Notícias

22 de outubro de 2021

Arte e Cultura|Eventos|Notícias

Projeto Construindo o Futuro retoma atividades presenciais com entrega de Mala de Leitura em creches de Betim

Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, as creches Bom Pastor (Imbiruçu), Mãe Trabalhadora (Petrovale) e Educação Infantil Santa Cecilia (Colônia Santa Isabel) de Betim, irão receber a contadora de histórias Nana (@nanaencanta) para entrega da Mala de Leitura, confeccionada pelo Instituto Ramacrisna. A atividade faz parte do projeto Construindo o Futuro, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e celebra o retorno das atividades presenciais nas creches atendidas pelo projeto.

O objetivo da Mala de Leitura é levar a biblioteca para fora das paredes do Ramacrisna, promovendo ações literárias em outros espaços e despertando nas crianças o prazer pela leitura. “A mala é um instrumento para transportar livros em segurança, ideal para ser usada em lugares sem biblioteca, uma vez que essa mala se transforma em estante móvel e pode ser fixada em qualquer estrutura”, conta a vice-presidente do Instituto, Solange Bottaro.

Os bolsos das malas são transparentes e exibem as belas capas coloridas dos livros, motivando as crianças a buscá-los. É confeccionada em tecido resistente, nas dimensões 1,40mx1m (aberta, como estante), com 12 bolsas plásticas transparentes onde são alocados 20 livros. Ao ser fechada para transporte, fica na dimensão de 40cmx40cm.

Na entrega da mala, a contadora de histórias realiza um momento lúdico com as crianças para aguçar o desejo pelos livros e discorre sobre a existência de uma mala mágica que vira estante e onde está o livro da história que será contada, além de muitos outros.

O projeto Construindo o Futuro foi iniciado em março de 2020 e está oferecendo gratuitamente cursos de qualificação profissional, oficinas e atividades de incentivo à leitura para crianças, adolescentes e jovens, moradores de Betim, Ibirité e Sarzedo. Ao todo, serão beneficiadas 3.200 pessoas em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 3 e 40 anos. Todas as atividades são totalmente gratuitas.

O projeto Mala de Leitura foi iniciada em 2010 e até agora já foram entregues 95 malas nas cidades de Betim, Mateus Leme, Esmeraldas, Juatuba e Belo Horizonte.

 

compartilhar:

Receba nossas notícias