Notícias

7 de julho de 2022

Apoio pedagógico|Cases|Jovem Aprendiz|Tecnologia e Inovação

Por dentro do Ramacrisna: conheça a história de Guilherme Guimarães Nascimento

O primeiro contato de Guilherme com o Ramacrisna aconteceu em 2019, com o projeto Jovens de Futuro. Hoje, ele auxilia os professores nas aulas do FabLab.

Quando fez sua inscrição no projeto Jovens de Futuro, do Ramacrisna, Guilherme Guimarães Nascimento não imaginava que iria fazer parte do Instituto. Naquela época, ele pôde desenvolver mais seu lado social e, posteriormente, teve a oportunidade de receber seu primeiro salário pelo projeto Aprendiz Ramacrisna.

Mas ele abriu mão da oportunidade para poder se dedicar ao Instituto. Hoje, o jovem é instrutor do FabLab Ramacrisna e ajuda crianças e adolescentes a descobrirem novas habilidades.

Conheça essa história:

De jovem aprendiz e universitário a funcionário

Foi em 2019 que Guilherme fez sua inscrição no processo seletivo do projeto Jovens de Futuro. Além de aprender os princípios básicos sobre o mundo corporativo, ele encontrou no curso uma oportunidade de crescimento pessoal. 

“Foi um período muito bom, me ajudou a me sentir mais à vontade para me comunicar em público, porque sempre fui muito quieto, sabe?”, lembra. Ele também destaca como foi rico poder receber as capacitações administrativas básicas.

Dois anos depois, em junho de 2021, o jovem conseguiu uma oportunidade como jovem aprendiz, na viação Santa Edwiges. A ocasião fez com que Guilherme conhecesse, na prática, o mercado de trabalho. Além disso, ele recebeu a capacitação do Adolescente Aprendiz Ramacrisna. 

Isso fez com que ele pudesse conhecer, ainda mais, as responsabilidades. “Foi o meu primeiro salário. Então, eu tive que aprender a administrar tempo, dinheiro e responsabilidades”, conta. “Além do compromisso de sempre fazer um serviço de qualidade, bem feito e organizado”, pontua. 

Guilherme conta que sempre teve muito interesse na área de tecnologia, porém a decisão de escolher um curso na faculdade não foi algo tão simples de se fazer. “Pesquisei bastante sobre os cursos na área e me identifiquei mais com o curso de Sistemas de Informação, porque quero trabalhar na área de programação e desenvolvimento de sistemas, que hoje é uma área carente de profissionais qualificados e conta com uma boa remuneração”. Ele deu início ao curso em agosto de 2021 e de lá pra cá conta que tem sido uma experiência muito boa, onde está aprendendo bastante e tendo cada vez mais certeza de que fez a escolha certa.

Menos de um ano como aprendiz, em maio de 2022, Guilherme ficou sabendo de uma vaga de estágio no FabLab Ramacrisna . Ele participou de uma entrevista e conseguiu uma oportunidade ainda melhor: foi contratado como auxiliar de tecnologia no Instituto.

Para ele, estar no Ramacrisna é a oportunidade perfeita para pôr em prática o conteúdo das aulas e de aprender ainda mais, complementando o conteúdo da faculdade. “Na FabLab, eu aplico o que eu aprendi e pratico meu conhecimento a respeito da lógica de programação, sistema operacional e modelagem de dados, ensinando para as crianças do CAER e para as turmas de robótica”.

Mesmo com pouco tempo no cargo, ele faz muitos elogios para o seu novo emprego. “Tem sido uma experiência muito boa. É um ambiente super agradável,com pessoas que te acolhem e te tratam super bem”, relata.

Ele conta que tem sido um período intenso de conhecimento em que pôde compreender como gosta de ajudar outras pessoas. “É um ambiente onde estou aprendendo sempre coisas novas e me desenvolvendo bastante como profissional e principalmente como pessoa. A sensação de ajudar as pessoas é algo muito bom e ensinar também é maravilhoso”, aponta.

Guilherme não esconde a gratidão pelo Instituto e pretende poder aproveitar as possibilidades que tiver no emprego. “O Ramacrisna foi e está sendo fundamental na construção da minha carreira. Estou só no início e tenho muito o que aprender ainda, mas só de ter o Ramacrisna como ponto de partida já está sendo sensacional. Aqui a oportunidade de aprender e crescer é enorme e isso nos motiva demais”, acrescenta.

E, como a história está só no começo, Guilherme tem muitos planos para o futuro: “Eu espero que me forme na faculdade e me torne um ótimo profissional, construa minha família e que seja feliz. Espero aprender muito”, finaliza.

Conheça o FabLab Ramacrisna

O FabLab, local de trabalho de Guilherme, é um laboratório de inovação criado para estimular a criatividade e o conhecimento por meio da prática, transformando ideias em realidade. A iniciativa tem como objetivo promover a qualificação profissional de jovens e adultos.

Além disso, promove a inclusão digital de crianças e adolescentes através do aprendizado de programação e conhecimentos básico e intermediário na tecnologia. Com isso, o Ramacrisna quer levar inclusão, inovação e tecnologia de ponta para além das fronteiras regionais, sociais e econômicas. 

É uma possibilidade a mais de poder transformar vidas de jovens, como o Guilherme e outras quase 2 milhões de pessoas em vulnerabilidade social em Betim e outros municípios da Região Metropolitana de BH. Faça parte da nossa corrente do bem. Clique e saiba como ajudar.

 

compartilhar:

Receba nossas notícias