Notícias

8 de junho de 2022

Educação / Profissionalização|Notícias|ONG's|Prêmios|Sustentabilidade

Ramacrisna recebe Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022

O Instituto Ramacrisna conquistou, no dia 07 de junho, o Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022, durante o evento “O Futuro que queremos” realizado em São Paulo. Após ter concorrido, na   categoria Organização da Sociedade Civil, com organizações de todo país, o Ramacrisna, ficou entre as 10 melhores do Brasil e a única de Minas Gerais. Foi premiado com o Projeto “Promovendo Vidas”, que possui práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – ODS, entre elas os compromissos de Erradicar a Pobreza, Reduzir as Desigualdades, promover Educação de Qualidade, a Igualdade de Gênero e o Trabalho Descente e Crescimento Econômico, entre outros.

O prêmio é organizado pela Rede Estratégia ODS, que tem como parceiros a União Europeia, Fundação Abrinq, Fundação Getúlio Vargas, GIFE, AVINA,  Instituto Ethos, Pacto Global Rede Brasil, Agenda Pública, Programa Cidades Sustentáveis e Frente Nacional de Prefeitos, parceiros esses que reúnem representantes da sociedade civil, do setor privado, de governos locais e da academia e tem como objetivo ampliar e qualificar o debate a respeito dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no Brasil, compilados na Agenda 2030. O Instituto Ramacrisna é uma das organizações filiadas à Rede Estratégia ODS.

O objetivo do Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022 é reconhecer, valorizar e dar visibilidade a práticas alinhadas aos ODS, desenvolvidas pelas organizações filiadas à Rede Estratégia ODS, que tenham gerado ações transformadoras no contexto do território onde estão inseridas. Além disso, também busca contribuir para a formação de um “Banco de Práticas Exitosas” que servirá de referência na implementação e disseminação da Agenda 2030.

Para Solange Bottaro, ganhar o Prêmio Estratégia ODS vem coroar todos os esforços do Instituto Ramacrisna, em seus 63 anos de atuação, para promover o desenvolvimento sustentável e possibilitar uma melhor qualidade de vida para todos, sobretudo, os mais vulneráveis. “Com nossos projetos e ações, o Ramacrisna, que aderiu à Rede Estratégia ODS, faz sua parte para, efetivamente, cumprirmos a Agenda 2030, quando teremos um país sem pobreza, com mais inovação, educação de qualidade e mais oportunidades”, destaca.

Promovendo Vidas

O Promovendo Vidas, prática inscrita e premiada, refere-se aos investimentos da Organização em qualificação da mão-de-obra local, por meio da oferta de dezenas de cursos profissionalizantes. Os cursos são gratuitos e destinados a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, geralmente desempregados, na faixa etária dos 16 aos 50 anos e com baixo nível de escolaridade. A todos os participantes, o Instituto possibilita acesso à informação e treinamento humano, contribuindo para o seu desenvolvimento como pessoa e cidadão.

São oferecidos cursos de Robóticas Industrial, Mecânica de Automóveis, Eletricista e Instalador de Placas Fotovoltaicas, Soldagem, Audiovisual, Operador de Computador e Redes Locais.

Apenas em 2021, foram, aproximadamente, 1833 pessoas qualificadas nos cursos do Ramacrisna, um aumento de 198% em relação ao ano anterior.  O impacto disso vai muito além dos números. “O propósito do Ramacrisna é transformar vidas, possibilitando a inserção digna dos atendidos no mercado de trabalho ou atuando como empreendedores. Quando as pessoas são qualificadas e conseguem uma oportunidade, elas melhoram também a vida de suas famílias, de suas comunidades, e, por fim, de toda a sociedade, de forma geral”, analisa Solange Bottaro. “A proposta é criativa, inovadora e transformadora em razão da interface entre o econômico e o social”, complementa.

compartilhar:

Receba nossas notícias