Notícias

7 de novembro de 2022

Cases|Educação / Profissionalização

Por dentro do Ramacrisna: conheça a história de Guilherme Coelho

Guilherme Coelho é funcionário do Ramacrisna desde maio de 2022. Ele dá aulas no curso de robótica industrial do Instituto. Mas, cinco anos atrás, o instrutor era um dos alunos, na primeira turma da qualificação. Conheça essa história:

Ramacrisna: primeira experiência profissional

Atualmente, o dia a dia de Guilherme é corrido: além de instrutor do Ramacrisna, ele também tem uma empresa. Mas, para chegar até aqui, um caminho muito longo foi percorrido.

O instrutor conta que o Ramacrisna fez parte de vários momentos importantes da sua história como profissional. Primeiro foi o momento em que teve sua experiência inicial de trabalho, como jovem aprendiz. Para Guilherme, mais do que a entrada no mercado, a oportunidade permitiu um grande crescimento pessoal.

“Até esse período eu vivia no mundo comum de qualquer adolescente, que tem a sensação de ser o melhor de todos e que já sabe de tudo. Então, tive meu primeiro impacto com o mercado de trabalho em uma multinacional, onde vi profissionais com a mesma idade que a minha e muito à frente em conhecimento técnico e pessoal, a partir desse ‘clique’, mudei totalmente meus hábitos para adquirir conhecimento”, conta.

Assim, ele buscou cursos e mentores que pudessem trazer mais informação e confiança para sua trajetória. E Guilherme encontrou duas novidades no Ramacrisna: as aulas de inglês intensivo e o curso de qualificação de robótica industrial

Aquela era a primeira turma do curso de profissionalização. O objetivo das aulas era, e ainda é, preparar profissionais para atuar em diversas áreas da indústria da automação, como programador PLC, programador de robôs e eletricista industrial, por exemplo. 

Na sala de aula, são aplicados conceitos de eficiência e segurança para desenvolvimento de programação, lógica de controle de processo industrial e também manipulação e programação de robô industrial.

Para Guilherme, o ganho das aulas foi imediato: “Os cursos contribuíram para minha efetivação na empresa em que eu trabalhava e para eu conhecer pessoas importantes na minha carreira”, lembra. Posteriormente, ele pôde cursar o ensino superior, contribuindo mais para o seu currículo.

Por isso, ele acredita que o Ramacrisna teve um papel fundamental na sua trajetória. “Sem o Instituto, minha vida seria mais desafiadora, o Ramacrisna me abriu portas importantes para o desenvolvimento profissional e pessoal, me possibilitou aprender uma segunda língua e iniciar minha carreira acadêmica. Sou muito grato por isso”, afirma.

Novos desafios

Cinco anos depois, ele teve a possibilidade de voltar para o Ramacrisna, dessa vez como instrutor do mesmo curso em que foi aluno na primeira turma. Agora, ele pode contribuir para a formação de jovens que buscam uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

Para Guilherme, ensinar é uma tarefa que traz surpresas todos os dias. “Ser professor é o maior desafio de qualquer profissional”, afirma. Ele conta que, se antes buscava apenas seu crescimento pessoal, agora entende que existe uma missão maior. “Com meu retorno ao Ramacrisna descobri que pra mim não faz diferença ser alguém na vida, agora meu objetivo é fazer diferença na vida de outras pessoas”, aponta.

Por isso, Guilherme criou para si um novo objetivo: buscar a excelência do Ramacrisna. “Espero ajudar a transformar o curso de robótica industrial em uma referência de qualidade, formando os melhores profissionais do mercado”, afirma.

Além da qualificação em robótica industrial, o Ramacrisna também oferece outros cursos, como operador de computador, audiovisual, modelagem e impressão 3D, Autocad, elétrica/fotovoltaica, soldagem e mecânica de automóveis.

Para a manutenção de todos os cursos, contamos com parceiros. Você também pode nos ajudar a fazer o bem e mudar o destino de milhares de jovens. Seja um de nossos apoiadores. Entre em contato e saiba como ajudar.

compartilhar:

Receba nossas notícias