Notícias

7 de fevereiro de 2025

Apoio pedagógico|Arte e Cultura|Esportes|Jovem Aprendiz|ONG's|Qualificação Profissional

Balanço 2024: Ramacrisna amplia atendimentos em 96% e transforma vidas com Projetos Sociais 

Mais de 200 mil atendimentos em projetos sociais foram realizados em 2024 impactando mais de 34 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

 

O ano de 2024 foi marcado por crescimento e impacto social para o Instituto Ramacrisna. Com um aumento significativo no número de atendimentos, a instituição reafirma seu compromisso com a inclusão, a educação e a qualificação profissional. Confira os principais resultados e conquistas:

Crescimento acima das expectativas

O Ramacrisna registrou 207.546 atendimentos, um crescimento impressionante de 96% em relação a 2023, oferecendo atividades esportivas, culturais, qualificação profissional e educação complementar para 34.366 pessoas. Além disso, ofereceu 2.860.166 refeições nutritivas e de qualidade nos Restaurantes Populares de Betim, Hospital Regional, Centro Materno Infantil, UPA Guanabara e UPA Teresópolis em parceria com a Prefeitura Municipal de Betim. Esses resultados reforçam o impacto das ações promovidas ao longo do ano.

O projeto Viva o Esporte, por exemplo, beneficiou 5.866 participantes, com 70.991 atendimentos em atividades esportivas, um aumento de 8% em relação ao ano anterior. Enquanto isso, projetos sociais como o  Projeto CASA alcançou 11.079 participantes em atividades de arte, cultura e esportes, totalizando 101.869 atendimentos, que mobilizaram toda cidade de Betim.

No CAER (Centro de Apoio Educacional Ramacrisna), 224 crianças e adolescentes participaram de atividades esportivas, culturais, aulas de informática e reforço escolar. Além disso, houve a doação de 27 computadores para alunos do projeto, ampliando o acesso à tecnologia e ao conhecimento.

O xadrez e o judô também brilharam em 2024. O xadrez contou com 124 participantes, conquistando 44 primeiros lugares em campeonatos. No judô, 154 alunos participaram, com 74 medalhas e 11 troféus conquistados em competições locais, estaduais e nacionais.

Inovação, qualificação profissional e cultura

No FabLab, 224 pessoas participaram de oficinas de robótica e programação enquanto os cursos de qualificação profissional atenderam 966 alunos em 13 modalidades diferentes. Além disso, o projeto Construindo o Futuro, realizado com apoio da Petrobras, certificou 430 participantes em cursos como Cabeleireiro, Barbeiro, Design de Sobrancelhas, entre outros,, impulsionando comunidades  e transformando vidas.

O programa de aprendizagem impactou 643 jovens contratados como aprendizes em 13 cidades, um aumento de 24% em relação a 2023. Destes, 300 receberam atendimento psicológico através do projeto “Se Cuida Jovem”, com um aumento de 253% comparado ao ano anterior. Além disso, tivemos 164 jovens efetivados pelas empresas. 

A Orquestra Filarmônica Ramacrisna realizou 46 apresentações para um público de mais de 18 mil pessoas.  E na Biblioteca, foram 3.550 atendimentos e 1.352 empréstimos de livros.

Gestão comprometida com o futuro

Em 2024, o Instituto Ramacrisna contou com 1.255 colaboradores, sendo 59% mulheres. Ao todo, foram realizadas 1.390 horas de treinamento para capacitação dos profissionais, fortalecendo a equipe e ampliando o impacto dos projetos.

Ao longo do ano, 14 empresas firmaram parcerias com o Ramacrisna, assim como a Prefeitura Municipal de Betim, que contribuiu de forma significativa para os resultados alcançados. Juntas, essas iniciativas reforçam a importância de unir esforços em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.

Assim, com esses resultados, o Instituto Ramacrisna se consolida como referência em projetos sociais e transformação social. O compromisso com a educação, cultura, esporte e empregabilidade segue forte para os próximos anos.  Vamos juntos construir um futuro melhor! Apoie nossas ações e faça parte dessa corrente do bem. Saiba como contribuir acessando nosso site!

 

compartilhar:


Notícias Relacionadas

Receba nossas notícias