Notícias

28 de abril de 2023

Cases|Qualificação Profissional

Por dentro do Ramacrisna: conheça a história de Isabela Machado 

O Por Dentro do Ramacrisna dessa vez traz uma história de superação e empreendedorismo. Um relato que mostra como, mesmo nas horas mais difíceis, é preciso acreditar. E também, como, em muitos momentos, tudo que uma pessoa precisa é de oportunidades. 

Essa é a história de Isabela Machado, uma empreendedora que redescobriu o significado de viver através de um projeto do Instituto Ramacrisna. 

Siga a leitura e conheça essa emocionante história. 

Empreendedorismo,  estudo e problemas 

Empreender no Brasil não é fácil. Principalmente  em uma pequena cidade do interior. Mas isso não foi obstáculo para Isabela. Muito jovem ainda, ela foi atrás do que mais gostava: o universo da moda. E assim, abriu uma pequena loja, perto de sua casa, em Igarapé, Minas Gerais, o Zabelí Brechó.

Ela manteve a loja o quanto pôde, mas quando entrou na faculdade teve que  deixar o sonho de lado e se dedicar ao seu futuro. Foi estudar Arquitetura e Urbanismo. Tudo parecia estar encaminhado: quatro  anos de faculdade, um emprego depois e uma vida feliz.

Mas, é claro que as coisas nunca são simples assim. Depois de se formar, ela descobriu que o mercado de trabalho pode ser cruel. Mandou currículos, bateu de porta  em porta, mas não conseguiu espaço. 

Uma pedra no meio do caminho 

À essa altura, ela já não andava bem. Vivia triste, desanimada. Mas no fim de 2021 a situação ficou insustentável. Isabela teve um surto psicótico. Foi internada em uma instituição psiquiátrica e começou um longo tratamento. 

Ela diz que, “No início de 2022, eu tomava remédios de doze em doze horas, para ficar, assim, dopada. era vigiada 24 horas por dia, para não chegar a, de fato, cometer alguma besteira”. 

Mas aos poucos ela foi melhorando e decidiu reabrir sua loja. Não foi uma decisão fácil. Como não estava bem, ela acabou se endividando e novamente se viu em uma situação difícil.

Foi aí  que o Instituto Ramacrisna entrou em sua vida. 

Ampliando Fronteiras e mudando vidas 

Um dos projetos do Ramacrisna é o Ampliando Fronteiras, realizado em parceria com a BrazilFoundation e a prefeitura de Igarapé. Seu objetivo é capacitar jovens da cidade em diversas áreas.

Em meados de 2022, o Projeto foi renovado e entrou em uma nova fase, com foco no empreendedorismo, ofertando formação profissional e empresarial para 90 jovens, com idade entre 18 e 29 anos, moradores da cidade.

Utilizando a metodologia do Sebrae, foram disponibilizados o curso Bootcamp – Empreendedorismo em ação e a oficina Como ser MEI na Prática. Após isso, 15 jovens foram selecionados para receber uma consultoria exclusiva de Modelagem de Negócios e um apoio financeiro no valor de R$15 mil para investir em seus empreendimentos. 

Oportunidade única 

Foi quase por acaso, que Isabela começou a fazer o Bootcamp. “Eu fiquei sabendo através de uma amiga, sobre o curso que teria. E lá fui eu. Passei a fechar a porta do Brechó na parte da tarde, para poder estudar.”

Seu grande interesse era, além do aprendizado, ganhar o aporte financeiro  que a ajudaria a sair da situação complicada que se encontrava . Ela se dedicou ao máximo. Frequentou todas as aulas, estudou a fundo e fez o trabalho mais importante da sua vida. E deu certo.

Isabela foi uma das 33 selecionadas para a segunda etapa, onde apresentou  seu negócio e mostrou  como ele iria impactar a cidade.

“Eu foquei em falar sobre a sustentabilidade, porque o Brechó hoje é fundamental até contra as grandes empresas, que fabricam toneladas de roupas, que demoram décadas para se decompor. São a 3ª  indústria mais poluente do mundo.”

Novo começo 

E tanto esforço valeu a pena. Ela foi uma das 15 selecionadas  e pôde investir, de verdade, em seu sonho e mudar de vez a sua vida 

“No dia, eu até pedi a palavra para explicar a minha história. Como a minha vida virou de ponta a cabeça E que, aquela escolha, era Deus me mostrando que eu tinha mais tempo aqui. Sair do limbo e ser reconhecida como empreendedora foi muito importante.”

O aporte  foi dividido em 3 parcelas. Com a primeira, ela quitou as dívidas, comprou tintas e transferiu  o Brechó para o centro de Igarapé. Já com a segunda parcela, ela investiu em estrutura, comprou um frigobar e um software de controle financeiro, e  reforçou  o estoque. E ela já planejou a entrada da terceira parcela , que será utilizada  para melhorar o seu computador e aumentar ainda mais o número de roupas.

Contribua com o Ramacrisna 

Sabia que você pode nos ajudar a construir histórias como essa? 

O Instituto Ramacrisna foi fundado há 64 anos e atua em 11 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Através de parcerias, negócios próprios e doações, desenvolve projetos nas áreas de lazer, cultura, esporte, cursos profissionalizantes, apoio educacional e de aprendizagem para crianças, adolescentes e adultos. 

Existem várias formas de fazer sua doação. Pessoas físicas e jurídicas podem contribuir on-line, via pix ou paypal, ou por boleto bancário. Para isso, basta clicar aqui, escolher a forma de doação e contribuir com qualquer valor. 

Outra forma é pelo Imposto de Renda, contribuindo via Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA).  Ou seja, é uma porcentagem do valor que iria para o Governo, você pode destinar para uma Instituição Social.Você não paga nada a mais por isso.

compartilhar:

Receba nossas notícias