Notícias

20 de abril de 2023

Apoio pedagógico|Arte e Cultura

Você sabia que a cultura é nosso maior patrimônio? 

Cultura é o conjunto de comportamentos, pensamentos e princípios que norteiam a vida de uma comunidade, de uma cidade ou país. Assim, uma cultura inclui: a fala, a forma de se vestir, os hábitos, os costumes, a música, a gastronomia e todas as expressões que nos definem. 

No Brasil, temos os aspectos culturais como nosso maior patrimônio. Por isso, somos reconhecidos e admirados em todo mundo pela nossa música, nosso trabalho e pelo nosso jeito de viver. 

Quer conhecer um pouco mais sobre como a cultura é importante para a nossa vida? Então siga a leitura!

Nossa cultura é a nossa identidade 

O Brasil é um país formado por pessoas de diversas origens e etnias. Desde portugueses e indígenas, que já estavam por aqui, a africanos e outros europeus e asiáticos, que migraram no séc XIX. Então, foi justamente essa mistura que criou nossa cultura nacional.    

Apesar das distâncias e das diferenças regionais, todo brasileiro tem traços em comum. Isso acontece seja pela forma calorosa de agir, pela paixão pela música ou até pelo amor a um time de futebol. 

Arte e cultura 

A forma mais clara de se enxergar a cultura de um povo é por sua arte. Assim, as diversas manifestações, como a música, a dança, o teatro e a literatura têm uma grande importância. Desse modo, pode-se dizer, até, que a arte é o espelho da cultura

Toda obra traz a visão do artista, mas também suas vivências e experiências. Assim, ao ler um livro, admirar uma pintura, escutar uma música ou assistir a uma peça, você está vivenciando a cultura

Dessa forma, investir em projetos culturais é também investir na formação de jovens crianças e adultos. Porque tanto quem faz quanto quem aprecia ganha conhecimentos que não teria acesso de outras formas. 

Cultura no Ramacrisna

No Instituto Ramacrisna, buscamos muito mais do que simplesmente uma formação intelectual, artística ou profissional. Queremos preparar bons seres humanos, com valores, com ética e respeito pelo meio em que estamos inseridos. 

Por isso, investimos e desenvolvemos projetos ligados à arte e cultura. Entre as iniciativas de destaque temos oficinas de:

  • Dança;
  • Violão;
  • Guitarra
  • Capoeira;

Além das atividades, temos espaços especiais e projetos de longo prazo

Biblioteca Professor Arlindo Corrêa da Silva 

Nomeada em homenagem ao fundador do Ramacrisna, a biblioteca possui mais de 9 mil livros em seu acervo, entre literatura infanto-juvenil e adulta

Ela está localizada em nossa sede, em um espaço de 194 m² e atende os alunos e funcionários do Ramacrisna. Além disso, está aberta a toda comunidade

Desde 2010, a biblioteca faz parte da Rede de Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Betim e da Rede Estadual de Bibliotecas Comunitárias Sou de Minas Uai. Além de estar também na Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.

Orquestra Jovem Ramacrisna 

Criada em junho de 2005, a Orquestra leva a beleza do universo da música a crianças e jovens, em situação de risco pessoal e social

Em nosso espaço, cerca de 40 alunos têm aulas de teoria e prática musical, em instrumentos de cordas, sopro e percussão. Comandada pelo Maestro Eliseu, a orquestra promove e estimula o desenvolvimento artístico dos participantes. 

O projeto também realiza o Festival de Música Primavera. Durante o evento  a comunidade tem contato com o universo musical e os alunos podem participar de oficinas e aulas de instrumentos. 

Apoie os projetos culturais do Instituto Ramacrisna

Agora que você conhece um pouco mais dos projetos culturais que desenvolvemos por aqui, que tal nos ajudar? 

Há 64 anos, o Instituto Ramacrisna forma e ajuda a transformar a vida das comunidades de 11 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nesse período, já atendemos mais de 2 milhões de pessoas. 

Para isso, contamos com a ajuda de inúmeros parceiros, que nos auxiliam a  promover a igualdade de oportunidades e construir um futuro mais justo.

Há diversas formas de ajudar, como doações, repasses no imposto de renda e patrocínio, entre outros.

Entre em contato e apoie o Ramacrisna!

compartilhar:

Receba nossas notícias