O Instituto Ramacrisna


Quem Somos

O Instituto Ramacrisna é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, sem vínculos religiosos ou partidários, fundada em 1959, pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva, falecido em 1993. Nossa instituição é composta por conselhos deliberativo e fiscal e dirigida por uma diretoria executiva.

Há mais 60 anos, desenvolvemos projetos de aprendizagem, profissionalizantes, culturais, de geração de trabalho e renda, de tecnologia, de esporte e lazer, entre outros, para comunidades em situação de vulnerabilidade social de 12 cidades da Região Metropolitana de BH.

Somos referência em projetos de autossustentabilidade com o trabalho desenvolvido na nossa fábrica de telas de arame. O lucro obtido com as vendas é destinado ao setor social do Ramacrisna, garantindo mais autonomia e uniformidade no atendimento às pessoas amparadas pelos projetos.


História

O jornalista Arlindo Corrêa da Silva sempre teve o sonho de contribuir com a sociedade e ajudar o próximo. Ele veio para Minas na década de 40 e, em meados da década de 50, percebendo que a educação era o melhor caminho para prevenir problemas sociais, iniciou os trabalhos com oito crianças, levando meninos de rua para sua própria casa, em Belo Horizonte.

Em 1959, registrou a Organização Social em cartório, com o nome do filósofo indiano Sri Ramakrishna, ecumenista que viveu o século 19 e pregava o trabalho social como forma de transformação do ser humano.

Com tantas crianças, o espaço se tornou insuficiente e ele contou com a participação de amigos para comprar alguns lotes em Betim. Em 1960 foi iniciada a construção dos prédios, já em 1963, o primeiro prédio foi inaugurado e, no ano seguinte, o segundo, que funcionou como internato até 1992.

O fundador partiu em 1993, mas deixou um conselho deliberativo que dirige o Ramacrisna.

Desde 1999, a Instituição vem desenvolvendo parcerias com as prefeituras de Betim e Esmeraldas, com o objetivo de potencializar suas ações nas áreas de alimentação a baixo custo, aumento do nível de escolaridade, capacitação profissional e assistência social.

arlindo
Arlindo Corrêa da Silva

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU


Área de atuação


Ações Interinstitucionais

Fazemos parte de várias redes, conselhos e fóruns para fortalecer a articulação entre empresas, poder público e organizações sociais, confira:

  • Federação Mineira das Fundações, Associações e Instituto de Direito Privado (FUNDAMIG)
  • Ministério Público de Minas Gerais / Centro de Apoio Operacional ao Terceiro Setor (CAO-TS)
  • Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CEMAIS)
  • Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (FECTIPA)
  • Conselho de Erradicação do Trabalho Infantil de Betim
  • Conselho Municipal de Educação de Betim
  • Conselho Municipal de Alimentação de Betim
  • Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente de Betim
  • Rede de Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Betim
  • Rede Estadual de Bibliotecas Comunitárias Sou de Minas Uai
  • Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias

Reconhecimentos


Nossos parceiros

Receba nossas notícias