Na próxima quarta-feira (15/9), às 14h, o Instituto Ramacrisna irá realizar uma live sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com a participação da vice-presidente do Ramacrisna, Solange Bottaro. A ação faz parte do projeto Construindo o Futuro, que tem o patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, e será transmitida ao vivo pelo Youtube e pelo Facebook do Ramacrisna.
O projeto Construindo o Futuro, iniciado em março de 2020, com o objetivo de criar novas oportunidades para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social nos municípios de de Betim, Ibirité e Sarzedo(MG), contempla várias ações alinhadas como os ODS, entre elas, cursos de qualificação profissional, oficinas e atividades de incentivo à leitura. Com a live desta quarta-feira, o Ramacrisna pretende conscientizar alunos e comunidade sobre a importância do empenho de todos para a concretização da Agenda 2030, um compromisso global assumido em 2015 por 193 países, incluindo o Brasil, para que juntos possam desfrutar de uma vida melhor no futuro.
Em 2018, em parceria com a startup Impact Lab, o Ramacrisna lançou um Relatório de Impacto que utilizou os ODS como uma das referências para desenvolvimento do estudo. Foi feita uma pesquisa envolvendo mais 670 pessoas, entre eles alunos, beneficiários, funcionários, voluntários, parceiros, fornecedores, entre outros stakeholders. Através dos dados coletados, foi possível identificar os ODS mais alinhados com a operação do Ramacrisna, representados no gráfico, onde o tamanho de cada barra reflete o grau de envolvimento dos projetos do Ramacrisna com as metas.
Visando alcançar essas metas, o Ramacrisna passou a integrar recentemente o Movimento Minas 2032 (MM2032), que reúne organizações dos três setores da sociedade civil para acelerar as ações para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). A medida reforça o compromisso da organização na aplicação de esforços para alcançar as metas da Agenda 2030 tanto internamente – com funcionários, voluntários e assistidos – quanto com parceiros e população em geral.
O Instituto Ramacrisna possui 62 anos de atuação e já atendeu quase dois milhões de crianças, jovens e adultos que tiveram suas vidas transformadas através de atividades de arte, cultura, educação, profissionalização e esportes. Confira a seguir como estas ações contribuem para cada um dos ODS:.
Os ODS no Ramacrisna
Os ODS visam promover ações concretas para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima. Eles são uma das matrizes utilizadas pelo Ramacrisna para mensurar os impactos dos projetos realizados pela organização. Entenda como esses objetivos são contemplados pelas ações:
- ODS 10 – Redução das desigualdades
Garante a igualdade de oportunidades, empodera e promove a inclusão social e econômica, independentemente de idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião ou qualquer outra distinção.
- ODS 4 – Educação de qualidade
Oferece educação complementar à escola para crianças e adolescentes, promovendo a sociabilidade e a capacidade criativa, estimulando o potencial cognitivo, propiciando uma atitude positiva frente ao conhecimento. Ajudando cada um a reconhecer-se como sujeito ativo e participante.
- ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico
Pelo programa Adolescente Aprendiz, promove a capacitação de jovens, possibilitando a inserção no mercado de trabalho. Também cria oportunidades de qualificação profissional para esse público e a requalificação de adultos, ampliando suas competências e empregabilidade.
- ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes
O Ramacrisna realiza, há 62 anos, um trabalho responsável e transparente, sempre prezando pela ética e gestão inclusiva e participativa.
- ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura
A Fábrica de Telas Ramacrisna possui maquinário moderno e adota princípios sustentáveis em sua produção.
- ODS 5 – Igualdade de gênero
O Ramacrisna garante a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades em todos os seus projetos. Promove ainda palestras e oficinas a respeito da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas.
- ODS 12 – Consumo e produção responsáveis
Promove oficinas com materiais reaproveitados, como embalagens de papel e plástico, retalhos de tecidos, jornal, revistas e aparas de madeira.
- ODS 1 – Erradicação da pobreza
O objetivo do Ramacrisna é garantir a inclusão de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social em projetos que promovam seu desenvolvimento pessoal, social e econômico.
- ODS 3 – Saúde e bem-estar
Promove palestras e oficinas para conscientizar e reforçar a prevenção do uso de drogas e álcool. Informa e educa sobre saúde sexual, DSTs, gravidez na adolescência, entre outros.
- ODS 7 – Energia Limpa e acessível
A instalação de uma usina fotovoltaica irá gerar uma economia continuada por cerca de 25 anos, promovendo a sustentabilidade financeira do Ramacrisna, gerando energia limpa, fonte silenciosa, elevada vida útil e economia imediata para as atividades sociais.