Notícias

17 de dezembro de 2020

Doações|Notícias|ONG's

Por que a doação de empresas para causas sociais é uma boa estratégia de negócios?

Contribuir com iniciativas sociais é uma atitude nobre, mas pode trazer benefícios ainda maiores que a satisfação pessoal dos envolvidos para marcas que investem nestas propostas. A doação de empresas que apoiam a contribuição social ajuda não só comunidades e projetos, como a própria organização.

O empreendedorismo de impacto é um dos braços da visão mais sustentável do capitalismo. Ele está diretamente relacionado às metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), base para diversas ações do Instituto Ramacrisna.

Leia mais >>> Instituto Ramacrisna investe em desenvolvimento sustentável em BH e região.

De acordo com o levantamento ONGs e OSCs, desenvolvido pela Ambev em parceria com o IBOPE Inteligência a fim de identificar a relação dos brasileiros com organizações sociais, mais de 70% dos 2.840 entrevistados associam ONGs a vantagens. 

Manter um bom relacionamento com entidades filantrópicas permite um universo completo de benefícios para empresas que doam. Veja só:

Aumento do valor da marca e vantagens sobre os concorrentes

Quer que sua logo seja reconhecida e referência em um segmento? Invista em doações e ações de Responsabilidade Social Corporativa! 

O capital social é um bom atrativo para novos consumidores e uma alternativa para fidelizar clientes antigos.

Leia mais >>> Vantagens de se investir em ações de responsabilidade social corporativa

Ao compartilhar com o público que você faz parte deste movimento, estará aumentando o brand equity, conceito utilizado para se referir ao valor agregado a um produto ou serviço que a marca oferece.

Além disso, um estudo global feito em 2018 pela Edelman Earned Brand revelou que 85% dos consumidores globais preferem marcas socialmente responsáveis e 55% as recomendariam a seus amigos e familiares.

No Brasil, segundo levantamento do Instituto Ipsos, 23% dos entrevistados preferem pagar um preço um pouco mais elevado ao comprar um produto que contribui para uma causa social, em vez de outro do concorrente que não apoia o desenvolvimento social. 

A combinação entre transformar vidas e colocar seu negócio à frente de outros, eleva  o reconhecimento da sua marca. Não fique para trás!

Resultado do seu esforço na prática 

Direcionar parte dos impostos pagos ao governo à causas sociais e instituições sérias é uma ótima oportunidade de ver para onde uma parcela do seu esforço e do seu trabalho estão indo. 

Ao fazer doações, você pode escolher a causa, a instituição ou o projeto que quer apoiar. Assim, é possível acompanhar como a doação está sendo utilizada e a quantidade de vidas que você está impactando.

Segundo a pesquisa Giving Brasil Report, as causas mais populares para doação financeira ou de voluntariado são as de apoio às organizações religiosas (49%); às crianças ou jovens, como as que o Instituto Ramacrisna desenvolve (39%) e de combate à pobreza (30%).

Colaboradores como embaixadores da marca

A doação de empresas desperta a satisfação de ajudar o próximo, um sentimento insubstituível e que pode transformar seus colaboradores em embaixadores da sua marca.  

O prazer de saber que você está fazendo o bem e proporcionando melhor qualidade de vida a milhares de famílias pode tornar seus colaboradores um aliado nas táticas de employer branding. 

A estratégia usada para melhorar a reputação de um negócio entre seus colaboradores ajuda a criar uma percepção positiva no mercado, falando não só com seu público interno, como aqueles que podem desejar fazer parte do time.

Ao investir na cultura de doações, você mantém esse sentimento girando dentro da sua organização. Assim, toda sua equipe poderá dizer que veste a camisa de uma empresa que se preocupa com causas e instituições sociais. 

Como a doação de empresas pode chegar às instituições

Se você quer apoiar alguma instituição em especial é possível escolher entre vários formatos. A doação em dinheiro é o método mais comum e utilizado por dois terços (65%) dos doadores, segundo a Brasil Giving 2020. 

Entretanto, também é possível ajudar com doação de bens materiais, alimentos, via imposto de renda (IR) e transações on-line como cartão de crédito, PicPay e Pix. Pesquise sobre a causa que deseja apoiar e escolha sua organização e o método. 

Para investir no Instituto Ramacrisna, acesse a aba como ajudar e confira nossos sistemas de recebimento de doações. A organização, sem fins lucrativos, está há seis décadas transformando milhares de vidas por meio da aprendizagem e ações sociais. Venha conhecer nossa história!

compartilhar:

Receba nossas notícias