Notícias

23 de outubro de 2020

Jovem Aprendiz|Notícias

Benefícios para empresas que contratam jovens aprendizes

Oferecer conhecimento e oportunidade para jovens aprendizes é uma missão prazerosa que sua organização pode abraçar. Investir em programas de aprendizagem garante diversos benefícios para sua instituição e ajuda a construir o futuro de vários adolescentes. Por isso, vamos falar dos benefícios para empresas que contratam jovens aprendizes.

De acordo com a Lei da Aprendizagem, também conhecida como Lei do Menor Aprendiz, toda empresa, de médio a grande porte, deve ter em seu quadro profissional um número de jovens aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e o máximo de 15%. A idade permitida é de 14 a 24 anos e é necessário que o jovem esteja cursando ensino básico (fundamental ou médio) ou tenha concluído o Ensino Médio.

Quais são os benefícios para empresas que contratam jovens aprendizes?

Ser reconhecida como uma empresa que cria oportunidades para jovens aprendizes é algo que vai impactar positivamente a imagem da sua marca no mercado e trazer benefícios. Negócios que promovem inclusão social e contribuem para a formação dos futuros profissionais do país ganham  reconhecimento e prestígio diante da comunidade.

Além disso, as empresas que optam por participar do programa Jovem Aprendiz, têm alguns benefícios e incentivos fiscais, como:

– pagamento de apenas 2% de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
– dispensa do aviso prévio remunerado;
– ausência do pagamento de multa rescisória. 

Já as organizações registradas no Simples Nacional, não tem acréscimos na contribuição que devem dar à previdência. Ou seja, mesmo para pequenas empresas esse tipo de contratação é vantajosa.

Outro benefício é que a empresa pode preparar os jovens colaboradores de acordo com as suas estratégias e sua cultura. 

Normalmente, os aprendizes possuem pouca ou nenhuma experiência de trabalho. Por isso, é possível treiná-los de acordo com as demandas do seu negócio, evitando possíveis vícios ou comportamentos incoerentes com sua organização.

Como contratar jovens aprendizes para sua empresa

O contrato de trabalho de jovens aprendizes pode durar até dois anos, com carga horária de até seis horas diárias (máximo de 30h semanais). Durante o período, o jovem deve ser capacitado em uma instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.

Se você tem um negócio e deseja incluir adolescentes no seu time, você tem duas possibilidades. A primeira, é criar seu próprio modelo de recrutamento, sendo necessário matriculá-lo em um programa de aprendizagem, que é o curso teórico oferecido por uma instituição de ensino credenciada. 

Escolas técnicas e entidades sem fins lucrativos com registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, como o Instituto Ramacrisna, fazem parte desse rol.

A segunda, é buscar uma organização com um programa de aprendizagem cadastrado, aprovado junto a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, e dar sequência ao recrutamento. Nos dois modelos, o aprendizado técnico-profissional fica a cargo das instituições e a experiência prática com a empresa.

Contrate jovens aprendizes do Ramacrisna para sua empresa

O Instituto Ramacrisna possui uma extensa rede de alunos. Mais de três mil jovens já passaram pelo nosso programa de aprendiz. O curso Jovens do Futuro, com carga horária de 80h, oferece uma preparação inicial para que eles cheguem ao seu negócio mais preparados.

Temas como falar em público, orientações para entrevista de emprego, ética, atendimento ao cliente e relacionamento interpessoal são alguns dos ensinamentos que oferecemos. Além disso, avaliamos internamente a demanda da sua empresa e o desempenho do adolescente para indicar o profissional mais adequado para a vaga ofertada. 

Se você está em busca de jovens para compor seu time, conte com a gente. Entre em contato para conhecer melhor o nosso trabalho. Transformar vidas por meio de soluções inovadoras em educação e profissionalização, visando o desenvolvimento humano, cultural, social e ambiental é nossa missão.

compartilhar:

Receba nossas notícias