Notícias

26 de outubro de 2020

Doações|Notícias|ONG's

Vantagens de se investir em ações de responsabilidade social corporativa

Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é quando empresas adotam posturas, comportamentos e ações, de forma voluntária, buscando promover o bem-estar do seu público interno e externo. Essa corrente do bem traz inúmeros benefícios para o mundo e, também  para os negócios, que passam a ter uma imagem melhor perante o público-alvo.

Em um mundo cada vez mais conectado e plural, as pessoas não querem só ouvir e ler palavras bonitas nas redes sociais e sites corporativos. De acordo com uma pesquisa feita em setembro do ano passado, pelo Instituto Ipsos, oito em cada dez brasileiros dizem preferir empresas que apoiam alguma causa. Entre as mais citadas, estão educação e oportunidades de aprendizagem.

Se a sua empresa ainda não está investindo em transformação social, confira três vantagens de se investir em ações de responsabilidade social corporativa:

1) Melhora a imagem da marca 

Cada vez mais os consumidores têm depositado expectativas nas empresas, observando o que elas têm feito para ajudar o mundo. Quando encontram uma organização que atenda seus gostos e interesses e ainda contribuem com causas sociais, ela se torna, automaticamente, mais bem vista.

Saber usar o poder da sua marca beneficiando as necessidades da sociedade é uma ferramenta estratégica de marketing que traz benefícios para a causa e para o seu negócio.

Ter uma imagem positiva é fundamental e não precisa ir muito longe para investir em transformação social. É possível ajudar vários projetos sem tirar a verba do seu próprio caixa. As leis de incentivo fiscal, criadas pelo governo, permitem que sua empresa direcione uma parte dos impostos para projetos sociais e culturais.

>> Leia mais: Veja como os impostos pagos pela sua empresa podem transformar vidas 

2) Vantagem sob os concorrentes que não investem em Responsabilidade Social Corporativa e aumento de vendas

A RSC é uma ótima forma de se destacar no mercado. De acordo com a pesquisa do Instituto Ipsos, 23% dos entrevistados preferem comprar um produto que contribui para uma causa em vez de um produto concorrente que não o faça, mesmo que isso signifique pagar um preço um pouco elevado. Já 34%, escolheram comprar algum produto que destinava parte do seu valor para uma causa social, cultural ou ambiental.

Pequenas iniciativas dentro do seu negócio podem colocá-lo à frente dos seus concorrentes, além de impulsionar suas vendas e ampliar o reconhecimento da sua empresa. Junte seu time e avalie ideias e estratégias para aproximar seu público e atrair novos olhares.

3) Melhora a relação com parceiros e colaboradores


Participar de algo maior e com impacto na sociedade promove um sentimento bom em qualquer pessoa. Por isso, é fundamental que sua estratégia envolva seus colaboradores e parceiros. 

Ao sentir que fazem parte deste processo, eles estarão mais motivados, felizes em vestir a camisa da organização e, consequentemente, mais produtivos. Assim, o ambiente fica mais positivo e feliz, tornando-os embaixadores da sua marca e atraindo candidatos alinhados com a cultura da empresa.

Como ajudar o mundo com pequenas ações e destacar sua empresa


A responsabilidade social corporativa tem se tornado cada vez mais uma prioridade para as organizações. Se a sua empresa ainda não está pronta para grandes passos, é possível começar com pequenas ações no dia-a-dia.

Há diversas possibilidades que impactam no meio ambiente, transformam vidas e ajudam a destacar sua marca, como:

– estimular a redução no consumo de água e energia pelos colaboradores;
– promover a reciclagem interna ou encaminhar à organizações que usem parte do material;
– promover oficinas de aprendizado e eventos culturais para a comunidade adjacente;
– organizar eventos culturais e confraternizações para os colaboradores e seus familiares;
– investir em programas de aprendizagem;
– promover campanhas de doação de alimentos, roupas, calçados para a comunidade.

Que tal começar a colocar em prática algumas dessas dicas e ajudar a transformar o mundo investindo no Instituto Ramacrisna? Temos projetos voltados para crianças e jovens, que promovem o desenvolvimento humano, cultural, social e ambiental, além de um programa especial de aprendizes. O seu apoio é fundamental para darmos continuidade ao nosso trabalho!

compartilhar:

Receba nossas notícias