Notícias

6 de dezembro de 2021

Notícias|ONG's|Prêmios

Ramacrisna está entre as 100 melhores ONGs do país pela 5ª vez

Ranking do Instituto Doar aponta as instituições que mais se destacam no país pela gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência

O Instituto Ramacrisna está entre as 100 melhores organizações do Terceiro Setor do Brasil em 2021, segundo o Prêmio Melhores ONGs. A premiação, realizada pelos institutos Doar e O Mundo que Queremos, reconhece as organizações que mais se destacam pela sua excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. A seleção das ONGs contou com apoio de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Humanize, da Fundação Toyota do Brasil e do Canal Futura. Esta é a quinta vez consecutiva que o Instituto Ramacrisna fica entre as melhores ONGs em funcionamento do país.

“São mais de 300 mil organizações no Brasil, por isso, estar entre as 100 melhores é um motivo de muito orgulho para nós. É um prêmio referência para o setor, pois avalia detalhadamente as organizações sob vários aspectos. Por isso, essa colocação é um verdadeiro reconhecimento do grande trabalho social que o Ramacrisna, colaboradores e parceiros realizam há 62 anos”, destaca Solange Bottaro, vice-presidente do Instituto Ramacrisna.

Mesmo com o quadro de pandemia pelo segundo ano seguido, o prêmio teve o recorde de participantes. Ao todo, 1033 organizações se inscreveram de forma gratuita e concorreram a premiações em diversas categorias.

“Ficamos ainda mais alegres porque foi um ano complicado, que vem depois de outro que já tinha sido difícil. Isso mostra a importância da profissionalização das organizações da sociedade civil”, afirma Fernando Nogueira, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que coordena o processo de avaliação das concorrentes do Prêmio desde a primeira edição.

Os destaques nas categorias especiais por tipo de causa e melhor ONG entre todas serão conhecidos durante a cerimônia oficial de premiação, que está marcada para o dia 9 de dezembro, às 18h, com transmissão pelo Youtube do Canal Futura.

Sobre o Ramacrisna

O Instituto foi fundado em 1959, pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva, e já impactou a vida de quase dois milhões de pessoas de 13 cidades da Grande BH nos últimos 62 anos.

Localizado em Betim, o Ramacrisna é considerado referência em projetos de autossustentabilidade. Em 2019 e 2021, conquistou o Selo A+ do Instituto Doar, que audita e reconhece as organizações da sociedade civil que seguem parâmetros internacionais de gestão e transparência.

O Instituto também possui uma parceria com a Fundação Dom Cabral desde 2008, com o objetivo de capacitar os gestores e implementar ferramentas gerenciais para melhoria de processos internos. Nos últimos quatro anos, o Ramacrisna ficou entre as 100 melhores ONG’s do Brasil e em 2018 foi eleita a melhor Organização de Assistência Social do país. Além disso, em 2020 recebeu o selo ONG Transparente.

compartilhar:

Receba nossas notícias