nosso trabalho projetos

Meninas em Rede


Sobre o Projeto

Potencializar a educação em STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática), preparar as meninas para os desafios da era tecnológica em uma área predominantemente masculina e desenvolver ações de socialização. Assim nasceu o Projeto “Meninas em Rede”, apoiado pelo Criança Esperança.

Voltado para meninas em vulnerabilidade social das comunidades rurais atendidas pelo Instituto Ramacrisna, o projeto visa aproximar este público (excluído das inovações devido a desigualdades e questões de gênero) a um ensino de competências digitais, de aptidões numéricas e verbais. O projeto estimula a criatividade, o raciocino lógico e o pensamento crítico.

Por meio da articulação com as escolas públicas, são realizadas oficinas de programação, desenvolvimento de ferramentas tecnológicas, xadrez, esportivas e culturais, gerenciamento humano, Indústria 4.0 e IOT, de forma a introduzir as meninas na inovação, com novas interfaces para a educação.

Na oficina de Tecnologia e Programação, realizada no FabLab Ramacrisna, as alunas aprendem os processos de desenvolvimento de aplicativos, incorporação das interfaces e a experiência do usuário nas plataformas nos dispositivos móveis, aprendendo a linguagem da programação para criar os aplicativos, com formulários e interfaces interativas, armazenamento de dados e comunicação com outros dispositivos.

Ao longo do projeto serão apresentadas referências femininas na área de tecnologia que sirvam de exemplos e de inspiração e ao final do projeto será desenvolvido pelas alunas um aplicativo mobile.


Parceiros

Receba nossas notícias