Notícias

3 de março de 2022

Doações|Eventos|Notícias

Conheça os benefícios dos brinquedos educativos para o desenvolvimento infantil

Brincar é um direito de todas as crianças. Mas, além de diversão, ao brincar, é possível fomentar aspectos físicos, sociais e mentais. E, quando a criança se diverte com os brinquedos educativos, os resultados são ainda melhores.

São exemplos de brinquedos educativos os blocos de montar, os jogos de tabuleiro, os fantoches e os quebra-cabeças.

Esses brinquedos ajudam a estimular diversas habilidades. Tudo isso por meio de jogos, exercícios e outras atividades divertidas. Eles podem entreter não apenas meninos e meninas, mas também os adultos da família.

Conheça os benefícios dos brinquedos educativos e saiba quais são os mais indicados para cada idade.

Como os brinquedos educativos ajudam as crianças?

Ao utilizarem brinquedos educativos, as crianças desenvolvem a coordenação motora, o uso da força e o equilíbrio. Além disso, também existe um ganho cognitivo. Ou seja, melhoram o raciocínio, a atenção, a expressão, o pensamento crítico e a memória.

Mais do que isso, os brinquedos educativos têm um papel fundamental na na sociabilidade e na interatividade entre as crianças da mesma idade. Dessa forma, os jogos ajudam os pequenos a superar a timidez e a serem mais comunicativos.

As vantagens são ainda maiores nos jogos em dupla ou em grupo. Uma vez que essas atividades ajudam a colaboração e a cooperação entre as criançasAlém dissoelas aprendem a conviver com diferentes pontos de vista.

Por fim, ao se divertir com os brinquedos educativos, as crianças têm mais facilidade em captar informações. Dessa forma, fica mais fácil para aprender matemática, português ou ciências, por exemplo. 

De olho na idade

Para ter esses ganhos, pais e responsáveis devem escolher brinquedos de acordo com a recomendação para a idade. Além de ajudar no desenvolvimento da criança, tomar esse cuidado também é uma forma de segurança. Brinquedos com muitas peças podem, por exemplo causar engasgos em crianças pequenas. É o caso dos quebra-cabeças e jogos de tabuleiro.

Para saber se um brinquedo é adequado, observe a indicação do fabricante e siga as seguintes orientações:

  • até 2 anosestimule a visão, a audição, a fala e o reconhecimento. Para essas crianças são ideais os brinquedos com sons e peças grandes e coloridas. Como os fantoches, os tapetes e os cubos com desenhos de animais ou letras, por exemplo;
  • entre 2 e 4 anostrabalhe a coordenação motora, o raciocínio lógico e a concentração. Para isso, opte por quebra-cabeças e blocos de montar;
  • acima de 5 anos –  os brinquedos educativos devem incentivar o lado lúdico e fortalecer os músculos, o tato, o equilíbrio e a interação com outras crianças. Assim, as amarelinhas, as massinhas de modelar e até os jogos de tabuleiro são boas opções.

Doação de brinquedos educativos

Com frequência, o Intituto Ramacrisna promove ações de distribuição de brinquedos educativos a parceiros e à comunidade. Em 2002, somente com o projeto Construindo o Futuro, foram feitas 189 doações nas Creches Bom Pastor e Mãe Trabalhadora e na Educação Infantil Santa Cecília.

O projeto Construindo o Futuro existe desde 2020. E é realizado pelo Instituto Ramacrisna com patrocínio da Petrobras. O programa conta com qualificação profissional, atividades esportivas e culturais, oficinas de formação humana e atividades para a primeira infância. O projeto é voltado para pessoas em vulnerabilidade social, com idade entre 3 e 40 anos. O objetivo é promover a inclusão social e o protagonismo da população residente nos bairros vizinhos à REGAP, em Betim, Ibirité e Sarzedo.  

Conheça nossos projetos e nos ajude a transformar a vida de mais crianças.

compartilhar:

Receba nossas notícias