Notícias

31 de janeiro de 2024

Cases|Notícias|ONG's|Qualificação Profissional

Por dentro do Ramacrisna: conheça a história de Isabela Bessa

Isabela Bessa já trabalhava realizando sonhos quando fez o curso de Organização de Eventos, em 2014. As aulas foram fundamentais para que ela melhorasse seu posicionamento no mercado de trabalho e se consolidasse na carreira. 

Dez anos depois, Isabela se prepara para um grande passo: oferecer consultorias e assessoria para empresas do mercado de eventos. Tudo isso devido a oportunidade que teve no Instituto Ramacrisna. Conheça essa história. 

Copa do Mundo

O Brasil se preparava para receber a Copa do Mundo, em 2014. Na época, o Ramacrisna oferecia diversos cursos profissionalizantes que capacitavam mão de obra para receber os turistas que chegavam à Grande BH para acompanhar o campeonato. Um deles era o de Organização de Eventos. As aulas eram realizadas na unidade do Ramacrisna em Belo Horizonte, no bairro Carlos Prates.

Isabela Bessa, então com 26 anos, trabalhava há três anos no mercado quando viu o anúncio do curso. Mesmo já atuando no segmento, ela quis se inscrever para conhecer a parte técnica e se aperfeiçoar na profissão. “Durante o período do curso, me dediquei muito e acabei me aproximando bastante da equipe pedagógica da época. Eles foram primordiais para me mostrar as possibilidades do mercado, me abriram os olhos e me fizeram acreditar que poderia buscar e trabalhar com projetos mais ousados e clientes mais exigentes”, conta. 

Além da experiência em sala de aula, ela buscou outras atividades extras para se capacitar ainda mais. “Participei de atividades de extensão promovidas pelos professores e isso me fez iniciar o meu network e melhorar meu posicionamento como profissional. Aproveitei todas as oportunidades e sou muito grata a todos. Uso técnicas, planilhas e estrutura de projetos que aprendi enquanto fui aluna do Ramacrisna”, avalia. 

Além do curso de Organização de Eventos, Isabela participou da bancada de avaliação da formação de Bartender, no mesmo ano. “O Ramacrisna representa oportunidade e crescimento. Sou muito grata ao Instituto por ter escolhido professores tão capacitados e dedicados. Raquel, Ricardo e Maurício hoje são meus parceiros. Já fizemos cursos, treinamentos e eventos juntos”, detalha a assessora de eventos. 

Transição de carreira da Isabela Bessa

Ao longo desses 10 anos, Isabela se apaixonou ainda mais pelo mercado de eventos. “Trabalhar com eventos é extremamente desafiador e prazeroso. Lidar com os sonhos e proporcionar experiências por meio de encontros, sejam eles sociais ou empresariais, é muito gratificante. Fazer eventos nos tira da caixa, da zona de conforto. É lidar com as emoções das pessoas e fazer isso por várias vezes ao longo do caminho nos amadurece e nos aprimora”, descreve.

“Na jornada aprendemos a negociar, planejar, estruturar planilhas, analisar perfis, escolher fornecedores, identificar necessidades alinhadas a gosto pessoal e recursos disponíveis. E são todas essas funções que me fazem amar planejar e executar eventos”, conta.

O amor foi tão grande que, agora com 36 anos, ela passa por uma transição de carreira, deixando de organizar eventos sociais para então, se dedicar a consultorias e assessorias para empresas do mercado. “Pretendo expandir os negócios e capacitar pessoas, agregando meu conhecimento e experiência do mercado a minha formação em Direito para ajudar empresas e profissionais com treinamentos, gestão e planejamento estratégico empresarial”, planeja. 

E a vontade de se aprimorar continua. “Agora me matriculei e estou fazendo um MBA em Consultoria e Planejamento Empresarial”, destaca.

Cursos profissionalizantes do Ramacrisna 

O Instituto Ramacrisna oferece cursos de qualificação profissional para jovens e adultos em situação de risco pessoal e social da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A formação humana e cidadã completam o aprendizado técnico, promovendo assim, o desenvolvimento de valores éticos e profissionais.

Com professores altamente capacitados e lições teóricas e práticas, os cursos ajudam a transformar a vida de milhares de pessoas que, como Isabela, encontram suas paixões. 

Atualmente, o Ramacrisna oferece os cursos de:

  • Robótica industrial
  • Eletricista de instalações
  • Audiovisual
  • Barbeiro 
  • Trancista
  • Operador de computador
  • Mecânica automotiva
  • Soldagem
  • Robótica e programação
  • Impressão 3D
  • Recepção e atendimento
  • Manicure e pedicure
  • Design de sobrancelha
  • Cabeleireiro
  • AutoCAD

Conheça cada um deles e nos ajude a proporcionar novas oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

compartilhar:

Receba nossas notícias