Notícias

27 de dezembro de 2023

Cases|Qualificação Profissional

Cursos profissionalizantes gratuitos em Betim

Ainda dá tempo de se inscrever para as formações de janeiro

Quando Jaine Barbara Menezes Oliveira, de 27 anos, se inscreveu no curso de Trancista, buscava apenas uma habilidade nova para usar nos próprios cabelos. Foi no Projeto Construindo o Futuro, realizado pelo Instituto Ramacrisna em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, que ela entendeu que, ali, nascia uma profissão. “Assim que acabou o curso, comecei a atender algumas vizinhas e familiares, e entendi que o que aprendi não deveria ficar só para mim”, conta. Os atendimentos começaram com o kit que ela recebeu ao final do curso, junto com o certificado. “Quando as aulas começaram, eu não estava trabalhando, mas minha mente foi se abrindo para a possibilidade de começar uma nova carreira. Então, criei um perfil profissional nas redes sociais e comecei a montar uma cartela de clientes, que foi crescendo. Em dezembro minha agenda ficou lotada”, comemora a nova empreendedora.

Jaine é uma das 573 pessoas que se certificaram nos cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo Instituto Ramacrisna em 2023. Ao todo, foram 27 turmas capacitadas em 9 cursos de formação, um total de 4.310 horas de aprendizado voltado para jovens e adultos em situação de risco pessoal e social da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Agora, o Ramacrisna abre processo seletivo para novas turmas, com início em janeiro. Todas as capacitações são gratuitas, com certificado ao final. Confira detalhes de cada curso.

Bootcamp – Empreendedorismo em ação

Exclusivo para moradores do bairro Imbiruçu (Betim) que desejam começar ou aprimorar seus negócios, o Bootcamp é dividido em duas frentes: instrutoria e consultoria. O percurso de formação empreendedora conta com encontros, oficinas e mentorias. Voltado para pessoas de 18 a 45 anos, com ensino fundamental completo. Aulas presenciais nos turnos da manhã, tarde e noite de 15 a 31/01, realizadas no próprio bairro Imbiruçu. Inscrições até 04/01 no site do Ramacrisna, onde você também encontra todos os detalhes sobre o curso. Ao todo, o Bootcamp vai capacitar 60 jovens empreendedores, dos quais 10 serão selecionados para receber uma consultoria exclusiva e apoio financeiro para seus projetos.

Soldagem

Formará profissionais para atuar em diversos processos de soldagem (Mig Mag, Tig, Ele.trodo e Oxicorte). Vagas prioritárias para moradores de Betim, de 18 a 50 anos de idade, com ensino fundamental completo. As aulas são presenciais, no turno da tarde ou da noite, com início em 15/01 e encerramento em 03/05. Inscrições até 09/01. Mais informações no site.

Mecânica Automotiva

Os alunos serão preparados para elaborar planos de manutenção e fazer manutenções de motores, sistemas e partes de veículos automotores. Também aprenderão a substituir peças, reparar e testar o desempenho de componentes e sistemas de veículos. Vagas prioritárias para moradores de Betim, de 18 a 50 anos de idade, com ensino fundamental completo. As aulas são presenciais, no turno da tarde ou da noite, com início em 15/01 e encerramento em 03/05.  Inscrições até 09/01. Mais informações no site.

Eletricista de Instalações

Os profissionais serão habilitados para atuar em diversos processos da elétrica residencial, inclusive a execução de projetos. Também terá os módulos de comandos elétricos industriais, normas de segurança, além de módulo sobre energia fotovoltaica. Vagas prioritárias para moradores de Betim, de 18 a 50 anos de idade, com ensino médio. As aulas são presenciais, no turno da noite, com início em 05/02 e encerramento em 28/06.  Inscrições até 28/01. Mais informações no site.  

Tecnologia e Programação – Meninas em Rede

As alunas aprendem os conceitos de lógica de programação, comandos de decisão e controle, laços de repetição e banco de dados, além de desenvolver aplicativos para celular e sites funcionais de acordo com os padrões atuais do mercado, utilizando linguagens como HTML, CSS e JavaScript. Vagas para meninas a partir de 14 anos de idade, cursando o ensino médio. Aa aulas são presenciais e acontecem 2 vezes por semana durante a manhã, com início em 16/01 e encerramento em 31/05. Inscrições até 07/01 pelo site do Instituto.

Robótica + Programação – Web & Mobile

Em aulas práticas e dinâmicas, os alunos aprendem os conceitos de lógica de programação, com uso de variáveis e funções, comandos de decisão e controle, laços de repetição e banco de dados, além de desenvolver aplicativos para celular e sites funcionais de acordo com os padrões atuais do mercado, utilizando linguagens como HTML, CSS e JavaScript. Vagas para estudantes a partir de 14 anos de idade, cursando no mínimo o 1º ano do ensino médio. Aulas presenciais e acontecem 2 vezes por semana durante a tarde, com início em 16/01 e encerramento em 14/06. Inscrições até 07/01 pelo site do Instituto.

Impressão 3D + Robótica

As aulas ensinam técnicas necessárias para criar e modelar desenhos tridimensionais através de programas modeladores. No curso de robótica educacional, o aluno desenvolve criatividade e raciocínio através da montagem e programação dos robôs. Vagas para estudantes a partir de 16 anos de idade, cursando o ensino médio. Aulas presenciais e acontecem 2 vezes por semana durante a tarde, com início em 16/01 e encerramento em 31/05. Inscrições até 07/01 pelo site do Instituto.

Sobre o Ramacrisna

O Instituto foi fundado em 1959, pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva, e já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas de 12 cidades da Grande BH nos últimos 64 anos. Localizado em Betim/MG, o Ramacrisna desenvolve projetos de aprendizagem, profissionalização, cultura, de geração de trabalho e renda, de tecnologia, de esporte e lazer, entre outros.

O Ramacrisna possui uma parceria com a Fundação Dom Cabral desde 2008, com o objetivo de capacitar os gestores e implementar ferramentas gerenciais para melhoria de processos internos e já recebeu diversas premiações que atestam sua competência em gestão: entre elas está o ranking internacional: o Thedotgood (antigo NGO Advisor) por 2 anos seguidos (2022 e 2023).  Em 2023, pelo sétimo ano consecutivo, figura entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ) e o Instituto Doar.

Desde 2019 possui o selo ONG Transparente com conceito A+ (a nota mais alta concedida pelo Selo) que audita e reconhece as organizações da sociedade civil que seguem parâmetros internacionais de gestão e transparência e em 2018 foi eleita a melhor Organização de Assistência Social do país, ambas concedidas pelo Instituto Doar.

compartilhar:

Receba nossas notícias