FabLab (Fabrication Laboratory) é um laboratório de inovação criado para estimular a criatividade e o conhecimento por meio da prática, transformando ideias em realidade. Tem como objetivo promover a qualificação profissional de jovens e adultos e a inclusão digital de crianças e adolescentes, alunos do ensino fundamental de escolas públicas, através do aprendizado de robotica, programação e conhecimentos básico e intermediário na tecnologia. Com isso, o Ramacrisna quer levar inclusão, inovação e tecnologia de ponta para além das fronteiras regionais, sociais e econômicas.
O FabLab Ramacrisna tem área de 500m² e oferecerá o que há de mais moderno e avançado em tecnologia, com ferramentas e materiais para a produção rápida de objetos por meio da prototipagem. O espaço conta com impressoras 3D, óculos de realidade virtual, uma Router CNC Corte a Laser, tablets, computadores e kits lego para a prática da Robótica Educacional. Esses equipamentos irão possibilitar a abertura de novos cursos profissionalizantes, totalmente gratuitos e com alta demanda no mercado.
Com essa formação tecnológica em fabricação digital, programação e eletrônica, os beneficiários do projeto poderão prestar serviços ou criar seus próprios negócios. Eles terão várias possibilidades para trabalhar com impressão 3D, produção e preparação de materiais produzidos em Router CNC de Corte a Laser, arquivo digital corte/gravação, software, processos de fabricação digital, prática e designs a laser utilizando Sistema CAD, autocad, desenvolvimento de sites e aplicativos, programação – web e mobile.
Conheça nossas atividades:
Oficina de Robótica Educacional
A perfeita combinação entre tecnologia e programação está colocando a robótica em foco na preparação das crianças e adolescentes para a vida.
A atividade de inventar, programar, montar e movimentar um robozinho exercita o raciocínio lógico, propicia o trabalho colaborativo, compartilhamento de dados e promove a interdisciplinaridade, para citar só alguns, entre uma infinidade de ganhos pedagógicos. E vai muito, além disso. Divertindo-se com kits programáveis, softwares, protoboards, fios, sensores, placas, motores, esta geração de estudantes nem desconfia, mas dá início a uma virada importante para o futuro. Ao se interessar pelo estudo de programação, essa meninada prepara o terreno para sua futura inserção no mercado de trabalho, que cada vez mais exige essas competências.
Informática Educacional
O uso de programas como o Power Point, Word, Excel, Paintbrush, Publisher etc., possibilita expandir a capacidade inventiva e recreativa da criança e do adolescente. Softwares educativos e de pesquisa são utilizados para enriquecimento dos conteúdos e processos didáticos. O videogame como ferramenta de aprendizagem foi adotado, pois os jogos apresentam uma série de desafios ao praticante que a todo o momento, é desafiado a avaliar, organizar, priorizar informações e baseado nelas, tomar decisões estratégicas a curto e longo prazo.
Óculos de Realidade Virtual
O objetivo da realidade virtual é simular uma realidade que não existe de fato. Ela possibilita aos alunos a interação com objetos e cenários tridimensionais. A tecnologia permite, por exemplo, que um professor com um tablet guie seus alunos para áreas inóspitas do mundo real, como nadar com tubarões, visitar o espaço, transformar a sala de aula em um museu, e muito mais, sem sair do lugar. Com essa tecnologia é possível colocar o aluno no papel principal, potencializando seu aprendizado de maneira intensa e mais próxima da realidade.
Modelagem e impressão 3D
A Modelagem e Impressão 3D permite criar objetos tridimensionais a partir de desenhos digitais, fabricados em camadas de filamento. No curso, o aluno aprende modelar, preparar e fatiar os desenhos para impressão. Também desenvolve habilidades para configurar a impressora, garantindo eficiência e qualidade. Além disso, aprende montagem, manutenção e ajustes para um funcionamento correto.
Autocad
O AutoCAD é um software amplamente usado em engenharia, arquitetura e design para criar projetos técnicos em 2D e 3D. No curso, o aluno aprende a elaborar desenhos, modelar projetos tridimensionais e utilizar ferramentas como plano cartesiano, projeção ortogonal e geometria. Também desenvolve habilidades para salvar, abrir e nomear arquivos. O programa é essencial em diversas áreas da indústria.
Meninas em Rede – Desenvolvimento de sites e aplicativos
O Meninas em Rede é um projeto que oferece um curso de desenvolvimento de sites e aplicativos para meninas e mulheres. As alunas aprendem lógica de programação, variáveis, funções, comandos de decisão, laços de repetição e banco de dados. O curso abrange também a criação de aplicativos móveis e sites utilizando HTML, CSS e JavaScript. O objetivo é capacitar as participantes com habilidades tecnológicas para o mercado atual.
Programação – web e mobile
No curso, os alunos aprendem lógica de programação, utilizando variáveis, funções, comandos de decisão, laços de repetição e banco de dados. Também desenvolvem aplicativos móveis e sites com HTML, CSS e JavaScript, seguindo padrões de mercado. As aulas são 100% práticas, dinâmicas e divertidas, estimulando criatividade, raciocínio lógico e autonomia. O foco é preparar os alunos para o ambiente tecnológico atual.