Notícias

8 de julho de 2025

Arte e Cultura|Eventos|Notícias

Orquestra Filarmônica Ramacrisna comemora 20 anos com concerto especial “Clássicos do Rock”, em Betim

Evento, que possui entrada gratuita, será realizado na Casa da Cultura da cidade

 

No dia 15 de agosto, a partir das 19h, a Casa da Cultura Josephina Bento, em Betim, será palco de um espetáculo inesquecível que une o clássico e o popular: o Clássicos do Rock, um concerto em celebração aos 20 anos da Orquestra Filarmônica Ramacrisna. O evento possui entrada gratuita e os ingressos poderão ser retirados pela plataforma Sympla.

Para comemorar duas décadas de história, a Orquestra preparou um repertório vibrante que vai emocionar o público com sucessos de bandas icônicas como Queen, Led Zeppelin, Metallica, AC/DC, Beatles, Guns N’ Roses, entre outros nomes do Rock Nacional que marcaram gerações. E para dar voz a estes grandes clássicos, os cantores Ayla Manso e Gabriel Versieux se juntarão a Orquestra nesta noite especial, que contará ainda com o quarteto vocal Art Music e instrumentistas convidados.

Sob a regência do maestro Eliseu Barros, o concerto contará com arranjos inéditos e especialmente criados por ele para a ocasião. “Foi um processo desafiador e empolgante. O rock é um gênero musical de grande importância cultural que mudou e ampliou a área de expressão do artista. E nesta área não há barreiras para o sentimento, aí pode-se extravasar, vale gritar, pular, chorar, sorrir, protestar, acima de tudo ser autêntico, mas sempre com musicalidade. Isso é Rock, isso é ser Rock and Rol. Trabalhamos com muito carinho para transformar grandes clássicos do rock em peças orquestrais que respeitam a essência original, mas também destacam a força e a sensibilidade da nossa formação”, explica o maestro. “O público pode esperar uma apresentação potente, cheia de energia, mas também com momentos emocionantes de delicadeza”, completa.

A apresentação celebra não apenas a longevidade da Orquestra, mas toda a trajetória social e artística construída ao longo desses 20 anos. A escolha do local não foi por acaso. A Casa da Cultura Josephina Bento, é a construção mais antiga da cidade e, desde sua restauração, em 1986 – quando se tornou Casa da Cultura, tem sido o berço de diversos artistas em todas as suas nuances. “A Orquestra foi criada em uma comunidade em situação de vulnerabilidade, onde muitos nunca haviam tido contato com a música clássica e instrumental. E nós queremos democratizar cada vez mais este acesso. Por isso escolhemos um local que, além de emblemático culturalmente, também é acessível a todos da cidade e região”, conta Solange Bottaro, vice-presidente do Instituto Ramacrisna.

O projeto que deu vida a Orquestra nasceu em 2005, a partir da doação de sete violinos, e hoje reúne 50 jovens músicos que já dividiram o palco com artistas como Saulo Laranjeiras, Lô Borges, Flávio Venturini e, mais recentemente, Seu Jorge. “Ver o que a Orquestra se tornou, partindo de uma iniciativa tão singela, é profundamente emocionante. Celebrar esses 20 anos é celebrar também a transformação de vidas, o acesso à cultura e à educação de qualidade, e o talento de jovens que hoje inspiram novas gerações”, finalizou Solange.

Mais do que um concerto, o Clássicos do Rock é um tributo à força da arte como ferramenta de inclusão e transformação social. A apresentação promete encantar tanto os amantes da música clássica quanto os apaixonados por rock. Além de muita música boa, o espaço contará com uma praça de alimentação com comidas e bebidas variadas.

O evento é uma realização do Instituto Ramacrisna, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, patrocínio da empresa Weg, Machado Meyer, Instituto Machado Meyer, TSEA Energia, Fundação TSEA e apoio do projeto Criança Esperança, S-Riko e Prefeitura de Betim.

Sobre a Orquestra Filarmônica Ramacrisna                         

A Orquestra Filarmônica Ramacrisna nasceu em 2005 com o objetivo de trazer para a realidade das crianças e jovens em situação de risco pessoal e social da comunidade de Vianópolis, em Betim, a beleza do universo da música clássica e instrumental. Atualmente, conta com 50 adolescentes e jovens em sua composição.

Ao longo dos seus 20 anos de formação, a Orquestra Filarmônica Ramacrisna já se apresentou nos principais espaços culturais da região metropolitana de Belo Horizonte entre eles: CCBB, Teatro Bradesco, Cine Theatro Brasil Vallourec, Palácio das Artes, Museu de Ciências Naturais da PUC, entre outros. Seu repertório diversificado e de alta qualidade artística atraiu parcerias com renomados artistas, incluindo os tenores italianos Claudio Mattioli e Massimiliano Barbolini, o tenor lírico Felipe Peletta, Seu Jorge,  Saulo Laranjeira, Trio Amaranto, DoContra, a banda Tianastacia, a violinista norte americana Elizabeth Fayette, Spala da Filarmônica de Minas Gerais, e grandes artistas nacionais como Céu, Fernanda Takai, Mônica Salmaso, Joyce Moreno, Lô Borges, Beto Guedes, Flávio Venturine, Toninho Horta entre outros.

Serviço:
Orquestra Filarmônica Ramacrisna apresenta: Clássicos do Rock
Data: 15/08
Horário: 19h
Local: Casa da Cultura Josephina Bento (avenida Padre Osório Braga, 18, Centro – Betim)
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/orquestra-filarmonica-ramacrisna-apresenta-classicos-do-rock/3027688
Entrada Gratuita

compartilhar:

Receba nossas notícias

    Visão geral de privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.