Notícias

Sem categoria

Veja como gravar aulas on-line para oferecer conteúdo de qualidade

Com a  pandemia da Covid-19 escolas, cursos e professores particulares tiveram que reinventar seus métodos de ensino e encontraram nas videoaulas o formato mais simples de manter a conexão com os alunos. De acordo com a Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED), houve um aumento de 30% nas buscas por cursos de graduação à distância e profissionais e instituições de ensino têm buscando saber, cada vez mais, sobre como gravar aulas on-line. 

Neste artigo, vamos dar algumas dicas sobre o tema e falar da importância da profissionalização para melhorar a qualidade do material oferecido aos estudantes. Confira!

Conteúdo 

Assim como no cotidiano das aulas presenciais, o primeiro passo de como gravar aulas on-line é criar um planejamento do conteúdo que será oferecido. Monte um plano de aula pensando no que deve ser passado, nos objetivos, na duração, se a aula será em tempo real ou não. Tudo deve ser pensado de modo a manter a atenção do aluno, que costuma ficar mais difusa nas interações virtuais.

O segundo passo é criar o conteúdo em formatos adequados ao mundo digital. Se você vai fazer uma apresentação, pense que os textos devem ser mais objetivos e menores. Alguns aplicativos como PowerPoint, Canva e Mindmeister podem ajudar nessa tarefa de trazer mais criatividade para os alunos. 

Qualidade

Uma imagem de qualidade precisa de diversos itens para que o produto final seja satisfatório. Veja abaixo o que avaliar na hora de produzir aulas on-line.

  • Equipamentos adequados – escolha um celular ou câmera que tenha uma boa solução na gravação de vídeo. Para isso, use equipamentos com resolução HD, Full HD e 4K
  • Velocidade de conexão da internet – influencia tanto na gravação da aula, como no compartilhamento e reprodução do conteúdo gravado. Por isso, é preciso ter uma boa velocidade de download e upload, além de estabilidade
  • Áudio – mesmo que a imagem não esteja perfeita, o áudio não pode ter problemas. É necessário usar itens que suprimam ruídos externos. Para isso, você pode optar por microfone, microfone de lapela ou até mesmo headset gamer.
  • Iluminação -, escolha sempre um local bem iluminado para que as imagens não fiquem escuras, isso pode ser feito tanto com iluminação natural ou até mesmo equipamentos como um ring light. 
  • Programas de gravação de vídeo – existem várias possibilidades que ajudam muito no processo oferecendo imagem e áudio de qualidade. Algumas opções são: OBS Studio e Google Meet.

Contrate ajuda profissional 

Mesmo com todas essas dicas de como gravar aulas on-line, ainda está achando muito complicado? Produtoras que já têm toda a estrutura necessária para gravação de conteúdo em vídeo podem ser uma boa alternativa para você ou para o seu negócio.

A Antenados Produtora, é um exemplo. Durante a pandemia, a produtora de vídeo do Instituto Ramacrisna está  produzindo conteúdos de aulas on-line para diversos clientes. O Instituto Marum Patrus (IMAP) é um deles e contratou a Antenados porque está criando uma plataforma on-line de cursos. 

O objetivo da plataforma é oferecer conteúdos ao público interessado em montar o próprio negócio.

Coube à Antenados gravar as videoaulas, que já estão disponíveis. Durante o processo, a produtora segue todos os protocolos de prevenção à Covid-19, com profissionais mantendo o distanciamento e usando máscaras. 

Olga Mendes, gestora executiva do IMAP, explicou que a ideia é compartilhar esse conteúdo com outras instituições e fazer com que mais pessoas consigam gerir seu próprio negócio.

De acordo com ela, a escolha da produtora não foi imediata. O instituto já conhecia o trabalho da Antenados. “Nós não queríamos fazer um projeto isolado. Nós queríamos um projeto que pudesse nos fortalecer. E eles puderam nos atender de forma brilhante, com qualidade, disponibilidade e orientação. Que venham outros!”.

Segundo ela, o contexto de projetos sociais desenvolvidos pela Antenados também foi levado em consideração no momento da escolha.

Emerson de Oliveira Souza, coordenador da produtora, conta que ficou feliz por terem apostado no trabalho da equipe e reforça que o trabalho é mais do que a entrega final do conteúdo, diz respeito a toda história da produtora.

Cursos on-line no Ramacrisna

A Antenados também está produzindo as videoaulas do Instituto Ramacrisna. Cursos de mecânica, robótica, entre outros, continuaram, durante a pandemia, no formato on-line.

Além disso, a produtora também está oferecendo cursos on-line para jovens aprendizes que atuam em áreas voltadas para o audiovisual. As empresas que contratam os jovens nessa área tem como suporte os cursos da Antenados. Noções de edição, fotografia, introdução ao jornalismo e cinegrafia são passadas de forma prática e teórica.

As aulas acontecem quatro vezes na semana por meio da plataforma Google Meet, de 13h às 17h. Todo o conteúdo é pensado de forma que os alunos possam desenvolver tanto teoria como prática em suas casas.

O coordenador da produtora explica que esse trabalho com os jovens é uma forma de garimpar talentos. A equipe da Antenados é formada por alunos que passaram por esses cursos e se destacaram de alguma forma. 

Aulas on-line para jovens em medida socioeducativa

Em parceria com o Ministério Público, os ‘antenados’ também estão dando aulas virtuais durante a pandemia para jovens que cumprem medidas socioeducativas, por meio de um projeto chamado Descubra. O objetivo é que as aulas ofereçam também a esses meninos e meninas uma possibilidade de trabalho.

Os cursos acontecem em dois horários, na parte da manhã, de 8h às 10h e na parte da tarde de 13h às 15h. Além das noções do setor audiovisual também são ministradas aulas de preparação para o mercado de trabalho como: orientações para se fazer um currículo ou para participar de uma entrevista de emprego.

Continue acompanhando mais notícias sobre a Antenados Produtora e outros projetos do Ramacrisna por aqui. E se ficou interessado nos serviços prestados pela produtora é só entrar em contato pelo e-mail produtoraantenados@ramacrisna.org.br.

 

compartilhar:

Receba nossas notícias