Notícias

22 de março de 2022

Arte e Cultura|Cases|Notícias

Por dentro do Ramacrisna: conheça a história de Wesley Oliveira Quirino

Faz aproximadamente um mês que Wesley de Oliveira Quirino foi contratado pelo Instituto Ramacrisna. Agora, ele é instrutor de violoncelo na Orquestra e ajuda novos alunos a aprenderem a tocar o instrumento e a viver a música.

Mais do que seu local de trabalho, para Wesley, o Instituto foi o responsável por transformar sua vida e trouxe, além dos conhecimentos, novas perspectivas de vida. 

Conheça essa história!

O encontro com o Instituto Ramacrisna

Natural de São Paulo, Wesley se mudou para Betim ainda criança, na companhia de quatros dos seus irmãos. Depois da aula, sua irmã ia para o Instituto com os colegas da escola. Foi aí que ela conheceu os projetos e convidou os irmãos para se juntar ao Ramacrisna

“Ela nos contou que as crianças jogavam futebol, faziam aulas de artesanato e ganhavam almoço e lanche. Então, eu decidi ir e me apaixonei à primeira vista pelo local”, conta Wesley. Assim, aos 7 anos, ele se juntou ao Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER), projeto em que ficou por quase 8 anos. 

Foi nessa época que Wesley assistiu à uma apresentação da Orquestra Jovem Ramacrisna e se encantou ao ver outras crianças e adolescentes tocando. Então, ele perguntou ao maestro se ele poderia fazer parte do projeto. Mas, por falta de interesse, acabou enrolando um tempo para procurá-lo. “Demorei muito mas, quando resolvi correr atrás, me apaixonei por todos os instrumentos”.

Na sua primeira passagem pela Orquestra, Wesley tocava o trombone de vara, um instrumento de sopro. Mas, pouco tempo depois, houve uma troca de funcionários e ele acabou se distanciando do projeto, ficando apenas no CAER. 

Então, após cerca de 3 anos, Wesley participou de um novo teste para a Orquestra. Foi quando surgiu a oportunidade de aprender a tocar violoncelo, instrumento em que ele é profissional.  

“Foi daí que surgiu a vontade de pegar o violoncelo e veio uma paixão muito grande pelo instrumento. Já faz 8 anos que sou violoncelista na orquestra. Hoje sou professor de música e chefe de naipe de violoncelos. Foi uma verdadeira revolução na minha vida.”

“A arte da transformação”

Wesley define o Instituto como uma casa, responsável por abrir as portas para sua vida artística e financeira. “Quando eu não conhecia a música, eu me envolvi com coisas pesadas, com o tráfico e aprontava muito. Mas o Ramacrisna foi me moldando, me ensinando os passos da vida e isso me mudou muito”, conta.

Para ele, a música funcionou como um estalo, permitindo uma mudança de dentro para fora. Hoje, Wesley se considera um músico renomado e que já se apresentou com grandes nomes, como o violeiro Chico Lobo, por exemplo.

“É muito gratificante trabalhar com outros adolescentes, sabendo que eu já passei pelas mesmas situações que eles passaram. Muita gente vem falar comigo e me perguntar como eu cheguei até aqui e eu posso levar a palavra do Ramacrisna. Ou seja, eu posso mostrar que eles podem conquistar o que eu conquistei”, relata. 

Para o futuro, Wesley sonha em se tornar um músico ainda mais reconhecido, com fama internacional, como um violoncelista de sucesso graças ao Ramacrisna.  Além disso, ele sonha em poder continuar a dar aulas para jovens músicos e mostrar para eles que é possível realizar os sonhos.

Wesley é apenas uma das quase 2 milhões de vidas que ajudamos a transformar! E você pode nos ajudar a continuar fazendo a diferença para crianças, adolescentes e jovens de 13 cidades da região metropolitana. Saiba como doar.

compartilhar:

Receba nossas notícias