Notícias

29 de junho de 2021

Notícias|ONG's|Tecnologia e Inovação

O avanço da tecnologia no terceiro setor

Em um mundo cada vez mais conectado, quem abraça as mudanças tecnológicas sempre sai na frente. Essa ideia é muito forte na iniciativa privada, mas também vale para as organizações sem fins lucrativos. Por isso, o avanço da tecnologia no terceiro setor foi uma das questões mais importantes para o Ramacrisna, desde antes do início da pandemia da Covid-19.

De acordo com um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), cerca de 2,3 milhões de pessoas são empregadas pelo terceiro setor no Brasil. Esse dado reflete a importância das OSCs para a economia brasileira, especialmente em um contexto de alta no desemprego, observado nos últimos anos.

Para gerar oportunidades de emprego e educação, é preciso seguir as tendências da tecnologia mundial. Neste artigo, vamos falar sobre as inovações tecnológicas adotadas pelo Instituto Ramacrisna, que facilitaram a nossa atuação, tanto na parte de serviços, quanto na captação de recursos. Confira!

Cursos voltados para a tecnologia

Mesmo antes da pandemia, o Instituto já estava aumentando o número de cursos profissionalizantes da área de tecnologia. Dentre eles, destacam-se os de Informática Básica, Operador de Computador e Robótica Industrial.

Todos os cursos contam com equipamentos modernos e uma metodologia de ensino que é aplicada nas indústrias, na prática. O objetivo é capacitar adolescentes e jovens nessas áreas, não só na parte técnica, mas também em noções corporativas e comerciais.

O curso de Robótica Industrial, por exemplo, capacita os alunos em diversas áreas da automação e programação, seguindo toda a lógica do processo industrial.

Além dos cursos realizados na instituição, o Ramacrisna também tem parceria com empresas que oferecem cursos na área de tecnologia. Um exemplo é o trabalho com o Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI), que ofertou 100 bolsas integrais para o curso on-line de Programador de Software Iniciante para os alunos do Instituto.

Recentemente, também ganhamos uma nova parceira, a Voitto, que é uma escola de negócios on-line especializada em alavancar a carreira de jovens em todo o Brasil. Ela ofereceu um cupom de 100% de desconto para estudantes do Ramacrisna, no curso de Empreendedorismo.

E a parceria não parou por aí. Entre os dias 21 e 23 de julho, a Voitto vai promover o evento QP Summit, com o tema “O Mercado do Futuro Agora”, que vai falar sobre carreira e produtividade. Além de incentivar doações pelos participantes, vai reverter toda verba da venda de um curso selecionado para o Ramacrisna.

Aulas on-line

Desde o começo de 2020, o Ramacrisna tem ministrado aulas on-line em praticamente todos os setores do Instituto, para os mais de 600 alunos que frequentavam as classes presenciais no dia a dia.

Para manter os cursos em atividade, as aulas teóricas passaram a ser ministradas no ambiente digital por meio do Google Meet e/ou Google Classroom. As plataformas, que são gratuitas, podem ser usadas para o direcionamento de atividades, videoaulas e reuniões.

As videoaulas foram gravadas com o apoio da Antenados Produtora, projeto interno do Instituto, que conta com todos os equipamentos de vídeo e áudio necessários, além do corpo técnico de profissionais nesta área.

Além disso, a equipe do Instituto aproveitou o contexto para introduzir novos projetos e atividades, como as lives do Projeto Circulando o Saber, com temas de interesse dos próprios alunos. O programa Adolescente Aprendiz também teve continuidade à distância nas seguintes modalidades:

– auxiliar administrativo;
– assistente de logística;
– auxiliar de serviços bancários;
– auxiliar de audiovisual;
– auxiliar de comércio e serviços.

Durante a pandemia, o Adolescente Aprendiz também contou com a parceria da Junior Achievement, organização voltada para a educação empreendedora de jovens, que já empregou mais de 5 milhões de jovens brasileiros e trabalhou com a formação on-line de estudantes do programa de aprendizagem.

Juntos, o Ramacrisna e a Junior Achievement realizaram o ENEM Live, projeto de apoio pedagógico para estudantes que vão prestar o Enem, com aulas multidisciplinares ministradas por meio de lives. Também houve suporte no projeto Meu Primeiro Site, que ensina aos jovens as habilidades necessárias para criar um site básico em apenas três semanas, com apoio da Microsoft.

Outra iniciativa do Instituto em parceria com a JA foram os cursos de capacitação oferecidos com apoio da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), em três cursos: Vamos falar de Ética, Empreenda com Energia e Desafio de Energia.

Leia também: Aulas online no Ramacrisna: veja como funciona

Produção nas redes sociais

A migração para as atividades on-line também proporcionou o crescimento das atividades nas redes sociais do Ramacrisna, que se tornaram ainda mais ativas. O YouTube, em especial, passou a ter uma produção de conteúdo praticamente diária, com divulgação de lives, cursos do Instituto e novos projetos voltados para o público infantil, como a Contação de Histórias.

O trabalho com as lives também se tornou um dos destaques durante esse período. Além do Projeto Circulando o Saber, o Instituto realizou algumas lives com shows de artistas da cidade e com a Orquestra Jovem Ramacrisna e convidados. Também foram feitas lives para o público infantil. O projeto Construindo o Futuro, realizado com patrocínio da Petrobras realizou uma contação de histórias para os pequenos.

Todo o nosso investimento em tecnologia, seja em projetos internos ou externos, tem como objetivo o desenvolvimento de jovens com potencial. Nesse sentido, a parceria com grandes empresas e instituições é fundamental, ampliando ainda mais o nosso leque de serviços em educação.

Se interessou por algum projeto do Ramacrisna? Então faça a sua doação pelo nosso site. Agora, você também pode ajudar por meio do PIX. Basta enviar a quantia desejada pela chave: euapoio@ramacrisna.org.br.

compartilhar:

Receba nossas notícias