O Por dentro do Ramacrisna conta a história de Jaciely, que está no Instituto desde a infância
Você sabia que boa parte dos colaboradores do Ramacrisna já foram beneficiários de algum projeto do Instituto? Esse é o caso de Jaciely Oliveira, que trabalha no setor de Prestação de Contas. Ela participou de várias iniciativas do Instituto e começou sua carreira como jovem aprendiz, graças ao Ramacrisna.
A seguir, conheça essa história:
O início como jovem aprendiz
A jornada de Jaciely no Ramacrisna começou ainda na infância. Ela participou dos cursos da Antenados Produtora e do Coral Ramacrisna. Anos depois, em 2008, ela deu um importante passo em sua vida participando do curso Jovens de Futuro. Foi durante o curso que surgiu a oportunidade de atuar como jovem aprendiz na empresa Enarpe Administração, localizada no bairro Paulo Camilo.
Conciliar a rotina exigente de trabalho, cursos complementares – incluindo informática – e estudos noturnos foi desafiador, mas também gratificante. “Foi um período difícil, mas uma grande conquista social, financeira e emocional para uma jovem como eu”, lembra Jaciely. Não era fácil, já que ela morava no bairro Marimbá e precisava pegar dois ônibus para trabalhar. Mesmo assim, ela nunca desistiu.
Quando o período de aprendizagem chegou ao fim, Jaciely ainda não sabia qual rumo seguir. Mas ela sabia que podia encontrar algum direcionamento no Ramacrisna. Foidurante um café de funcionários no Instituto que tudo mudou.
Convite especial
Jaciely tinha sido convidada para compartilhar sua experiência como jovem aprendiz. Durante sua apresentação, ela foi surpreendida pelo superintendente do Instituto, Américo Amarante Neto, que a convidou para integrar a equipe de colaboradores. Assim, em janeiro de 2010, ela começou a trabalhar no Ramacrisna, na recepção.
Desde então, sua trajetória é repleta de aprendizado e crescimento dentro e fora do Instituto. Jaciely passou por diversos setores, chegou a ser instrutora dos aprendizes e hoje atua no setor de Prestação de Contas. “Com essa oportunidade, pude conquistar minha independência financeira, fazer faculdade de Administração e até iniciar um curso de Psicologia”, conta, emocionada. Além disso, ela participou de outros cursos que a ajudaram a se destacar profissionalmente.
Atualmente, Jaciely celebra suas conquistas. Casada e mãe de uma menina, ela sente orgulho de tudo o que construiu. “Amo meu trabalho. Sinto que, com o que faço, muitas pessoas são ajudadas, e tento fazer o meu melhor todos os dias”, destaca. Sua história inspira jovens a acreditarem no poder da educação e da determinação para mudar suas vidas.
Contrate um aprendiz
Assim como Jaciely, existem vários jovens que podem ter suas histórias transformadas com o projeto Adolescente Aprendiz. O projeto do Ramacrisna prepara jovens para o mercado de trabalho com uma formação completa, que combina teoria e prática. Além disso, proporciona a eles experiências profissionais para que se destaquem no mercado de trabalho.
Para ingressar no projeto, os adolescentes participam de um curso preparatório, chamado Jovens de Futuro. Nas aulas, os participantes aprendem habilidades essenciais como comunicação, trabalho em equipe e informática, além de desenvolverem competências específicas para o ambiente corporativo. Após essa etapa, os aprendizes estão aptos para serem contratados por empresas parceiras, onde têm a chance de aplicar os conhecimentos adquiridos e ganhar experiência profissional.
Além da formação técnica, o projeto promove a inclusão social e financeira, impactando a vida dos jovens e suas famílias. Durante todo o processo, o Ramacrisna oferece suporte, garantindo que os aprendizes tenham acesso a oportunidades reais de crescimento. Para muitos, como no caso de Jaciely Oliveira, o programa é o início de uma trajetória transformadora que abre portas para o futuro.
Entre em contato e saiba como contratar um aprendiz para sua empresa.