Notícias

30 de novembro de 2022

Notícias|Qualificação Profissional

Projeto do Instituto Ramacrisna incentiva empreendedores de Igarapé com capacitação e aporte financeiro

incentivo ao empreendedorismo constitui uma das principais ferramentas para promover a inclusão social. Além de gerar empregos, a enorme importância do empreendedorismo está em permitir que pessoas, de todos os extratos sociais, possam desenvolver suas habilidades e capacidades intelectuais. Por isso, a terceira edição do projeto Ampliando Fronteiras, do Instituto Ramacrisna, com apoio da BrazilFoundation e da Prefeitura de Igarapé, é voltada à formação, financiamento e acompanhamento de jovens empreendedores locais. Em dezembro, os 15 projetos selecionados começam a receber o recurso de R$ 15 mil para investirem em seus negócios.

“Países desenvolvidos como o Reino Unido e Israel já comprovaram que o apoio ao empreendedorismo é a chave para o futuro. No Brasil, precisamos de uma mudança cultural abrangente e iniciativas como o Ampliando Fronteiras que promovam a diversidade, a inclusão e o incentivo a negócios liderados por jovens de todos os espectros sociedade”, afirma a coordenadora do projeto no Instituto Ramacrisna, Joice Borem.

Case

Apesar de ter apenas 25 anos, Jhaymes Ronald tem muita história para contar.  Atua na área da beleza há aproximadamente 10 anos e é dono do JR Espaço da Beleza, localizado no bairro Novo Horizonte em Igarapé. No final de 2020 teve medo de perder a empresa: “Em plena pandemia descobri que estava com um câncer, linfoma de hodgkin esclerose nodular grau |||, com comprometimento cervical e hepático. Passei por tratamento quimioterápico, e devido ao mal estar que causava, ficava muitos dias sem trabalhar”, conta.

Após seis meses de tratamento, Jhaymes está curado da doença e hoje faz apenas acompanhamento. “Além de passar pelo processo de cura, conheci várias pessoas na mesma situação e pude ver o quão importante é a aparência para cada um. Com essa nova oportunidade de vida, decidi trazer um diferencial, além de entregar um resultado bonito, tentar elevar a autoestima dos meus clientes através do seu visual”.

Em setembro de 2022, o microempresário iniciou uma reforma no espaço e soube do projeto. Segundo ele, despertou muito interesse, pois era a chance de adquirir conhecimento sobre negócios e ainda ter a ajuda financeira necessária para finalizar sua obra.

“Minha intenção é proporcionar aos meus clientes conforto e sofisticação, trocar meus móveis e acrescentar cadeira, lavatório, poltrona de espera, comprar equipamentos modernos que facilitam a capacidade de ação dos produtos e trabalhar com uma linha melhor de produtos. Isso tudo para melhor atender e atrair cada vez mais clientes para meu espaço, o que vai contribuir com meu sonho de abrir uma empresa para ajudar novos profissionais na área a serem reconhecidos no mercado e crescerem individualmente”.

Desenvolvimento

O Ampliando Fronteiras teve início em junho deste ano e termina em julho de 2023. 80% dos empreendedores possui de 18 a 29 anos e os outros 20% tem até 33 anos. 68 jovens se inscreveram e passaram por uma capacitação presencial do Sebrae, na qual começaram a redesenhar seu modelo de negócios. Em seguida, fizeram uma oficina, quando receberam orientações de um consultor do Sebrae para abertura de MEI.

Em outubro, após realização de um pitch (apresentação), uma banca de consultores do Sebrae selecionou os 15 melhores projetos, dentro de critérios pré-estabelecidos. De 7 a 25 de novembro, os empreendedores selecionados receberam três consultorias individuas em modelagem de negócios. Logo após, em dezembro, irão receber o aporte de recursos, cuja execução será acompanhada por uma gestora de projetos.

Sobre o Instituto Ramacrisna

O Instituto foi fundado em 1959, pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva, e já impactou a vida de quase 2 milhões de pessoas de 13 cidades da Grande BH nos últimos 63 anos. Localizado em Betim/MG, o Ramacrisna é considerado referência em projetos de autossustentabilidade. O Instituto também possui uma parceria com a Fundação Dom Cabral desde 2008, com o objetivo de capacitar os gestores e implementar ferramentas gerenciais para melhoria de processos internos.

Este ano, ganhou pela primeira vez um reconhecimento internacional: o Thedotgood (antigo NGO Advisor) conquistando a 178ª posição no ranking global e a 12ª no ranking brasileiro, além do Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022, que reconhece e valoriza práticas alinhadas aos ODS, desenvolvidas pelas organizações filiadas à Rede Estratégia ODS. Nos últimos seis anos, o Ramacrisna ficou entre as 100 melhores ONG’s do Brasil, segundo o Prêmio Melhores ONGs.Em 2021, conquistou o Selo A+ do Instituto Doar, que audita e reconhece as organizações da sociedade civil que seguem parâmetros internacionais de gestão e transparência. Em 2018 foi eleita a melhor Organização de Assistência Social do país e em 2020 recebeu o selo ONG Transparente.

compartilhar:

Receba nossas notícias