Notícias

14 de outubro de 2022

Apoio pedagógico|Cases|Educação / Profissionalização

Dia dos professores: histórias dos instrutores

No dia dos professores, Janara Gomes e Guilherme Guimarães Nascimento compartilham conhecimentos com os alunos dos cursos do Ramacrisna.

No Instituto Ramacrisna, a educação é a chave para a transformação de vidas. Por isso, os professores e instrutores ocupam um local de destaque dentro da organização. São eles que são responsáveis por ampliar horizontes, dar novas oportunidades e levar conhecimento para crianças, adolescentes e adultos em vulnerabilidade social.

Neste dia dos professores, o Ramacrisna faz uma homenagem a todos aqueles que são o instrumento de transformação social. Conheça a história de dois de nossos instrutores.

Janara Gomes: paixão que dura mais de 20 anos no dia dos professores

Janara Gomes é uma das quase dois milhões de pessoas que tiveram a vida transformada pelo Ramacrisna. A história começou quando ela tinha seis anos e fez parte do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER), ainda durante o ensino fundamental. 

Entre a infância e a adolescência, foram muitos projetos. Mas, um deles teve um papel especial: o Adolescente Aprendiz. Essa foi a primeira oportunidade de emprego de Janara. Além das aulas no Instituto, teve a parte prática na empresa Unifort – que é parceira do projeto até hoje.

Já na vida adulta, Janara voltou ao Instituto. Dessa vez, como instrutora do projeto Construindo a Cidadania. Trata-se de uma turma-piloto de capacitação de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. 

“Foi um projeto muito importante para mim porque me ajudou a ver a sociedade de maneira diferente. Pois a gente trabalha com jovens que cumpriram a medida socioeducativa, que cometeram um ato infracional e tem essa quebra de paradigmas e preconceitos”, avalia Janara. 

Meses depois, se tornou funcionária do projeto Adolescente Aprendiz, como instrutora de aprendizagem. Assim, teve a oportunidade de ministrar aulas. Hoje, Janara vivencia outro lado do projeto de aprendizagem no Ramacrisna. Isso porque faz parte da equipe de coordenação pedagógica e atua na linha de frente do Adolescente Aprendiz. 

Professor Guilherme Guimarães Nascimento: vontade de ensinar

A história de Guilherme Guimarães Nascimento com o Ramacrisna se iniciou em 2019, quando ele Guilherme fez sua inscrição no processo seletivo do projeto Jovens de Futuro. A partir do curso, ele teve a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho como aprendiz. 

Nesse meio tempo, em agosto de 2021, ele se matriculou na graduação de Sistemas de Informação e, poucos meses depois, ficou sabendo de uma vaga de estágio no FabLab Ramacrisna e resolveu abrir mão do contrato de aprendiz. 

Ele participou de uma entrevista e conseguiu uma oportunidade ainda melhor: foi contratado como auxiliar de tecnologia no Instituto. Agora, ele compartilha tudo que aprende com os jovens que frequentam o espaço. “Na FabLab, eu aplico o que eu aprendi e pratico meu conhecimento a respeito da lógica de programação, sistema operacional e modelagem de dados, ensinando para as crianças do CAER – Centro de Apoio Educacional Ramacrisnae para as turmas de robótica”.

Ele conta que tem sido um período intenso de conhecimento em que pôde compreender como gosta de ensinar outras pessoas. “É um ambiente onde estou aprendendo sempre coisas novas e me desenvolvendo bastante como profissional e principalmente como pessoa. A sensação de ajudar as pessoas é algo muito bom e ensinar também é maravilhoso”, aponta.

Sobre o Ramacrisna

O Ramacrisna é uma instituição sem fins lucrativos que, há mais de 60 anos, desenvolve projetos na área de lazer, cultura, cursos profissionalizantes e de aprendizagem para crianças, adolescentes e adultos em vulnerabilidade social de 13 cidades da Região Metropolitana.

Ao todo, quase 2 milhões de pessoas já tiveram suas vidas transformadas pelos nossos projetos. Você pode contribuir para a melhorar a vida de diversas pessoas. Conheça nosso trabalho e faça sua doação.

compartilhar:

Receba nossas notícias