Por Dentro do Ramacrisna|Produtora Antenados|Qualificação Profissional
Ex-aluno da primeira turma do Antenados construiu carreira sólida no audiovisual após formação no Ramacrisna.
Quando se fala em oportunidade e transformação, o Instituto Ramacrisna é referência. Um exemplo disso é a história de Nicanor Vieira Mendes, 33 anos. Isso porque, em 2007, ele fez parte do então Projeto Antenados.
Na época, era só um projeto para jovens interessados em jornalismo e comunicação. Apesar de ser uma iniciativa que ainda estava nascendo, foi ali que ele encontrou um caminho profissional que alinhou sua curiosidade com uma formação sólida e prática. Hoje, ele é repórter cinematográfico da Band Minas.
Nicanor fez parte da primeira turma do projeto que se tornaria a Antenados Produtora. “Moro no bairro Marimbá há 31 anos e sempre ouvi falar do Ramacrisna, muitas pessoas do bairro que estudavam ou faziam algum curso comentavam que a instituição oferecia aulas e cursos de capacitação gratuitos”, conta.
Foi então que ficou sabendo de um curso novo: um projeto onde jovens teriam a oportunidade de aprender noções básicas da área de comunicação com aulas de audiovisual e jornalismo. Ele não sabia, mas aquele projeto se tornaria a Antenados Produtora. Hoje, a iniciativa não só capacita jovens para atuar no mercado de audiovisual, como também oferece serviços de audiovisual de ponta para pessoas e empresasPara Nicanor, o curso não se resumia às aulas: era uma oportunidade. “A instituição foi fundamental no meu crescimento social e profissional. Por meio do Antenados, vivi experiências e aprendizados que contribuíram para o meu desenvolvimento como pessoa”, conta.
Logo após concluir o curso de audiovisual, Nicanor recebeu a indicação de um professor para sua primeira oportunidade de trabalho: uma vaga na TV Betim, emissora local, onde atuou por cerca de sete anos. Foi o primeiro emprego e, ao mesmo tempo, um marco que consolidou sua entrada no mercado.
Mas não parou por aí. Em seguida, passou a trabalhar na TV Band Minas, onde atua como repórter cinematográfico até o dia de hoje.
A história de Nicanor mostra um ciclo virtuoso: formação de qualidade, prática constante e entrada no mercado formal. “O Instituto teve grande impacto na minha vida, não apenas no começo. No curso aprendi minha profissão e outras funções que me ajudam a entender melhor o meu trabalho. O Ramacrisna foi essencial para o trabalho que exerço hoje”, reforça.
Hoje, ele planeja crescimento profissional, já está cursando jornalismo no ensino superior e sonha também em formar família.
O curso de audiovisual da Antenados Produtora foi estruturado para promover aprendizado consistente nas áreas de comunicação e produção audiovisual, combinando teoria e prática para que os estudantes saiam prontos para encarar os desafios do setor. As aulas contemplam:
Além disso, no final do curso, os participantes desenvolvem um trabalho prático de conclusão, que é uma oportunidade para aplicar conhecimentos técnicos, experimentar linguagens e construir um portfólio inicial. As aulas são presenciais, para pessoas entre 15 e 40 anos, que estejam pelo menos cursando o Ensino Médio.
Essa combinação de prática supervisionada e conteúdos atualizados cria um ambiente de aprendizagem em que os alunos desenvolvem repertório visual, domínio de equipamentos e softwares, por exemplo. Além disso, os alunos desenvolvem habilidades socioemocionais importantes para o trabalho em equipe e para a rotina de produção de conteúdo.
Pensando em fomentar o setor, gerar renda para o Instituto e abrir portas para jovens em situação de vulnerabilidade social, em 2014, o Projeto Antenados se tornou a Antenados Produtora.. O projeto social, que nasceu para oferecer a jovens a chance de se tornarem produtores de conteúdo e agentes transformadores da sociedade, cresceu e se tornou uma produtora de vídeos que, além das capacitações, passou a ofertar serviços de audiovisual para empresas e pessoas físicas por toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Alunos que passaram pelo projeto se tornaram funcionários e hoje estão à frente dos programas educacionais e profissionais da unidade. . Entre os clientes que já confiaram em seus projetos estão Porto Seguro, Fiat, BrazilFoundation e Petrobras, por exemplo. Essa frente de atuação fortalece a sustentabilidade do projeto, amplia o repertório dos alunos e comprova a qualidade do que é produzido dentro do Instituto.
Entre os serviços oferecidos estão:
Ao contratar a Antenados Produtora, você ajuda a transformar vidas, como a de Nicanor, unindo educação de qualidade, prática e rede de contatos. O Ramacrisna não apenas oferece conhecimento técnico, mas também um ambiente de acolhimento, orientação e protagonismo.
Faça parte dessa corrente do bem. Entre em contato e faça seu orçamento.