Notícias

23 de fevereiro de 2021

Notícias|ONG's|Qualificação Profissional

Dia do Rotariano: conheça a parceria de sucesso com o Ramacrisna

Há 116 anos, o Rotary Club desenvolve projetos voltados para a alfabetização, promoção da paz, saúde e disponibilização de recursos hídricos, se consolidando como uma das maiores ONGs do mundo. Em 23 de fevereiro, é celebrado o Dia do Rotariano no Brasil, data que relembra a fundação do Rotary Club no nosso país e reforça a importância do papel exercido não só por essa, mas por todas as ONGs e instituições voltadas para a sustentabilidade social.

Desde 2010, o Rotary é um dos grandes parceiros do Instituto Ramacrisna. A organização atuou em projetos como: Futuro Promissor, Robótica Educacional, entre outros. Vamos contar um pouco da história dessa parceria de sucesso.

>> Leia mais: Descubra meios para alcançar a autossustentabilidade no Terceiro Setor

 

A origem do Rotary Club

O Rotary foi fundado em 1905, na cidade de Chicago, pelo advogado americano Paul Harris. A ideia inicial era que o clube fosse voltado para a construção de amizades entre pessoas de diferentes ocupações, mas com o tempo, a instituição começou a se voltar para projetos humanitários.

Com o tempo, o Rotary se transformou em uma instituição internacional. Hoje, são mais de 35 mil Rotary Clubs espalhados por 218 países.

A organização trabalha com diversos programas de assistência social, desenvolvimento comunitário, bolsas de estudos, entre outras ações voltadas para a transformação social. Os projetos são desenvolvidos em parceria com empresas e ONGs, como o Ramacrisna.

“Não restou muito para que façamos neste mundo, no entanto, o pouco que restou é de infinita importância. Foi atribuída a nós a tarefa de manter a ordem e a decência nesse nosso pequeno e aconchegante mundo”, Paul Harris.

Parceria com o Ramacrisna

O primeiro projeto da parceria entre o Ramacrisna e o Rotary Club foi o Futuro Promissor, iniciativa que capta recursos para a aquisição e montagem de kits de material escolar, fornecidos para crianças em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Ramacrisna.

O Rotary também subsidiou o projeto Robótica Educacional. A atividade consiste em inventar, programar, montar e movimentar um robozinho através do uso de kits programáveis, softwares, protoboards, fios, sensores, placas e motores. Ela exercita o raciocínio lógico, propicia o trabalho colaborativo, compartilhamento de dados e prepara crianças e jovens para a vida.

Aluno mexendo com sistema robotizado e sorrindo para a câmera

A instituição também colaborou com cursos profissionalizantes do Ramacrisna, como o Robótica Industrial e o Eletricista de Instalação, Montagem e Manutenção de Usinas Fotovoltaicas, voltados para jovens e adultos.

Além de desenvolver projetos e cursos, as organizações estão conectadas por suas lideranças, que participam ativamente das atividades do Rotary e do Ramacrisna, e pelos sonhos compartilhados entre as duas.

Casal de jovens com camisa do curso observando o equipamento

Sucesso nos objetivos

De acordo com Tulho Henrique, presidente do Rotary Club de Belo Horizonte – Liberdade, a parceria com o Ramacrisna é extremamente importante para o objetivo da organização, que é trazer mais oportunidades para a comunidade local.

“Juntos, conseguimos desenvolver e implementar diversos projetos, a maioria ainda em vigência, atendendo inúmeras pessoas […] Conseguimos, então, por meio do Ramacrisna, ter uma atuação na comunidade da forma mais efetiva possível”, afirma.

Para Tulho, a parceria com o Ramacrisna também potencializa o surgimento de novos projetos, alinhados com os sonhos das duas instituições.

“Vislumbramos desenvolver ainda mais projetos e aumentar nosso impacto local. Analisando nosso histórico, posso dizer que temos especial interesse nas áreas de educação e desenvolvimento profissional, que são áreas que casam muito bem com as atividades do Ramacrisna.  Desenvolver pessoas é especialmente importante para a melhoria da nossa comunidade”, completa.

Esperamos que a história do Rotary inspire outras pessoas na busca pelo bem comum e pelo desenvolvimento social. Todos podem fazer a diferença!

Também quer fazer parte da transformação? Conheça o trabalho do Instituto Ramacrisna e descubra as formas de apoiar nossos projetos e iniciativas.

compartilhar:

Receba nossas notícias