Notícias

14 de fevereiro de 2023

Notícias|Qualificação Profissional

Política Nacional de Educação Digital: a importância para o futuro do país

Você já ouviu falar na Política Nacional de Educação Digital? O programa, instituído em janeiro de 2023, visa ampliar o acesso dos brasileiros à tecnologia. 

Essa Política apresenta alguns eixos estruturantes e objetivos que partem dos princípios da inclusão, educação, capacitação, especialização e pesquisa digital.

Antes mesmo de se tornar um programa, o Instituto Ramacrisna já aplicava as diretrizes previstas nesta Política nos seus projetos na área de tecnologia, colaborando para a maior inserção de jovens no mundo digital.  

Quer saber mais? Continue a leitura e saiba qual a importância da educação digital para a construção de um futuro mais inclusivo no Brasil. 

Política Nacional de Educação Digital: o que é? 

Conhecida também pela sigla PNED, a Política Nacional de Educação Digital foi estruturada a partir da articulação entre programas, projetos e ações de diferentes entes federados, áreas e setores governamentais. Seu objetivo é melhorar o acesso da população brasileira a recursos, ferramentas e práticas digitais, com prioridade para as populações vulneráveis.

Desse modo, a Política Nacional de Educação Digital gira em torno do desenvolvimento de competências digitais na educação básica até o ensino fundamental, incluindo o ensino de computação, programação e robótica. 

A educação digital vai além da capacidade de acessar a internet, sua importância pode ser compreendida através da óptica da mudança social. A tecnologia possibilita a interatividade com o mundo, facilita o acesso à informação e influencia como interagimos com outras pessoas. Estar conectado significa criar novas formas de comunicação e ampliar os relacionamentos pessoais e profissionais. 

Portanto, a implementação desse programa é de extrema relevância para o cenário nacional, pois significa a redução da desigualdade de acesso. 

No Instituto Ramacrisna, nós sabemos da importância da educação digital. Grande parte das estratégias previstas na Política Nacional de Educação digital já fazem parte dos projetos que desenvolvemos.

Confira abaixo alguns eixos estabelecidos pelo projeto

Educação digital e inclusão 

O primeiro eixo da Política Nacional de Educação Digital trata da garantia do acesso às tecnologias e aos conhecimentos digitais para todas as camadas da população.

Dessa forma, todos devem ser capazes de fazer uso dos meios digitais para se informar,  comunicar e trabalhar.

Educação Digital Escolar

O segundo eixo da Política Nacional de Educação Digital trata da oferta de educação digital à população. O intuito é promover o ensino de computação, robótica, programação e outras competências digitais em todos os níveis de escolaridade.

Capacitação e Especialização Digital

Este eixo busca capacitar a população brasileira em idade ativa, fornecendo oportunidades para o desenvolvimento de competências digitais para a plena inserção no mundo do trabalho.

Pesquisa digital

O último fundamento do projeto tem como objetivo desenvolver e promover TICs acessíveis e inclusivas. É um incentivo à pesquisa e ao estudo.

Inserir a Política Nacional de Educação Digital em escolas e institutos pode ser um desafio. De acordo com Fábio, coordenador do laboratório Fablab Ramacrisna, a maior dificuldade parte dos próprios professores, que dão aulas em escolas do ensino público.  

Por não estarem preparados e capacitados, a grande maioria ainda usa quadro e giz. Falta  treinamento e qualificação dos professores para a promoção da educação digital nas salas de aula. 

Política Nacional de Educação Digital e Ramacrisna 

Hoje em dia, quando falamos em educação, temos que falar em tecnologia. Afinal, a geração Z já nasce em um mundo digital, onde é comum realizarmos grande parte das tarefas do dia a dia online

Portanto, para o ensino acompanhar a tecnologia, os jovens precisam ter acesso a informação e claro, à educação digital, ainda mais quando pensamos em populações vulneráveis. 

O Ramacrisna saiu na frente por já aplicar esse formato proposto na Política Nacional de Educação Digital. Os alunos do Instituto  já têm acesso a tecnologias a partir de 6 anos, através do nosso Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER). 

Dentre as ações e cursos promovidos pelo Instituto, destacamos: 

  • Projeto Meninas em Rede: oficina de Tecnologia e programação e desenvolvimento de aplicativos mobile para meninas de 14 a 17 anos, apoiada pelo Criança Esperança;  
  • Projeto Xeque-Mate: oficina com aulas de xadrez e de robótica educacional usando kits Lego, apoiada pela Vale;  
  • Curso de Operador de Computador e Redes Locais: prepara profissionais para montar, instalar e reparar microcomputadores, identificando problemas de software e hardware. Também são capacitados para oferecer suporte a redes de computadores locais. Conta com apoio da Laborclínica.  
  • Curso de Modelagem e Impressão 3D: criar e modelar desenhos tridimensionais para serem impressos nas impressoras 3D, apoiado pela Hotmart;
  • Projeto Descubra – Curso de Desenvolvimentos de aplicativos e sites para jovens em medida sócio-educativas que possibilita a reintegração dos alunos à sociedade, apoiado pelo MPT – Ministério Público do Trabalho e Prefeitura de Betim;
  • Curso de Autocad: para alunos de 15 a 29 anos que aprendem a desenvolver plantas de casas, design de interiores e peças de engenharia civil e mecânica, apoiado pela Hotmart e Instituto Localiza; 
  • Curso de Robótica Industrial que prepara profissionais para atuar em diversas áreas da indústria da automação (programador PLC, programador de robô e eletricista industrial). Apoiado pela NTS, Instituto Localiza, Comau, Belgo, Schunk, EP + Automação, Rotary BH Liberdade e Rotary Foundation. 
  • Mesa alfabetizadora e lousa digital para crianças. 

Os projetos citados acima têm algo em comum que vai além da educação digital: todos eles são desenvolvidos no FabLab Ramacrisna

O FabLab Ramacrisna é um espaço  de fabricação digital voltado para crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Ele foi criado e desenvolvido pelo Instituto para estimular a criatividade e o conhecimento por meio da prática, transformando ideias em realidade.

Com uma área de 500m², o laboratório oferece o que há de mais moderno e avançado em tecnologia, com ferramentas e materiais para a produção rápida de objetos por meio da prototipagem. 

O espaço conta com 6 impressoras 3D, 5 óculos de realidade virtual, uma Router CNC Corte a Laser, 18 tablets, computadores e 8 kits lego para a prática da Robótica Educacional. Esses equipamentos irão possibilitar a abertura de novos cursos profissionalizantes, totalmente gratuitos e com alta demanda no mercado.

Seu objetivo é promover a qualificação profissional e a inclusão digital, através do aprendizado de robótica, programação e conhecimentos básicos e intermediários na tecnologia. Assim, o Ramacrisna consegue levar inovação e tecnologia de ponta para além das fronteiras regionais, sociais e econômicas.

Nós do Instituto Ramacrisna contamos com os nossos parceiros para realizarmos os projetos e ações que ajudam a mudar a vida de muitas pessoas. Seja um agente transformador da realidade de crianças, jovens e adultos e faça sua parte para promover a educação digital. 

Sua ajuda é de extrema importância para promover a igualdade de oportunidades e construir um futuro mais justo.  Entre em contato conosco e saiba como colaborar.

compartilhar:

Receba nossas notícias