Notícias

14 de abril de 2022

Esportes|Notícias

Descubra os benefícios do esporte para o desenvolvimento das crianças

Melhorias na saúde, no aprendizado, no desenvolvimento social e na promoção da paz nas comunidades são apenas alguns benefícios do esporte. Por isso, a Organização das Nações Unidas criou o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz, celebrado no mês de abril, ressaltando a importância do acesso ao desporto por pessoas de todas as idades, no mundo inteiro.

Por aqui, o Projeto Construindo o Futuro, realizado com patrocínio da Petrobras, oferece oito modalidades para crianças e adolescentes dos bairros Imbiruçu, Petrovale e Colônia Santa Isabel.

Saiba mais sobre o papel das atividades físicas para o desenvolvimento e a paz e os principais benefícios dos esportes praticados pelos alunos do Construindo o Futuro.

Saúde, educação e desenvolvimento pessoal

O esporte traz diversos benefícios para quem pratica. No caso das crianças, ele favorece o aprendizado de habilidades, como a disciplina, a confiança e a liderança, por exemplo. Além disso, ele ensina princípios fundamentais, como a tolerância, a cooperação e o respeito. Bem como mostra o valor do esforço e como lidar com a vitória e com a derrota. 

Além disso, há diversos benefícios do esporte para a saúde física e mental. De acordo com especialistas, a atividade física é uma das melhores formas de medicina preventiva, podendo reduzir drasticamente os gastos com saúde e medicamentos. 

Do ponto de vista do corpo, a prática do esporte melhora o bem-estar, aumenta a expectativa de vida e reduz o risco de desenvolver diversas doenças, como diabetes, câncer, problemas cardiovasculares, depressão e até distúrbios de concentração. 

O esporte também educa as pessoas sobre o próprio corpo, aumentando o nível de consciência e de respeito com si mesmo e com os outros, promovendo uma vida saudável e prevenindo doenças infecciosas, como as ISTs e até a covid-19.

As pessoas fisicamente ativas também tendem a melhorar a alimentação, consumir menos álcool, tabaco e outras drogas. Ou seja, o esporte é um método eficaz de prevenção de doenças desencadeadas por esses hábitos.

Já na educação, o esporte auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico, por conta da rápida tomada de decisões e definição de estratégias. Dessa forma, crianças e adolescentes que praticam esportes têm mais facilidade em assimilar o conteúdo da escola, propiciando melhor aprendizado.

Da mesma forma, a prática de esportes ao ar livre aumenta a consciência e o respeito com o meio ambiente, ensinando as pessoas sobre a importância de uma paisagem limpa, saudável e preservada 

Por isso, a ONU considera o esporte como fundamental para o desenvolvimento de uma criança. Além de ensinar valores como a cooperação e o respeito, traz melhorias para a saúde, reduz a probabilidade de doenças e é uma força econômica que gera emprego e contribui para o desenvolvimento local. Além disso, reúne indivíduos e comunidades, servindo de ponte entre as diferenças culturais e étnicas.

Mais benefícios do esporte

Ao incentivar a prática esportiva, também se promove a integração social e a tolerância, ajudando reduzir a tensão e gerar o diálogo. Além disso, o poder de organização e reunião do esporte faz com que ele se torne uma ferramenta muito eficaz para a comunicação, conscientização e resolução de conflitos.

Assim, muitos dos valores inerentes ao esporte também são os princípios necessários para o desenvolvimento individual e coletivo e para a paz. É o caso do jogo justo, da cooperação, do compartilhamento e do respeito, por exemplo. 

O esporte também é uma alternativa saudável de lazer, reduzindo as chances de envolvimento com drogas ou o crime e a perpetuação da violência. Ao mesmo tempo, o esporte ajuda a melhorar a empregabilidade, especialmente entre os jovens. Isso porque é uma forma de ensinar habilidades importantes para a vida profissional, tais como o trabalho em equipe, a liderança, a disciplina e o valor do esforço. 

Além disso, a prática é um componente-chave da vida social, envolvendo diretamente as comunidades. Isso porque une as pessoas de uma maneira divertida e participativa.

Ou seja, essas habilidades que são aprendidas pelo esporte ajudam a empoderar os indivíduos, levando a um aumento do bem-estar psico-social, da auto-estima e dos relacionamentos com outras pessoas

Esses benefícios do esporte atingem pessoas de todas as idades, mas são ainda mais importantes no desenvolvimento saudável de crianças. 

O esporte fornece aos jovens um espaço próprio, tanto fisicamente como emocionalmente, o que é especialmente importante para as meninas. Por meio do esporte, essas crianças e adolescentes têm a chance de serem líderes e de melhorar sua autoconfiança e auto-estima. Quando as meninas começam a praticar esportes, também adquirem novas relações interpessoais e acesso a novas oportunidades, permitindo que se tornem mais envolvidas na escola e na vida da comunidade.  

Construindo o Futuro

O Projeto Construindo o Futuro é desenvolvido pelo Instituto Ramacrisna, com o patrocínio da Petrobras. As atividades são gratuitas e realizadas nos bairros Imbiruçu, Colônia Santa Isabel e Petrovale, vizinhos à REGAP, em Betim-MG.

Ao todo, o projeto vai beneficiar diretamente 3.240 pessoas e outras 16.200, indiretamente, incluindo familiares e participantes dos eventos e torneios. 

O objetivo Construindo o Futuro é promover ações de qualificação profissional, oficinas de promoção integral e formação humana e atividades esportivas, culturais e de conscientização ambiental, voltadas para crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 3 e 40 anos. 

Assim, as atividades funcionam como forma de inclusão social e de protagonismo da população, contribuindo para um processo socioeducativo transformador do indivíduo e de toda a sociedade, além de promover o desenvolvimento sustentável da comunidade onde estão inseridos.

Os cursos profissionalizantes já foram realizados. Nesta nova etapa do projeto, o foco são as vivências esportivas e culturais. O público-alvo das ações são crianças, adolescentes e jovens, prioritariamente, os que estejam com defasagem escolar – idade/série. 

Durante a prática esportiva, é utilizado o método recreativo, que promove maior interação dos participantes e, destes, com o instrutor. Isso porque objetiva a abordagem lúdica das atividades e propicia aos alunos prazer, criatividade, motivação, reduzindo o nível de ansiedade e de estresse, promovendo melhor aprendizado e interesse pelo esporte.

Ao todo, são oito atividades esportivas:

  • basquete;
  • futebol de campo;
  • futsal;
  • vôlei;
  • peteca;
  • capoeira;
  • zumba;
  • balé.

Como participar do projeto Construindo o Futuro?

As atividades são divididas em três núcleos. No núcleo Petrovale, há vagas para futebol de campo, futsal e vôlei, podendo participar crianças e jovens de 6 a 17 anos. Já no Núcleo Colônia Santa Isabel, as atividades serão basquete, futsal, balé e zumba, também direcionadas para crianças de 6 a 17 anos.

Para participar, é preciso fazer inscrição presencialmente ou pelos telefones: 3596-3588 (Petrovale) e 3531-5585 (Colônia Santa Isabel).

No Núcleo Imbiruçu, as atividades ocorrem nas escolas municipais Sebastiana Diniz Mattos Cardoso e Abílio Gomes da Costa e são exclusivas para os alunos dessas instituições. 

Para tirar dúvidas sobre o projeto ou para incentivar a vida esportiva de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, entre em contato conosco.  

compartilhar:

Receba nossas notícias