Notícias

6 de setembro de 2024

Arte e Cultura|Esportes|ONG's

Projeto para terceira idade pode transformar vida de idosos

Saiba como projeto para a terceira idade ajuda na melhora da qualidade de vida

Projetos voltados para a terceira idade são fundamentais para proporcionar bem-estar, desenvolvimento e socialização para os participantes, especialmente os idosos. As atividades podem funcionar como uma combinação poderosa para manter o corpo e a mente ativa, proporcionando cada vez mais qualidade de vida aos participantes. 

É o caso do Projeto CASA, uma das iniciativas do Instituto Ramacrisna realizada com apoio da Prefeitura de Betim. Com várias atividades, a iniciativa conta com oficinas de esporte, artesanato e dança para os idosos. A seguir, conheça algumas ações do projeto para a terceira idade.

Cuidando da mente e do corpo

As oficinas de artesanato e atividades manuais desempenham um papel essencial no desenvolvimento pessoal e no combate ao isolamento social. Por isso, o projeto CASA contempla diversas atividades que unem criatividade e habilidade.

Na oficina de crochê, por exemplo, os alunos aprendem a criar diversas peças que desenvolvem habilidades manuais e de concentração. A atividade do projeto para a terceira idade estimula a coordenação motora fina e mantém a mente ocupada. Além disso, o momento da aula se torna em uma oportunidade de compartilhar técnicas e histórias.

Enquanto isso, nas aulas de biscuit, os alunos trabalham com a modelagem, criando pequenas esculturas e itens decorativos. O trabalho manual nesta oficina não só exercita a concentração, mas também oferece um sentido de realização ao ver as criações ganharem forma.

Quando o assunto é cerâmica, existem vários benefícios na arte de moldar a argila, como o relaxamento e melhora a capacidade de concentração, por exemplo. Além disso, a oficina permite explorar a criatividade de forma tátil, resultando em objetos funcionais ou artísticos.

Nas aulas de macramê, o objetivo é entrelaçar fios e cordas para criar peças. Essa é uma forma de estimular a paciência e a coordenação. Eliane Aparecida é uma das alunas da oficina dentro do projeto para terceira idade, que começou a frequentar as aulas para melhorar a saúde.

“Eu tive um AVC e faço hemodiálise. Eu vim pra cá pra ajudar na mão. No começo eu ficava tremendo muito, mas agora eu estou me desenvolvendo bem. Eu não tinha praticamente nada para fazer, né? Aí eu vim pra cá e melhorei a cabeça e a coordenação motora”, conta. 

Por fim, na oficina de pintura em tecido, os idosos podem explorar cores e desenvolver habilidades de planejamento e design. Além disso, permite a expressão pessoal através da escolha de temas e cores.

Atividades físicas: movimentando o corpo e fortalecendo a saúde

O projeto para terceira idade também conta com atividades físicas pensadas para promover o bem-estar dos idosos, respeitando suas limitações e necessidades. Uma das práticas mais completas é o pilates, que ajuda a melhorar a flexibilidade, a força muscular e o equilíbrio. Além de prevenir quedas, ele é excelente para aliviar dores nas articulações e promover o fortalecimento do corpo de maneira suave.

Além disso, as aulas de funcional mesclam diversos tipos de atividades para fortalecer o corpo e deixar o sedentarismo de lado. São muitos os benefícios. “Eu melhorei muito minha autoestima, gostei demais das aulas. Eu, particularmente, estou sentindo uma melhora na minha coordenação motora. Porque eles diziam ‘vai pra lá, vai pra cá’, eu às vezes ia pro outro lado e agora eu consigo acompanhar. Eu gostei e ainda estou perdendo medida”, declara a aluna Rosemary Aguiar.

Outra opção para os alunos é o forró. A dança é uma forma alegre e envolvente de manter-se ativo. O forró, com seus passos simples e ritmo contagiante, oferece não só benefícios físicos, mas também melhora da coordenação e resistência cardiovascular. Além disso, é uma oportunidade de interação social e diversão.

Atividades para todas as idades

Além das ações para os idosos, o Projeto CASA (Cultura, Assistência Social e Atividades Esportivas), realizado pelo Instituto Ramacrisna em parceria com a Prefeitura Municipal de Betim, leva atividades e cursos gratuitos para todas as idades. São diversos polos, distribuídos nas 10 regionais da cidade, onde acontecem atividades esportivas, artesanato, música, reforço escolar e qualificação para o mercado de trabalho. Tudo isso de forma gratuita. 

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

compartilhar:

Receba nossas notícias