Notícias

29 de novembro de 2023

Apoio pedagógico|Notícias|Qualificação Profissional

Instituto Ramacrisna abre inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos

Aulas começam em janeiro

O Instituto Ramacrisna está com inscrições abertas para quatro cursos gratuitos de formação em diferentes áreas. Eles integram o Projeto Construindo o Futuro VI, desenvolvido em parceria com a Petrobras. Ao todo, são 50 vagas, voltadas para moradores do bairro Petrovale, em Betim, e das cidades de Ibirité e Sarzedo. Os alunos selecionados recebem uniforme e certificado de conclusão. Todas as informações estão disponíveis no site ramacrisna.org.br/nossos-cursos/.

 Confira os detalhes de cada curso: 

 Reforço Português e Matemática

As aulas são baseadas no currículo mínimo escolar e oferecem aos alunos condições de compreender e colocar em prática habilidades de Português e Matemática, contribuindo para melhorar a inclusão no cotidiano e no mercado de trabalho. As vagas são exclusivas para moradores de Ibirité e Sarzedo, de 16 a 45 anos de idade, com ensino fundamental completo. As aulas são presenciais, no turno da tarde, com início em 03/01 e encerramento em 30/01. Inscrições até 18/12 no site do instituto.

Manicure e Pedicure

As alunas vão aprender procedimentos de modelagem, cutilagem, hidratação, esmaltação e decoração de unhas, além de procedimentos como massagem para hidratação e SPA de pés e mãos. As vagas são exclusivas para moradoras de Ibirité e Sarzedo, de 16 a 45 anos de idade, com ensino fundamental completo. As aulas são presenciais, no turno da manhã, com início em 03/01 e encerramento em 30/01. Inscrições até 18/12 no site do instituto.

Recepção e Atendimento

O curso prepara profissionais para atender o público em geral, com noções de comunicação, cultura organizacional e regras básicas de etiqueta empresarial. Os participantes irão aprender técnicas de atendimento e conceitos de relacionamento interpessoal por meio de aulas práticas e estudos de casos. As vagas são exclusivas para moradores do bairro Petrovale, em Betim, de 16 a 45 anos de idade, com ensino fundamental completo. As aulas são presenciais, no turno da manhã, com início em 02/01 e encerramento em 29/01. Inscrições até 21/12 no site do instituto.

Trancista

As aulas preparam jovens e adultos para atuarem no mercado de trabalho como trancistas. Além de aprender técnicas diversas de tranças, os alunos vão receber noções sobre organização do ambiente e de processos de trabalho. Vagas exclusivas para moradores de Ibirité e Sarzedo, de 16 a 45 anos de idade, com ensino fundamental completo. As aulas são presenciais, no turno da tarde, com início em 22/01 e encerramento em 31/01. Inscrições até 18/12 no site do instituto.

Conheça o projeto

O projeto Construindo o Futuro – realizado pelo Ramacrisna em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, foi criado para promover qualificação profissional e educacional para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade. O projeto, atualmente em sua sexta edição, atende moradores dos bairros Imbiruçu e Petrovale, em Betim, e das cidades de Ibirité e Sarzedo – regiões vizinhas à REGAP, em Betim.

A sexta edição, lançada em 2023, beneficia diretamente 4.362 pessoas, mas seu alcance é muito maior, ultrapassando 17 mil beneficiados entre familiares e participantes dos torneios e eventos. Todas as atividades são gratuitas e contribuem para ajudar a transformar realidades por meio do trabalho, esporte e cultura, além de incentivar o empreendedorismo e o protagonismo dos moradores dessas comunidades. Saiba mais no site.

 Sobre o Ramacrisna

O Instituto foi fundado em 1959, pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva, e já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas de 13 cidades da Grande BH nos últimos 64 anos. Localizado em Betim/MG, o Ramacrisna desenvolve projetos de aprendizagem, profissionalização, cultura, de geração de trabalho e renda, de tecnologia, de esporte e lazer, entre outros.

O Ramacrisna possui uma parceria com a Fundação Dom Cabral desde 2008, com o objetivo de capacitar os gestores e implementar ferramentas gerenciais para melhoria de processos internos e já recebeu diversas premiações que atestam sua competência em gestão: entre elas está o ranking internacional: o Thedotgood (antigo NGO Advisor) por 2 anos seguidos (2022 e 2023).  Em 2023, pelo sétimo ano consecutivo, figura entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ) e o Instituto Doar.

Em 2021, conquistou o Selo A+ que audita e reconhece as organizações da sociedade civil que seguem parâmetros internacionais de gestão e transparência. Em 2020 recebeu o selo ONG Transparente, e em 2018 foi eleita a melhor Organização de Assistência Social do país, todas concedidas pelo Instituto Doar.

 

compartilhar:

Receba nossas notícias