbolini, entre outros.

Saulo Laranjeira

O ator, humorista, apresentador, cantor e compositor Saulo Laranjeira é uma das personalidades mais conhecidas do cenário cultural brasileiro. Mineiro de Pedra Azul, tem um trabalho reconhecido na manutenção e divulgação das tradições mineiras. Idealizou e apresentou o programa Arrumação (1987) que é o principal programa na TV brasileira dedicado à cultura mineira, por meio da música, poesia, literatura e dramaturgia.

Família Barros

O grupo é formado pelos irmãos Elias, Eliseu, Alexandre, William e Gláucia Barros que herdaram do pai o gosto e a aptidão pela música. Todos são profissionais de destaque no cenário erudito, com premiações e participações em orquestras e gravações de artistas de todo o país. Em sua formação completa, pode atuar com até 14 instrumentistas, todos da mesma família.

Marcos Zam

Paulista de nascimento e radicado em Minas, Marcos Zam é músico autodidata, violeiro e compositor com mais de 600 músicas catalogadas, a maioria com temas sobre as paisagens naturais, o Cerrado, o folclore, o dia a dia do homem do campo e as festas e tradições mineiras. Já participou de diversos festivais de música regional em Minas e outros estados, além de abrir shows de grandes ícones da música sertaneja, como Sergio Reis e Renato Teixeira.

compartilhar:

Receba nossas notícias