Notícias

10 de novembro de 2022

Doações|Notícias

Como sua doação ajuda a manter o Terceiro Setor?

O Brasil ocupa a posição 18 na lista dos países mais solidários do mundo, na World Giving Index 2022, da organização britânica Charities Aid Foundation. Para se ter uma ideia, as doações já ultrapassaram a marca de R$ 1 bilhão doado em 2022, de acordo com o Monitor das Doações, ferramenta da ABCR. 

Deste valor, 3% foram utilizados em emergências, como as enchentes do começo do ano em Recife e Petrópolis. Já os outros 97% são destinados ao desenvolvimento do país. Ou seja, grande parte do montante das doações serve para a manutenção de serviços do Terceiro Setor. 

Essas organizações sem fins lucrativos atuam em prol do bem-estar social e da cidadania, oferecendo acolhimento e suporte para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, o Terceiro Setor chega aonde o Estado não chega.

E as doações são fundamentais para garantir a continuidade das organizações. Mais da metade, 52%, têm as doações privadas como fonte de recurso e para 24%, as doações são a principal fonte.

Nosso trabalho

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil tem mais de 800 mil organizações do Terceiro Setor. O Instituto Ramacrisna é uma delas. Com mais de 60 anos de história, o instituto oferece qualificação profissional, programas de aprendizagem, inserção digital, atividades de esporte, lazer, cultura e educação para crianças, jovens e adultos de 13 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Além disso, o Ramacrisna atua na garantia da alimentação diária e saudável para seus alunos, com a distribuição de almoços e lanches. Ao longo das seis décadas de história, o Instituto já transformou a vida de quase 2 milhões de pessoas. 

Apesar de possuir projetos de autossustentabilidade, como a fábrica de Cercas Ramacrisna, o trabalho só é possível graças à contribuição de patrocinadores, apoiadores e parceiros. 

Para se ter uma ideia, só no ano passado, o Ramacrisna realizou 3.676 atendimentos diretamente na sede do Instituto e contribuiu para a distribuição de 12.540 doações. Além disso, outros 20.543 atendimentos contaram com a parceria da prefeitura de Betim e mais 1.053 com o patrocínio da Petrobras.

As doações de alimentos, produtos de higiene, limpeza, roupas, tênis e livros beneficiaram mais de 50 mil pessoas. Para isso, o Ramacrisna contou com 12.540 doações vindas de parceiros e entregues às famílias. 

Como contribuir para o Terceiro Setor

Existem várias formas de fazer sua doação para o Instituto Ramacrisna. Atualmente, pessoas físicas e jurídicas podem contribuir on-line, via pix ou paypal, ou por boleto bancário. Para isso, basta clicar aqui, escolher a forma de doação e contribuir com qualquer valor. 

Outra forma é pelo Imposto de Renda, contribuindo via Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA).  Ou seja, é uma porcentagem do valor que iria para o Governo, você pode destinar para uma Instituição Social.Você não paga nada a mais por isso. 

Quem vai definir esse percentual é a legislação. Sendo que a Lei federal prevê as seguintes regras:

  • Para pessoas jurídicas, com tributação de acordo com o lucro real da empresa, podem destinar até 1% do imposto devido à Receita Federal;
  • Já as pessoas físicas podem doar de 3% até 6% do imposto de renda a depender do momento e de como essa doação será feita.
  • 6% dentro do ano calendário. As destinações diretamente aos fundos feitas em um ano-calendário somente são informadas na Declaração do Imposto de Renda do ano seguinte. Assim, um depósito na conta do FDCA feito no ano de 2022 somente deve ser informado na DIRPF do exercício 2023, ano-base de 2022. Se no ano anterior tiver doado, na hora da declaração não poderá doar mais, somente se restar um saldo que chegue em 3% no máximo;
  • Outra possibilidade é realizar a destinação no ato  da Declaração do IRPF, neste caso o valor é limitado a apenas 3%. Dessa maneira, o cálculo desse valor é feito, automaticamente, pelo sistema de entrega da declaração da Receita Federal nesta prestação de contas ao fisco. Esta possibilidade só é possível para quem faz a declaração no formato completo.
compartilhar:

Receba nossas notícias