Notícias

29 de julho de 2022

Apoio pedagógico|Cases|Qualificação Profissional

Por dentro do Ramacrisna: conheça a história de Cláudio Samuel Cardoso Souza

Após lutar contra as drogas, Cláudio encontrou no Ramacrisna uma chance de recomeçar a vida com uma nova profissão

Aos 18 anos, Cláudio Samuel Cardozo Souza comemora a contratação como soldador na empresa TTX. O caminho da sua vida profissional começou a ser traçado após concluir o curso de solda no Instituto Ramacrisna, em março de 2022.

É uma vitória na vida de um garoto que já duvidou do seu futuro e encontrava refúgio nas drogas. Hoje, ele acredita no seu potencial e sonha em crescer na carreira.

Conheça essa história.

Coincidência ou destino?

Há um ano, Cláudio não podia nem imaginar que hoje estaria contratado por uma grande empresa e com possibilidades de crescimento profissional. Isso porque, durante a adolescência, ele se envolveu com drogas e teve problemas com a Justiça. “Minha história foi muito rigorosa, muito ruim mesmo. Eu era do mundão”, lembra.

Até que, no ano passado, em uma visita ao Fórum para resolver suas pendências em processos, foi encaminhado para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Lá, foi apresentado ao Ramacrisna e aos cursos que o Instituto oferece.

Ele conta que o funcionário do CREAS havia apresentado dois cursos: o de mecânica e o de soldagem, mas que optou pelo segundo. Antes de terminar as aulas, ele postou um vídeo no LinkedIn pedindo uma oportunidade no mercado de trabalho. Na gravação, ele aparecia fazendo uma soldagem com perfeição.

As imagens chegaram ao inspetor de solda da TTX, empresa parceira do Ramacrisna, que marcou seu diretor. Após a formatura, ele foi convidado para um teste e foi contratado como ajudante. “Agora, eu fui promovido para soldador meio oficial”, comemora. 

Além da profissão, Cláudio também se apoiou na religião para sair do mundo das drogas. Hoje, nos momentos de folga, ele canta no coral da Igreja e conta, com orgulho, essa história de superação.

O soldador reconhece o papel do Ramacrisna em sua história e de como o curso transformou sua vida. “O Instituto me influenciou muito a crescer na engenharia da solda, com o instrutor Otacílio Rodrigues. Foi a partir do curso que eu quis emprego e que eu quis crescer no mundo da indústria”, revela. 

Mas não para por aí. O jovem sonha em se especializar ainda mais. “Quero, cada vez mais, crescer na engenharia de soldagem. É daqui para melhor”, sonha. 

Conheça os cursos profissionalizantes do Ramacrisna

O Instituto acredita na educação como forma de transformar vidas. Por isso, oferece cursos de qualificação profissional para jovens e adultos em vulnerabilidade social de 13 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Mas os alunos não aprendem somente técnicas. Os cursos apresentam formação humana e cidadã, promovendo o desenvolvimento de valores éticos e profissionais. Para participar, os candidatos precisam participar de um projeto seletivo. Os selecionados recebem material didático e uniforme de forma totalmente gratuita. 

Além das qualificações em soldagem e mecânica de automóveis, o Ramacrisna também oferta outros cursos, como Operador de Computador, Audiovisual, Modelagem e Impressão 3D, Autocad, Elétrica/Fotovoltaica e Robótica Industrial.

Para a manutenção de todos os cursos, contamos com parceiros. Você também pode nos ajudar a fazer o bem e mudar o destino de milhares de jovens, como Cláudio. Seja um de nossos apoiadores. Entre em contato e saiba como doar.

 

compartilhar:

Receba nossas notícias